COMO TRANSFORMAR O LIVRO EM UM ÓTIMO PRESENTE PARA AS CRIANÇAS



Independentemente do tipo da celebração, final de ano com crianças significa férias, descanso e, claro, presentes! Todo pequeno adora ganhar um pacotinho recheado de carinho, mas alguns ainda não descobriram o quão divertido pode ser ganhar livros. Para ajudar a descobrir como transformar um livro em um ótimo presente neste Natal, a equipe de curadoria da Leiturinha, maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, selecionou dicas que farão a magia da leitura compartilhada permanecer na família durante todo o ano.

1) Descubra temas de interesse do pequeno

É louco por futebol? Tem curiosidade sobre dinossauros? Gosta de artes? Sonha em ser princesa? Quanto mais você conhecer o pequeno leitor, mais fácil fica encontrar obras que ele poderá gostar. Há inúmeras possibilidades de temas, narrativas e personagens. Para os menores, rimas e poesias costumam ser bem aceitas, enquanto histórias mais intrigantes são boas pedidas para os que já têm fluência na leitura.

2) Considere as faixas de desenvolvimento

Embora descobrir interesses seja natural, trabalhar com o elemento surpresa garante empolgação para ler novas histórias. A Leiturinha oferece planos mensais para os pequenos receberem livros cuidadosamente selecionados para cada faixa do desenvolvimento. A seleção é feita por uma equipe de especialistas que conta com psicólogos e pedagogos e vem acompanhada de uma cartinha pedagógica com dicas de leitura.

3) Reserve um tempo para lerem juntos

Criança gosta de atenção. Sentar para ler um livro é uma oportunidade de toque, carinho, conversa, e é também um momento de troca de opiniões, de muitas perguntas e de algumas respostas. De todas as maneiras, há um elo invisível que mantém unidos aqueles que compartilham seus sentimentos e ideias inspirados por uma obra literária.

4) Faça um cantinho de leitura em sua casa

Ofereça também a oportunidade de seu pequeno ter autonomia para escolher e ler seus livrinhos. Prateleiras baixas deixam os livros disponíveis as mãozinhas curiosas. Deixe que seu pequeno manuseie, sinta e toque os livros. Almofadas, travesseiros e tapetes deixam o chão aconchegante para se espalhar entre histórias e aventuras.

5) Façam juntos o próprio livro!

Estimule seu pequeno a imaginar, criar, escrever e ilustrar as próprias histórias. Materiais simples como papel, lápis, tintas e canetinhas garantem diversão e uma obra exclusiva. Ainda é possível incrementar com gravuras, texturas e armarinhos. Depois, é só pedir uma dedicatória e colocar o livro na estante.

6) Registre o momento

Produza com a criança materiais que personalizem o momento da leitura. Isso pode incluir a criação e confecção de marca-páginas, de um livro de resenhas ou ilustrações e até mesmo um espaço para encenação das obras. Quanto mais ideias e envolvimento, melhor.

7) Faça passeios literários

Leve a criança para passear em livrarias e bibliotecas. As livrarias costumam ter espaços pensados para acomodar os pequenos e os adultos. Já as bibliotecas municipais podem oferecer gratuitamente um acervo diferenciado que ajuda ainda mais os pequenos a se familiarizarem com os livros.

8) Explore a leitura

Saia em busca de formas para explorar a leitura. Leu um texto informativo? A internet pode ter algum dado positivo a acrescentar. O texto era sensível? Que tal produzir uma ilustração, um desenho ou um poema sobre a história? É uma via de mão dupla em que tanto os elementos cotidianos podem direcionar a literatura quanto as histórias podem inspirar movimentos na vida real.

9) Estimule a criatividade antes, durante e depois da leitura

Ao iniciar a leitura, faça perguntas sobre a obra. Instigue a curiosidade, deixando a criança manusear o livro antes da leitura. Depois, observe as reações a cada página virada. Formule perguntas sobre as personagens, sobre o enredo, veja se seu pequeno tem outras sugestões de desfecho. Depois da leitura, ajude a criança a construir sentido para o que foi lido e auxilie a compreensão. Também vale contar sobre o autor e o ilustrador. No geral, as crianças gostam de ter uma referência mais concreta sobre quem pensou ou participou do desenvolvimento daquela história.

10) Seja exemplo

Estimule em casa o hábito da leitura criando oportunidades para que os pequenos leiam. Famílias de pais leitores tendem a oferecer uma ambiente mais propício à leitura. Leia também e mostre que a leitura pode ser prazerosa, comentando sobre os livros que tem lido. Adapte suas opiniões à idade e conte sobre seus autores e obras preferidos. Deixe claro que, embora necessário, ler é um prazer que pode ser compartilhado.

Pela Equipe de Curadoria da Leiturinha.

Sobre a Leiturinha:

Criada em 2014, a Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, promovendo o momento da leitura compartilhada para mais de 22 mil famílias distribuídas em cerca de 3.100 cidades brasileiras. A atuação da empresa se baseia na entrega de experiência, carinho e curadoria para os leitores mirins, incentivando assim o hábito da leitura, além de aproximar e criar vínculos entre toda a família. Mensalmente cada assinante recebe em casa um kit contendo seus livros - selecionados de acordo com a etapa de desenvolvimento de cada pequeno leitor, uma carta pedagógica e outras surpresas, além do acesso gratuito ao aplicativo Leiturinha Digital - com mais de 700 livros e 300 vídeos - e também ao clube de vantagens com descontos de até 50% em diversas marcas e lojas parceiras. Para mais informações, acesse: www.leiturinha.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem