A SÉRIE A ‘HISTÓRIA DO CINEMA’ RETRATA A SÉTIMA ARTE DESDE OS PRIMÓRDIOS ESTREIA NA QUARTA DE CINEMA NO CURTA!


"A arrebatadora história de uma arte" foi o título dado pelo jornal "The New York Times" à resenha da série "A História do Cinema: Uma Odisseia", concebida, dirigida e narrada pelo crítico de cinema norte-irlandês Mark Cousins. Para realizar a obra, ele se baseou num livro de sua própria autoria, de 2004, intitulado "The story of film". O texto do jornal americano dizia que a série era como "um curso de cinema de um semestre condensado em 15 horas revigorantes e, às vezes, controversas" e sugeria uma comparação com uma empreitada semelhante feita pelo cineasta Jean-Luc Godard, em "Histoire(s) du Cinéma", concluindo que a obra do irlandês era mais sintética, analítica e esclarecedora do que a do francês. Dividida em 15 episódios de uma hora, cada, a série começa no fim do século XIX, para contar o nascimento da sétima arte. Destaca pioneiros, como os irmãos Lumière e o ilusionista George Meliès, primeiro a fazer experiências com efeitos especiais. Em episódios seguintes, mostra o surgimento de Hollywood, o advento do som, o cinema do pós-guerra e segue até a revolução digital no século XXI. A abordagem de Cousins é global: filmes e diretores da América Latina, da Europa, da África, da Ásia e da Oceania são apresentados com um olhar detalhado, tanto quanto figurões americanos. Inédita na TV brasileira, estreia na Quarta de Cinema, 27, às 22h45.

No Curta!:

Segunda da Música – 25/3
22h30 – "Com a Palavra, Arnaldo Antunes” (Documentário)
 Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. Da origem como poeta ao sucesso como compositor, o artista revisita momentos marcantes da carreira. Diretor: Marcelo Machado. Duração: 80 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 26 de março, terça-feira, às 16h30; 27 de março, quarta-feira, às 10h30.

Terça das Artes - 26/3
23h – "Onde Nascem as Ideias” (Série) – Episódio “Juçara Marçal”
O filme mostra o processo de busca da voz e das vozes da cantora e criadora Juçara Marçal. Diretora: Carolina Sá. Duração: 43 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 27 de março, quarta-feira, às 3h e às 17h; 28 de março, quinta-feira, às 11h; 30 de março, sábado, às 21h30.

Quarta de Cinema - 27/3
22h45 – “A História do Cinema: Uma Odisseia” (Série) – Episódio “1895 a 1918”
O início do cinema. Diretor: Mark Cousins. Duração: 60 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 28 de março, quinta-feira, às 16h45; 29 de março, sexta-feira, às 10h45; 31 de março, domingo, às 00h.

20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz três curtas-metragens que abordam o tema “vingança”

Chapa (Ficção)
Quando Chapa e Feola são injustamente demitidos da padaria onde trabalharam por mais de 20 anos, eles decidem se vingar e assaltar o local. Mas precisam terminar antes que o primeiro jogo do Brasil na Copa comece. Diretor: Fábio Montanari. Duração: 14 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 28 de março, quinta-feira, às 14h; 29 de março, sexta-feira, às 8h; 30 de março, sábado, às 14h25.

Soledad (Ficção)
Um amor bandido. Uma paixão implacável. Um fogo avassalador. Foi assim que começou a saga de morte e vingança daquela a quem chamavam de "Soledad". Diretores: Daniel Bandeira, Flávia Viçela Vieira e Joana Gatis. Duração: 22 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 28 de março, quinta-feira, às 14h17; 29 de março, sexta-feira, às 8h17; 30 de março, sábado, 14h45.

O Ex-Mágico (Animação)
Com misteriosos poderes, um homem aparentemente sem passado está em busca de se libertar das angústias que o mundo e seus dons mágicos lhe causaram. Diretores: Maurício Nunes e Olímpio Costa. Duração: 11 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 28 de março, quinta-feira, às 14h42; 29 de março, sexta-feira, às 8h42; 30 de março, sábado, 15h10.

Quinta do Pensamento - 28/3
21h – “Imortais da Academia” (Série) – Episódio “Cadeira 19: A melodia imortal da literatura”
A obra do poeta e ensaísta Antonio Carlos Secchin serve de trilho para o passeio pela história da cadeira 19 da Academia Brasileira de Letras. O episódio relembra, ainda, os acadêmicos Gustavo Barroso e Alcindo Guanabara. Diretor: Belisario Franca. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 29 de março, sexta-feira, às 15h; 30 de março, sábado, às 19h30; 31 de março, domingo, às 11h35.

Sexta da Sociedade - 29/3
21h30 – “O Muro” (Documentário)
Realizado em meio à maior crise política da história do Brasil, durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, este documentário investiga a polarização que inflamou de forma inédita o país. Diretor: Lula Buarque de Hollanda. Duração: 87 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de março, sábado, às 11h05; 31 de março, domingo, às 18h; 1º de abril, segunda-feira, às 15h30.

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. 

Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem