Para começarmos,
é importante um alinhamento sobre a definição de comunicação eficaz, para que
faça mais sentido compreender sua importância no mundo corporativo.
A comunicação eficaz é aquela focada em um propósito, geralmente objetiva
e representada pelo menor discurso possível para sua compreensão, direcionada
às pessoas certas, direta e habitualmente começando pelo ponto central, sem a
preocupação de cercar todas as possibilidades de interpretação e de
questionamentos posteriores pelas partes que a recebem.
Para reforçar este alinhamento, vamos revisar em contrapartida o que NÃO é
uma comunicação eficaz.
- Uma comunicação vaga e que divaga em exemplos excessivos, em
contextualizações desnecessárias e ainda que se perde em ramificações que não
agregam valor;
- Uma comunicação prolixa onde o locutor se preocupa tanto em deixar o
discurso inteligível para todos que acaba dando voltas e consumindo muito tempo
desnecessário;
- Uma comunicação que envolva pessoas sem alinhamento com seu propósito,
causando questionamentos de compreensão fora de hora;
- Uma comunicação que justifique o máximo de possibilidades antes de
chegar ao ponto central, fazendo com que o acompanhamento de sua estrutura
lógica seja um grande desafio;
Agora que temos este conceito bem alinhado, vamos falar de uma aplicação
muito nobre para sua causa.
O ecossistema corporativo é um ambiente complexo, um composto de pessoas e
processos trabalhando com o propósito de harmonia em busca de resultados
intermediários e que irão compor resultados finais. Esses elementos estão
diante de um cenário dividido por grupos de responsabilidades distintas, mas
que se combinam e se alinham para que tudo funcione. Ou seja, uma bomba relógio
armada, uma máquina, um organismo vivo.
E qual é o elo de junção entre todas as partes deste organismo? A
comunicação! Experimente deixar todas as pessoas impossibilitadas de se
comunicarem durante um dia em uma empresa para observar o que acontece,
certamente um silencioso caos.
A comunicação é tão importante quanto desmerecida em ambientes
corporativos, pois tão caótico quanto impedir as pessoas de se comunicarem,
pode ser permitir a comunicação ineficaz, como vimos no início deste artigo.
A comunicação eficaz faz com que o ambiente corporativo se torne mais
produtivo, organizado e sustentável, características essenciais para o
crescimento de um negócio.
E agora uma boa notícia, não há grande mistério em se implantar um padrão
de comunicação eficaz em um ambiente corporativo. Muitas vezes, um bom Plano de
Comunicação e um correto Treinamento em Comunicação Corporativa dão conta do
recado, mas o primeiro passo, sem dúvidas, é reconhecer a sua importância como
parte fundamental da alta produtividade e do sucesso.
Thiago Porto é especialista em comunicação. Fundador e CEO do Instituto
Versate onde também atua como Trainer em algumas formações. Consolida mais de
15 anos de experiência como palestrante, consultor e líder de equipes.
Construiu uma sólida carreira nos segmentos de Tecnologia da Informação e
Projetos, como Executivo e Diretor de Operações em empresas nacionais e
multinacionais no setor de serviços. Foi co-fundador de algumas startups no
brasil de visibilidade internacional como Sorteador, UaiseLabs, MoradaWeb,
entre outras. Estuda Hipnose Clássica há mais de 10 anos, reunindo as
principais certificações nacionais e internacionais na área. Possui formação e
certificação internacional em Programação Neurolinguística pela Elsever Institute
e The Society of NLP – Richard Bandler, certificação em Coaching pela Sociedade
Latino Americana de Coaching e pela IAC – International Association of
Coaching. http://www.institutoversate.com.br/
Fonte: Assessoria
de Imprensa
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