CARIOCAS DO MUNDO - SESC RJ LEVARÁ OFICINAS, APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E AÇÕES DE ORIENTAÇÕES DE SAÚDE GRATUITAMENTE PARA O PLANETÁRIO DO RIO


Intervenção poética sobre diversidade, orientações sobre saúde bucal e distribuição de escovas dentais, performances e oficinas de tranças são algumas das atividades do Cariocas do Mundo, evento realizado pelo Sesc RJ em parceria com Cáritas, Abraço Cultural e ACNUR, neste sábado (6/4), no Planetário do Rio.

Todas as áreas programáticas do Sesc RJ estão envolvidas na agenda do evento, que conta com 22 atividades da instituição. Das ações de Lazer, Recreação e Turismo Social haverá, ações recreativas com pintura facial temática voltada para crianças. Serão oferecidas ainda oficinas de educação em saúde com aferição de pressão arterial e glicose, orientações sobre saúde bucal e distribuição de escovas dentais a todos que passarem pela tenda montada pela área de Saúde.

Desenvolvimento Comunitário. O Sesc RJ tem entre suas premissas atuar para melhorar a qualidade de vida dos comerciários, dos cidadãos cariocas, fluminenses e residentes da cidade e estado do Rio de Janeiro, portanto, abrigar o festival é uma forma de conscientizar a população sobre a temática do refúgio e mostrar que há maneiras para integrar essa população ao cotidiano e cultura carioca e fluminense.

Para isso, além de diversão e arte, muitas ações buscam a reflexão e a atuação em territórios, como a campanha sobre a integração de culturas com uma banda formada por artistas do Congo e Angola; Intervenção poética sobre diversidade, oficinas, exposições entre outras atividades.

Destaque para a Oficina de Turbantes e a Oficina de Tranças, que busca a valorização da cultura e estética negra e a exposição sobre situação de refúgio, que busca trazer luz à realidade das pessoas refugiadas, com a história de vida de alguns personagens. É possível ainda conferir a Oficina de Tatuagem de Henna, que compartilhará da cultura da tatuagem de henna no corpo presente em países norte-africanos e oriente médio.

Em relação às exposições, o público poderá conferir a atividade "Meu lixo e eu com isso?, que chama a atenção para a temática da sustentabilidade como pauta global e a atividade "Brincadeira de Criança”, com fotografias que abrem espaço para a reflexão acerca de questões que permeiam o universo infantis, e que retratam as brincadeiras de rua, brincadeiras coletivas, cenas cada vez mais distantes da realidade dos grandes centros urbanos.

Além dessas ações, o Sesc RJ proporcionará ao público degustação de sucos naturais, com orientações sobre alimentação saudável com degustação de sucos naturais, realizará aferição de pressão arterial e nível de glicose com orientações de controle e prevenção. Ainda na área de saúde, também serão apresentadas orientações de saúde bucal com distribuição de kits de higiene bucal.

Shows e Dança. A programação conta ainda com bastante entretenimento para toda a família, com as apresentações artísticas de grupos regionais. Da África e Caribe, o evento Cariocas do mundo recebe as bandas Bomoko, composta por artistas do Congo e Angola que residem no Rio. Bomoko, em Lingala, significa "união". O grupo traz na bagagem a experiência da musicalidade da África Ocidental. Já a banda Gobo Mbaye, de nacionalidade senegalesa, incorpora toda a diversidade cultural do oeste da África em suas músicas, trazendo ritmos e histórias envolventes. E por fim, o grupo Terremoto Clandestino, encontro entre músicos imigrantes (Congo, Angola, Senegal/Gâmbia e Haiti) e brasileiros. O bloco busca agregar diferentes ritmos, danças e culturas carnavalescas em uma única celebração. A programação musical conta ainda com grupos latinos e com performances de oficinas de dança afro.

Valorizando a cultura. O Sesc RJ tem por objetivo se tornar pioneiro em projetos sociais voltados para o tema do refúgio e identidade e quer marcar posição como instituição que tem atuação significativa nos debates sociais importantes contemporâneos. Em suas diretrizes gerais do quinquênio tem, por exemplo, como condição desenvolver valores da qualidade de vida e afirmação de direitos, pontos nevrálgicos quando o tema é refúgio.

Serviço

Cariocas do Mundo

Local: Planetário do Rio: Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 - Gávea

Data: 06 de abril de 2019

Horário: das 10h às 18h

Informações: http://www.sescrio.org.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem