PESQUISADORAS BRASILEIRAS PUBLICAM LIVRO SOBRE DIREITOS HUMANOS E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS


As pesquisadoras da Unidade do Sul Global para a Mediação* (GSUM) e professoras do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio Claudia Fuentes Julio e Paula Drumond são as organizadoras do livro "Human Rights and Conflict Resolution: Bridging the Theoretical and Practical Divide", recentemente publicado pela editora Routledge. O livro é parte da série "Global Institutions", editada por Thomas G. Weiss (The CUNY Graduate Center, New York, USA) e Rorden Wilkinson (University of Sussex, UK).

O trabalho reúne contribuições de renomados acadêmicos e profissionais nacionais e internacionais dos campos de resolução de conflito e direitos humanos. Os capítulos discutem as relações entre direitos humanos e resolução de conflitos a partir dos encontros práticos, conceituais e institucionais entre as duas agendas. Por meio da análise de uma série de países e áreas temáticas, os capítulos enfatizam as lições aprendidas e as janelas de oportunidade para aprendizado mútuo entre os campos. Trata-se de uma leitura essencial para profissionais nas áreas de direitos humanos, resolução de conflitos e segurança, incluindo acadêmicos, diplomatas, formuladores de políticas e representantes da sociedade civil.

O livro é o resultado de uma parceria entre a Unidade do Sul Global para a Mediação (GSUM) e a Embaixada da Noruega. Os autores haviam se encontrado em seminário realizado em maio de 2016 no BRICS Policy Center, no qual discutiram o conteúdo do livro. O seminário também contou com o apoio da Embaixada da Noruega, além da CAPES e da PUC-Rio.

GSUM - é uma plataforma de aprendizado, pesquisa e treinamento, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos e competências em mediação internacional entre acadêmicos, diplomatas, funcionários governamentais e atores não-governamentais do Sul Global. O projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio), o BRICS Policy Center e a Embaixada Real da Noruega no Brasil.

O Instituto de Relações Internacionais - É um centro de excelência na área de Relações Internacionais no Brasil. Durante seus mais de 30 anos de existência, o Instituto teve atuação pioneira na pesquisa sobre as relações internacionais do Brasil, as mudanças politicas e econômicas na América Latina e as transformações na ordem mundial. Seu programa de pós-graduação forma mestres e doutores que atuam em diversas universidades do país e no exterior, e seu curso de graduação foi classificado entre os cinco melhores do país e o melhor do Rio de Janeiro. O corpo de professores do IRI é altamente especializado nas diferentes áreas temáticas das Relações Internacionais e possui ampla experiência e formação internacional.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem