EDITORA RECORD LANÇA NOVA EDIÇÃO DE "O QUE É O AMOR", DA ESCRITORA E PSICANALISTA BETTY MILAN



Publicado pela primeira vez em 1983, “O que é o amor”, de Betty Milan, relata e interpreta a vivência deste sentimento em suas diversas formas, povos, lendas e costumes. A obra volta agora às livrarias pela Record com nova introdução e projeto gráfico.

Dividido em quatro partes – “A paixão do amor”, “Os dizeres”, “O amor hoje” e “A paixão do brincar”, o livro examina os dizeres amorosos e suas contradições, retomando clássicos de Platão, Shakespeare e Dante. A miscelânea de textos que compõem o livro revela a dificuldade de “capturar” este sentimento e apresentá-lo de forma objetiva.

“Digo no livro que o amor é um enigma e não há como fisgá-lo numa ou noutra definição. Nós seres humanos escapamos à nossa condição inventando e reinventando o amor. A ponto de fazer de todo amante um marinheiro de primeira viagem”, afirma a autora em entrevista ao blog da Record.

A visão de Betty sobre o amor não mudou desde o lançamento do livro na década de 1980. Para ela, ele é eterno e será sempre moderno porque faz imaginar e permite sonhar acordado. Mesmo em tempos de amor livre, poliamor e relacionamentos abertos, ela acredita que o casamento não passa por uma crise. “O adultério está sempre no horizonte do casamento. Mas nem por isso ele é uma instituição falida”, completa.

Um dos capítulos de “O que é o amor” foi adaptado para o teatro em 1994 com o título “Paixão”, em peça estrelada por Nathalia Timberg. A obra também inspirou uma exposição de frases, desenvolvida pelo arquiteto, designer e artista plástico Augusto Livio Malzoni.

Betty Milan é paulista, autora de romances, ensaios, crônicas e peças de teatro. Além de publicadas no Brasil, suas obras também circulam pela França, Espanha, Portugal, Argentina e China. Colaborou nos principais jornais brasileiros e foi colunista da Folha de S. Paulo, da Veja e da Veja.com. Trabalhou para o Parlamento Internacional dos Escritores, sediado em Estrasburgo, na França. Foi convidada de honra do Salão do Livro de Paris em 1998 e em 2015. Em 2014, representou a literatura brasileira contemporânea na Feira Internacional do Livro de Miami (EUA). Antes de se tornar escritora, formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo, especializou-se em psicanálise na França com Jacques Lacan e fundou oColégio Freudiano do Rio de Janeiro.

Serviço
O QUE É O AMOR
Betty Milan

112 páginas

Editora Record
(Grupo Editorial Record)

Fonte: Imprensa Grupo Editorial Record 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem