segunda-feira, 20 de agosto de 2018

SAIBA COMO AGIR EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO


Para quem participa de processos seletivos, nada melhor do que ser chamado para uma entrevista pessoal com o recrutador ou com um gestor. Mas como se sair bem nessa etapa tão importante, que pode ser a porta de entrada para o mundo do trabalho?  

Antes de tudo, é essencial entender o processo. A entrevista consiste em uma conversa entre duas ou mais pessoas com o objetivo de esclarecer informações do currículo do candidato. O selecionador poderá analisar as informações e, também avaliar suas atitudes, preferências e opiniões a respeito de determinado assunto.

Para Luiz Gustavo Coppola, superintendente de Atendimento do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, é importante manter a calma, pois o nervosismo e ansiedade são fatores avaliados. “Seja firme nas respostas, fale com clareza e objetividade”, instrui.

Também é importante que o candidato faça o dever de casa, ou seja, pesquise informações sobre a empresa e o mercado, e, se for o caso, sobre o currículo do entrevistador.  “Se você chegou até a entrevista, é porque tem algo a oferecer a empresa. Então essa é a hora de demonstrar interesse, mostrar que deseja aprender e crescer na função e que pode ser uma ótima adição ao quadro”, considera Coppola.

Outras atitudes que são positivas na hora de encarar uma entrevista de emprego para estágio ou aprendizado:

Seja pontual
Calcule seu trajeto de casa até o local da entrevista considerando eventual trânsito e saia mais cedo para garantir a pontualidade.

Sinceridade e honestidade
Seja você mesmo e seja o mais honesto possível. Pode ser tentador soltar uma mentira ou aumentar alguma qualidade, mas lembre-se: o entrevistador é um profissional treinado e capaz de perceber a falta de verdade em alguém.

Vista-se de acordo
Não existe um único código de vestimenta que seja recomendado para entrevistas. Isso porque o jeito de se vestir pode variar de uma empresa para outra, de acordo com o ambiente de trabalho.


Por exemplo: um ambiente mais sério, como um banco, um órgão público ou um escritório de advocacia exige terno e blazer, sapatos sociais e itens formais. Uma agência de publicidade ou uma startup, por outro lado, tendem a apresentar uma política mais casual de vestimenta. O importante é se vestir de acordo com o local para o qual se candidatou.

Boas práticas, já!
Nunca é demais lembrar, mas sabe aqueles ensinamentos básicos? Seja educado, usando “bom dia”, “obrigado”, “por gentileza” com qualquer colaborador que encontrar. E, por fim, evite chicletes e balas no momento da entrevista, cuidado com a postura corporal mantenha o telefone celular desligado.

5 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CIEE
1 - É uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe.

2 - Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.

3 - É uma entidade qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes.

4 - É mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados.

5 - É dirigido com um conselho composto por educadores, profissionais liberais e empresários, todos voluntários.

Sobre o CIEE

Desde sua fundação, há 54 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de 200 mil estudantes e a aprendizagem de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações vulneráveis.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais: Facebook,Instagram, Twitter, YouTube e Linkedin.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário