Um pedaço
do Japão em plena floresta amazônica. Esse foi o mote que levou a Honda até a
cidade de Tomé-Açu, no estado do Pará, para produzir o quarto episódio da
websérie que homenageia os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. O filme
está disponível na página da Honda Brasil no Facebook.
A cidade
paraense, que já foi a maior produtora mundial de pimenta-do-reino, recebeu
diversos grupos de imigrantes japoneses em núcleos agrícolas, cerca de 20 anos
após a chegada do navio Kasato Maru no porto de Santos em 1908. As famílias que
ali se instalaram contribuíram para o desenvolvimento do local e cultivaram as
tradições e costumes de sua terra natal.
Entre
outras curiosidades, Tomé-Açu também abriga um museu que mantém viva a história
dos primeiros imigrantes que chegaram na cidade, como Hajime Yamada, único
representante vivo desse grupo. No vídeo, ele conta como foi chegar a uma área
ainda com traços de floresta virgem, além de outros fatos curiosos como a
origem da denominação diamante negro em referência ao cultivo da
pimenta-do-reino.
Sobre
Websérie
A Honda
escolheu explorar cinco temáticas culturais que revelam a integração entre
Brasil e Japão, ao longo dos 110 anos de convivência. No episódio de estreia da
websérie (disponível aqui) a culinária foi o mote central, seguido pelos filmes
que mostraram a arte da confecção da espada de samurai (disponível aqui) e a
história e filosofia de duas artes marciais surgidas do Japão (disponível
aqui).
Honda no Brasil
Em 1971,
a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas.
Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em
Manaus, de onde saiu a primeira CG, até hoje o veículo mais vendido do Brasil.
De lá para cá, a unidade produziu mais de 23 milhões de motos, além de
quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Produtos de Força
da Honda no País, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores, entre
outros. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o
Consórcio Honda, hoje a maior administradora de consórcios do mercado nacional,
que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela
Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento,
em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados. Em 1997, a
Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção do Civic, em Sumaré (SP), de
onde já saíram mais de 1,8 milhão de veículos. A segunda planta de automóveis da
marca, construída na cidade de Itirapina (SP), concentrará, a partir de 2021,
toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolidará
como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de
automóveis, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Durante esses anos
a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento
Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento.
Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300
endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou
seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O
empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré,
reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda
Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo
mais avançado do mundo, para o Brasil. Saiba mais em www.honda.com.br e www.facebook.com/HondaBR
Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário