ATELIER DO CENTRO E FABIANO RODRIGUES SÃO OS NOVOS ARTISTAS REPRESENTADOS PELA EMMATHOMAS GALERIA


O coletivo Atelier do Centro e o artista Fabiano Rodrigues são os novos nomes representados pela Emmathomas Galeria. A escolha por ambos segue uma proposta ousada da galeria em apresentar ao público um corpo de artistas diverso e ativo na cena atual da arte contemporânea.

Comandado por Rubens Espírito Santos – o RES –, o Atelier do Centro é um coletivo interdisciplinar que reúne mais de 30 artistas brasileiros e estrangeiros. O recorte feito para Emmathomas privilegia os artistas de produção mais consistente, que estão há mais tempo no Atelier, dentre eles, Anna Israel, Gabi Celan, Gabriel Botta, Luca Parise, Rafael Chvaicer e o próprio RES.

O grupo desenvolve produções com esculturas, desenhos, pinturas, fotografias e instalações. O Atelier do Centro dispõe de cinco galpões de produção, um deles na Espanha. O que une todos os membros é uma prática intitulada Methodo - um tipo de relação praticada no Atelier, que passa pela filosofia da arte, produção plástica e finda na transmissão de arte.

Já Fabiano Rodrigues faz uso de suportes diversos, entre colagens, vídeo, performance e fotografia. Skatista profissional e artista autodidata, teve o esporte como ponto de partida para sua trajetória artística. O trabalho de Rodrigues explora a relação do corpo e da arquitetura dos centros urbanos com produções em P&B, onde equilibra luz e sombra.

Para marcar a estreia das novas representações, a Emmathomas apresenta trabalhos de ambos na 12ª edição da SP-Arte/Foto, evento que acontece entre os dias 22 e 26 de agosto no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Fabiano Rodrigues exibe fotos inéditas da série Jamaica (2018), produzida em 2015 em escolas e bairros periféricos de Kingston. Enquanto o Atelier do Centro leva um conjunto de fotografias produzidas com interferência biológica – por meio da chamada Máquina de Desenho, mapoteca com interferências orgânicas que permite passagem entre as gavetas.

Sob a gestão do artista, colecionador e empresário Marcos Amaro e direção artística do curador Ricardo Resende, a Emmathomas participa pela primeira vez da feira também com trabalhos de Armando Prado e Hugo Curti.

Sobre os artistas

Atelier do Centro é comandado por Rubens Espírito Santos, o RES, e composto por mais de 30 artistas brasileiros e estrangeiros, com nomes como Anna Israel, Gabriela Celan, Gabriel Botta, Luca Parise e Rafael Chvaicer. O coletivo está na ativa há mais de 20 anos, com ininterruptas produções artísticas e cursos de artes visuais. Os artistas usam suportes diversos, como escultura, desenho, pintura, fotografia e instalações. O cerne da produção do Atelier é a Methodo, uma prática concebida por RES que soma conceitos como filosofia da arte, produção plástica e a transmissão da arte. O grupo está concentrado em cinco galpões, em locais como Valongo, bairro do litoral paulistano de Santos, e na Espanha.

Fabiano Rodrigues transita entre a fotografia, a colagem, o vídeo e a performance. O artista explora a relação do corpo e da arquitetura dos centros urbanos em produções P&B, onde equilibra luz e sombra. Rodrigues nasceu em 1978 em Santos, no litoral paulistano, e hoje vive e trabalha na cidade de São Paulo. Artista autodidata e skatista profissional, iniciou sua trajetória artística por conta do esporte. Foi observando os fotógrafos que registravam suas manobras que Rodrigues passou a se interessar pela técnica.

Seu trabalho já foi apresentado em instituições como o Museu de Arte do Rio de Janeiro - MAR (2013 e 2014), Zacheta National Gallery or Art, na Polônia (2013 e 2014), Museu de Arte de São Paulo – MASP (2013) e na Estação Pinacoteca (2012). Também realizou individuais em galerias como Casa Nova Arte Contemporânea (2016), Fita Tape (2015) e Logo (2014).

Foi reconhecido com o Prêmio Mundie de Fotografia (2016); recebeu por duas vezes a premiação de aquisição da Pinacoteca do Estado de São Paulo (2012 e 2013), e faz parte do Clube de Colecionadores de Fotografias do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM (2017).

Serviço:

SP-Arte/Foto 2018

Stand 27 / Emmathomas

Preview: 22 de agosto (apenas para convidados), das 11h às 22h

Aberta ao público de quinta a sábado (23, 24 e 25), das 13h às 21h; e ao domingo (26), das 13h às 20h

Shopping JK Iguatemi | 3º piso

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo, Brasil

Fonte/Fotos-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Série Jamaica, 2018, Fabiano Rodrigues

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem