O movimento de interiorização tem
ganhado força no franchising contribuindo para o crescimento do setor em
6,3% durante o terceiro trimestre de 2018. Empreender com qualidade de vida
e com grandes chances de prosperar nos negócios faz de muitas cidades do
interior do país um chamariz para o mercado de franquias.
Um grande exemplo disso é
Campinas: com mais de um milhão de habitantes, a cidade do interior
paulista possui o 5° maior PIB do estado de São Paulo e é berço de novos
negócios com 5% de crescimento em novas franquias entre 2017 e 2018,
segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Durante o primeiro
semestre de 2018 foram registradas 1.509 unidades franqueadas de diversos
setores na cidade. Além disso, Campinas ocupa a quinta posição no ranking
das 20 cidades com maior número de marcas do estado de São Paulo com 488
marcas registradas também no primeiro trimestre do ano passado, alta de 12%
em relação a 2017.
Além de ser a cidade de maior
potencial de consumo do interior paulista, Campinas está entre as cinco
cidades brasileiras com maior infraestrutura para empreender. “É um
grande celeiro para investimentos. Levar o Brasileirinho para uma
cidade como Campinas é uma grande oportunidade para nós”, afirma
Jhonathan Ferreira, diretor presidente da marca que inaugurou sua primeira
unidade no município em dezembro de 2018.
Nas alturas
Carla Vanessa Barbosa Pereira
e André da Rosa Silva deram asas ao próprio negócio com a inauguração da
primeira unidade do Brasileirinho Delivery em Campinas. Os
paranaenses se conheceram através da aviação: comissários de bordo, a amizade
surgiu em 2011 durante uma chave de voo de três dias (quando o profissional
precisa pernoitar em outra cidade sem ser sua base).
A ideia veio de Carla: ela e
o noivo pediram um box do Brasileirinho para o almoço e foi daí
que surgiu a iniciativa de entrar em contato com a franquia. “Ficamos
impressionados com a variedade do cardápio, do sabor e da praticidade
do delivery. Começamos a analisar as possibilidades e ligamos para o
André para expor a ideia, ele topou e foi aí que conversamos com a franqueadora
para termos mais informações sobre o negócio”, explica.
Antes de se tornar
empresária, Carla havia deixado o trabalho como comissária de bordo por
conta da filha: “Ficaria muito tempo fora de casa por conta dos voos e ela
ainda é muito pequena. Quero me dedicar a essa nova fase, cuidar dela de
perto”. Daí vieram as dúvidas de como ter uma renda fixa e dar a atenção
que queria para a própria família. A resposta estava em abrir o próprio
negócio.
Mercado garantido
Não foi à toa que os amigos
decidiram investir no mercado de alimentação: ocupando a primeira posição
do franchising brasileiro, o setor faturou R$11,61 bilhões apenas durante o
terceiro trimestre de 2018. Além de ser o que mais fatura, também é o mais
expressivo: de acordo com a ABF, de quase 150 mil unidades de franquias do
Brasil, cerca de 31.710 são de alimentação.
“O mercado de franquias é
ideal para quem está começando o próprio negócio. A franqueadora dá todas
as coordenadas a serem seguidas, possibilitando ao franqueado a certeza de
uma unidade bem-sucedida”, afirma o diretor. A unidade
do Brasileirinho em Campinas opera na modalidade delivery e
foi espelhada em unidades de sucesso do mesmo modelo. “Queremos apresentar
o mesmo padrão de eficiência e qualidade das outras unidades da rede, e vamos
trabalhar para que isso aconteça”, diz Carla.
Com mais de 30
sabores no cardápio, o Brasileirinho comercializa os pratos
favoritos dos brasileiros: estrogonofe (carne, frango ou camarão),
feijoada, feijão tropeiro, escondidinho de carne seca, arroz carreteiro e
muitos outros. A marca ainda oferece opções para vegetarianos e veganos com
a linha Veganíssimos (estrogonofe vegano de palmito, mexidinho vegano e
nhoque vegano de batata doce) e para quem quer manter o foco na dieta e
numa alimentação mais saudável (a linha +Saudável possui três opções de
box: biofit, fitness e salada Brasileirinho).
Em janeiro será lançada mais
uma novidade: a linha Petiscos, com quatro opções de box (calabresa
acebolada, fraldinha acebolada, picanha suína com cebola caramelizada e
frango Kentucky). “Não é só o modelo de negócio que atrai o investidor, mas
também aquilo que comercializamos. São opções para diversos tipos de
público, garantindo um bom desempenho das vendas em todas as frentes”,
garante Ferreira.
Para os sócios, o mercado de
alimentação em Campinas é promissor: “Tem variedade e espaço para atuar,
sem contar na força econômica da cidade”, evidencia Carla. Ela se
dedica em tempo integral à unidade, mas André ainda mantém o emprego como
comissário de bordo – ele trabalha na franquia durante as folgas, mas a
intenção é, em breve, dedicar-se inteiramente ao próprio negócio.
Os amigos pretendem aliar as
experiências como comissários de bordo aos serviços da franquia – são anos
de voo dedicando-se diretamente a uma infinidade de passageiros com cuidado
e dedicação, atributos que os dois garantem aos clientes da unidade. “Fomos
treinados para estarmos atentos a cada detalhe e tenho certeza de que isso
vai fazer toda a diferença em nossa unidade”, diz André.
Sobre
o Brasileirinho Delivery
Criado em 2013,
o Brasileirinho Delivery é uma empresa que oferece comida
típica brasileira no box. Inserida no franchising em 2014, a marca conta
com mais de 100 unidades (distribuídas pelo Brasil) e caiu no gosto do
brasileiro ao proporcionar uma experiência inusitada pela forma de
apresentação do alimento agregada ao delicioso e surpreendente sabor que é
enaltecido pela utilização de produtos frescos e de qualidade. Com dois
modelos de negócios: Express, modalidade que comporta o formato delivery,
e a franquia Full, no qual proporciona uma área para o cliente se alimentar
no local, o Brasileirinho exige investimento de R$120 mil e R$150
mil, respectivamente. No cardápio, são mais de 30 sabores entre opções
tradicionais, massas, premium, saudáveis e veganas.
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