“A diferença entre nós e os malucos é que eles
acreditam no que estão falando, ‘sacoé’? Eles acreditam no que estão fazendo.
Eles não ficam igual você ‘tá’ aí (...), com a cabeça na merda, cheio de medo
desse discurso da sociedade policial, que fica pisando na sua cara”, se
posiciona Skunk (Ícaro Silva) ao comparar Marcelo (Renato Góes) com os rappers
internacionais. Ele incentiva o amigo a mostrar as letras que escreve em seu
caderno e, no meio da conversa, os dois escutam uma sirene da polícia que os
deixa em situação de perigo. A cena disponível aqui faz parte do filme “Legalize Já –
Amizade Nunca Morre”, dirigida por Johnny Araujo e Gustavo Bonafé, com
lançamento no dia 18. A cinebiografia mostra a amizade dos dois artistas até os
primeiros passos do Planet Hemp.
Além dos protagonistas, o elenco tem nomes como Stepan Nercessian, Paulete
Maldonado, Rafaela Mandelli, Ernesto Alterio, Marina Provenzzano e Shirley
Cruz. O projeto conta com o apoio de Marcelo D2, que assina o argumento do
filme junto do diretor Johnny Araújo e é um dos responsáveis pela trilha
sonora.
“Legalize Já – Amizade Nunca Morre” já conquistou o prêmio de Melhor
Ficção Nacional Segundo o Público na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São
Paulo e também Melhor Longa-metragem pelo Júri Popular e Melhor Roteiro no 12º
Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, além de ter participado do Festival do
Rio de 2017 e do Festival MIMO de Cinema 2018. Com roteiro de Felipe Braga, o
drama tem produção da Academia de Filmes, distribuição da RioFilme e Imagem
Filmes e coprodução do Telecine e da RioFilme.
Este filme foi realizado com recursos da SABESP - Programa de Fomento ao
Cinema Paulista - e do Programa de Apoio à Cultura - Lei Estadual 12.268/06 -
da Secretaria do Estado da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo e com o
apoio da Ancine – Prêmio Adicional de renda 2008, conferido a RioFilme.
SINOPSE
Como o encontro entre dois jovens que vendiam camisetas e fitas cassete no
centro do Rio de Janeiro para se sustentar pôde dar origem a uma das bandas
mais populares do Brasil na década de 1990? O filme narra esse momento
transformador na vida de Marcelo - futuramente, conhecido como Marcelo D2 - e
Skunk, que culminou na formação do Planet Hemp. Reprimidos por uma sociedade
preconceituosa, os dois fizeram da música um grito de alerta e de resistência,
conquistando corações e mentes de toda uma geração.
ELENCO
Renato Góes – Marcelo
Ícaro Silva – Skunk
Ernesto Alterio - Brennand
Marina Provenzzano – Sônia
Stepan Nercessian – Dark (Pai de Marcelo)
Rafaela Mandelli – Suzanna
Shirley Cruz – Marli
FICHA TÉCNICA
Direção: Johnny Araújo e Gustavo Bonafé
Roteiro: Felipe Braga
Produção: Academia de Filmes
Produtor: Paulo Roberto Schmidt
Fotografia: Pedro Cardillo
Montagem: Marcelo Junqueira
Trilha Sonora: Mauro Berman, Lourenço Monteiro e Marcelo D2
Distribuição: RioFilme e Imagem Filmes
SOBRE
OS DIRETORES
Johnny Araujo é diretor de cinema, televisão, publicidade e videoclipes.
Dentre seus trabalhos destacam-se os filmes “O Magnata”, de 2007, “Depois de
Tudo”, de 2014, e “Chocante”, em 2017, e as séries “Alice” e “FDP” (HBO), “As
Canalhas” e “Copa Hotel” (GNT) e “E Ai Comeu...” (Multishow). Gustavo Bonafé
trabalhou como assistente de direção por dez anos, antes de dirigir
videoclipes, filmes publicitários e longa-metragens. Foi assistente de direção
no filme “O Magnata” e nas séries de TV “Alice” e “Destino SP” (HBO), e diretor-assistente
em “E Aí Comeu?” (Multishow). No cinema, dirigiu “O Doutrinador” (2018) e
codirigiu “Chocante” (2017).
ACADEMIA FILMES
A Academia de Filmes produz conteúdo audiovisual de entretenimento,
cultura e interatividade para todas as telas há 22 anos. Mais recentemente, em
cinema, coproduziu “Elis” (2016), de Hugo Prata. Está em produção dos dois
novos longas-metragens de Luiz Fernando Carvalho: “A Paixão Segundo G.H.”,
baseado no romance homônimo de Clarice Lispector, e “Objetos Perdidos”, com
roteiro do diretor em parceria com João Paulo Cuenca. Ainda em cinema, a
produtora assina “Infância Clandestina”, de Benjamín Ávila – indicação
Argentina ao Oscar 2013 –; “Amanhã Nunca Mais” (2011), de Tadeu Jungle; “Titãs
– a Vida até Parece uma Festa” (2009), de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves;
“Natimorto” (2009), de Paulo Machline, e “Cabeça a Prêmio” (2009), de Marco
Ricca. Em TV, a Academia de Filmes produziu, entre outras obras, as
microsséries “Amor em 4 Atos” (TV Globo), direção geral de Roberto Talma; “A
Pedra do Reino (TV Globo), da obra de Ariano Suassuna, direção geral de Luiz
Fernando Carvalho, e “Nathalia” (TV Brasil/Universal Channel), direção de André
Pellenz. Além das séries documentais “Eu Te Dedico” (Arte 1), “Linhas Tortas”
(Play TV), “Futuros Campeões” (Canal Combate), “Espírito da Luta” (Canal
Combate), Mixados (PlayTV) e “200 Graus” (Discovery H&H), entre outras
produções. Para mais informações, acesse: www.academiadefilmes.com.br
IMAGEM FILMES
A Imagem é uma distribuidora nacional de filmes independentes comprometida
com a qualidade e variedade de produções. Atuando nos segmentos de cinema,
vídeo e televisão a distribuidora é responsável pelos lançamentos de grandes
produções nacionais, dentre elas, destacam-se os recentes: “É Fada!”, “Nise - O
Coração da Loucura”, “Soundtrack”, “O Rastro”, além das produções
internacionais: “Florence – Quem é Essa Mulher”, “Café Society”, “Gênios do
Crime”, “Silêncio”, “Círculo” e os recentes “Roda Gigante” e “Paddington 2”.
RIOFILME
A RioFilme é uma empresa pública de investimento em audiovisual, vinculada
à Prefeitura do Rio de Janeiro e subordinada à Secretaria Municipal de Cultura.
Fundada em 1992 para apoiar a produção e distribuição de cinema na cidade, atua
nas áreas de apoio à expansão do mercado exibidor, estímulo à formação de
público e fomento à produção audiovisual, visando o efetivo desenvolvimento da
indústria audiovisual carioca. Ao longo de sua existência, tem desempenhado
papel fundamental na revitalização do Cinema Brasileiro, tendo lançado mais de
300 filmes nacionais no mercado – sucessos de público e crítica, como “Baile
Perfumado” (Paulo Caldas e Lirio Ferreira), “Central do Brasil” (Walter
Salles), “Lavoura Arcaica” (Luiz Fernando Carvalho), “Terra Estrangeira”
(Walter Salles e Daniela Thomas, distribuição em vídeo), “Amarelo Manga”
(Claudio Assis), “Divã” (José Alvarenga Jr.), “Simonal: Ninguém sabe o duro que
dei” (Calvito Leal, Cláudio Manoel e MicaelLanger), entre vários outros. Além
do fomento à produção, a RioFilme apoia eventos, como festivais, mostras e
feiras ligadas ao mercado audiovisual bem como premiações como o GP do Cinema e
pré-estreias. Desde 2017, retornou à sua função original, que imprime o seu
DNA: a distribuição. O filme “Encantados”, de Tizuka Yamasaki, foi o primeiro,
com estreia em dezembro. Em janeiro foi a vez de “Peixonauta, o filme”.
REDE TELECINE
Joint-venture entre a Globosat e
os quatro maiores estúdios de Hollywood – Paramount, MGM, Universal e Fox –, a
Rede Telecine também exibe com exclusividade as produções da Disney e sucessos
do mercado independente. O melhor do cinema mundial estreia na TV brasileira
através da Rede Telecine cada vez mais rápido.
Para investir cada vez mais na produção cinematográfica nacional, a Rede
Telecine lançou em 2008 o Telecine Productions, selo de coprodução de títulos
em parceria com grandes produtoras brasileiras. Além de estimular a criação de
novos filmes, o Telecine garante a exibição desses títulos com exclusividade em
suas diferentes plataformas.
Em 2017, o Telecine foi o mais lembrado entre todos os canais da TV por
assinatura, categoria na qual é líder isolado pelo quarto ano consecutivo
conquistando na pesquisa Top of Mind do Datafolha. Na de canais de filmes, a
Rede mantém a liderança desde 2007 ¹. O Telecine é o canal fundamental na
manutenção da TV por Assinatura2 e, neste ano, tem em sua programação sete dos
10 filmes mais vistos pelo público brasileiro em 2017³.
FONTES:
¹ – Top Of Mind 2016 – Datafolha
– Perguntas: "Quando você pensa em CANAIS DE TV POR ASSINATURA, qual o
primeiro canal que lhe vem à cabeça?" e "Quando você pensa em CANAIS
DE FILMES POR ASSINATURA por assinatura, qual o primeiro canal que lhe vem à
cabeça?"
² – 21ª Pay
TV Pop – Ibope 2014; Top Of Mind – Datafolha (A partir de 2015)
³ – Iboe. Brasil. Estreias de 2016. Público Acumulado
Trailer: https://youtu.be/ZE_Ma-1GdUc
Fonte: Assessoria de Imprensa
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