AVANÇOS NA INFORMALIDADE FISCAL DIMINUEM ENTRAVES PARA QUEM FAZ CINEMA NO BRASIL



Há um ponto em comum e decisivo no sucesso de cinco produções do cinema brasileiro – Que horas ela volta? (2015), Amazônia (2014), O lobo atrás da porta (2013), O ano em que meus pais saíram de férias (2006), e Como nossos pais (2017). Além da assinatura da Gullane Entretenimento, um dos grandes expoentes na produção de conteúdo audiovisual no País, há uma verdadeira avalanche burocrática que, por vezes conduzidas de forma inadequada, acabam travando as fases de pré-montagem e filmagem, tornando o projeto inviável ainda na sua origem. É quando entra em cena outro tipo de arte, a contabilidade fiscal.

É o trabalho que não aparece por trás dos inúmeros prêmios recebidos pelos produtores Caio e Fabiano Gullane. Um exemplo: a contratação de serviços e mão de obra com a documentação necessária exigida pela legislação. Quem assume o papel de protagonista nessa hora é a contabilidade.

No longa metragem Amazônia, uma coprodução com a francesa Biloba e que levou mais de 100 profissionais à floresta, Caio Gullane lembra dos desafios da abertura de um consórcio para receber os aportes brasileiros e franceses, o que agilizou o trâmite de câmbio entre os dois países e facilitou a utilização dos recursos durante a produção.

"Em Manaus, tivemos muita dificuldade para encontrar fornecedores com documentos fiscais válidos. Para nossa tranquilidade, temos um parceiro estratégico desde 2010 para este tipo de assunto, a Planned Soluções Empresariais. Como são especialistas no assunto, pudemos orientar todos os prestadores locais a fazer a regularização de suas empresas junto à Secretaria da Fazenda. Dessa forma, todos os pagamentos e impostos foram recolhidos de maneira correta", afirma.

A parceria com a Planned atravessa fronteiras. Foi o que aconteceu durante a filmagem de um projeto em Bariloche (Argentina). Era necessário compreender como funcionam as regras e as legislações locais, tanto para pagamentos e compras realizadas no país vizinho, e também entender como deve ser feito o envio correto de remessas para pagamentos de fornecedores. "Mais uma vez, a Planned nos apresentou ótimas análises de possibilidades de remessas para que pudéssemos nos organizar e orçar a produção da melhor maneira possível, sem que tivéssemos qualquer imprevisto no meio do caminho", conta Caio Gullane.

O trabalho da Planned não fica restrito à análise documental para os departamentos financeiro e de controladoria. Com profissionais altamente qualificados e preparados, oferece também consultoria para a realização de novos negócios da produtora. "Esse é diferencial que oferecemos para as produtoras de cinema, como a Gullane, pois além do tramite documental do dia a dia, damos todo suporte de assessoria estratégica para o melhor encaminhamento dos projetos", afirma Adelmo Nunes Pereira, diretor presidente da Planned.

Esse trabalho de consultoria tornou a Planned Soluções Empresarias uma referência no mercado. Afinal, na consultoria existe inteligência, enquanto na contabilidade tradicional, o serviço é burocrático, mecânico e de baixo valor agregado. Além disso, o escritório é especialista em produções culturais, com know-how na regulamentação do mercado audiovisual brasileiro e nas regulamentações das leis de incentivo fiscal.

Por isso, a Planned está sempre presente no dia a dia da produtora e participa de todas as etapas de desenvolvimento dos projetos, desde os primeiros aportes – seja por via leis de incentivo ou com recursos da própria Gullane ou de seus parceiros e produtores. Além disso, os profissionais do escritório de serviços contábeis têm acesso remoto ao servidor do cliente para analisar e orientar a melhor maneira de como os lançamentos devem ser feitos para garantir mais agilidade no fechamento fiscal, contábil e de departamento pessoal no final do mês.

"Essa precisão assertiva das análises gera menos trabalho durante as auditorias e prestações de contas dos projetos finalizados. Dessa forma, nossa equipe de prestação pode focar em outras diretrizes pois temos a certeza e a segurança de que toda documentação está sendo analisada e encaminhada da melhor forma possível", completa Caio Gullane.

Sobre a Planned

Um dos escritórios mais inovadores de serviços contábeis do Brasil, a Planned Soluções Empresariais foi fundada em 1996 e é pioneira em serviços integrados a grandes corporações, PMEs e startups nas áreas fiscal, societária, tributária, trabalhista, regulatória e financeira. Com mais de 280 clientes, a Planned soube se antecipar às grandes transformações vividas pelo setor de contabilidade no Brasil e no mundo, tornando-se especialista na chamada Contabilidade Consultiva para os segmentos FUN&ART (cultura, entretenimento e terceiro setor), PROPERTIES (gestão de ativos e investimentos), GLOBAL & FINANCIAL (receptoras de investimentos, meios de pagamento e capital estrangeiro), ONE (PJs, MEIs e Microempresas) e TECH&TAX (startups, tecnologia e alta complexidade tributária).

Sobre a Gullane Entretenimento

Fundada em 1996, a Gullane é uma das principais produtoras de conteúdo audiovisual brasileiro, tendo feito mais de 45 filmes e 25 séries, acumulando prêmios e seleções nos mais destacados festivais do mundo. Uma produtora ativa no crescimento do audiovisual brasileiro que ancora seus projetos com os melhores talentos e parceiros do entretenimento. Sua capacidade e empenho em todas as etapas de realização a garantiu importantes coproduções internacionais e a comercialização de suas obras para mais de mais de 60 países, levando a identidade do cinema nacional mundo a fora.

Caracterizada por sensibilizar e movimentar reflexões através de suas histórias a Gullane já acumulou mais de 500 prêmios e nomeações em sua carreira, além de ter seus projetos reconhecidos nas seleções oficiais dos festivais mais importantes do mundo como: Oscar, Cannes, Berlim, Sundance, Toronto, Veneza e o prêmio Emmy. www.gullane.com.br / @gullaneentretenimento

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem