CINEMATECA BRASILEIRA ABRE A 2ª MOSTRA DE CINEMA TURCO COM PÚBLICO RECORD


Pelo segundo ano consecutivo, a Cinemateca Brasileira e o Consulado Geral da Turquia em São Paulo, apresentam a “2ª Mostra de Cinema Turco”. No dia 25 de abril (quinta-feira), aconteceu a abertura da mostra com a exibição do filme “Hotel Anayurt”. Durante dez dias, o festival abriga também a exposição fotográfica “Göbeklitepe: O templo mais antigo do mundo”, construído há quase 12.000 anos, que mostra um sítio arqueológico de um templo localizado perto da cidade de Urfa e representa o ponto zero no tempo.
Na abertura da mostra, estiveram presentes o Cônsul Geral da Turquia em São Paulo, Serkan Gedik, a Vice-Cônsul Aysenur Akdeniz, o adido de Cultura e Turismo do Consulado no Brasil, Ahmet Çanga, entre outros representantes do Governo Turco. De acordo com Çanga, a mostra é uma das ferramentas para aproximar os brasileiros da cultura turca. “O Brasil e a Turquia, distantes apenas quando se refere ao território, tem muita afinidade e similaridades. Ambos têm uma cultura riquíssima e com um povo muito amistoso”, conta. “Ficamos muito gratos em poder trazer, pelo segundo ano consecutivo, um pouco da nossa história e cultura para a Cinemateca Brasileira, que tem nos recebido sempre de forma muito acolhedora. ”
Confira a abaixo a lista de filmes, sinopses e horários de exibição:
* Ciclo (Circle/Daire), de Atil Inaç 
Sinopse: quando Feramus se demite do cargo de professor de filosofia numa universidade e decide visitar sua cidade natal, ele descobre que seu pai morreu. Ao se apressar para viajar, na verdade, ele se prepara para uma jornada de volta as suas raízes, na qual se esclarecerá o porquê de ter falhado na vida e de ter sempre se sentido um pária.
* Emaranhado (Entanglement / Dolanma), de Tunç Davut
Sinopse: dois irmãos, Kemal e Cemal, trabalham em temporadas numa floresta e vivem na casa herdada de seu pai na região oeste do Mar Negro. Preocupados com a instabilidade de seus empregos, eles buscam começar um novo caminho para suas vidas.
* Mofo (Küf / Mold), de Ali Alydin
Sinopse: Basri é um viúvo que trabalha cuidando dos trilhos de uma ferrovia. Numa longa caminhada diária, que tem como pano de fundo a abundante paisagem de Anatólia, ele parece estar à deriva em sua própria vida: seu único filho foi preso durante manifestações estudantis em Istambul e nunca mais apareceu.
* Frio de Kalandar (Cold of Kalandar / Kalandar Soğuğu), de Mustafa Kara
Sinopse: Mehmet vive com sua família numa aldeia de montanha no Mar Negro. Ele ganha a vida como criador de animais, enquanto procura por uma reserva mineral. Ele é desacreditado por sua família, mas suas esperanças são renovadas quando surge uma competição.
* Sivas, de Kaan Müjdeci
Sinopse: Aslan, um garoto de onze anos salva Sivas, um cão de briga que foi deixado para morrer depois de perder uma partida brutal. Aslan passa a cuidar do cachorro, sempre com o objetivo de colocá-lo em uma nova briga e impressionar seus colegas de classe e, em particular, a garota que ele gosta.
* O cordeiro (Kuzu), de Kutulug Ataman,
Sinopse: como exige a tradição de uma vila na Anatólia Oriental, Medine deve servir um cordeiro assado no forno na festa de circuncisão de seu filho de cinco anos, Mert.
Destaque também para o clássico Hotel Anayurt (1987), de Ömer Kavur, vencedor do Prêmio FIPRESCI da crítica internacional no Festival de Veneza.
*Crianças de Sarıkamış (Children of Sarıkamış / Sarikamiş çocukları), Mutlu Karadogan e Can Uklay
Sinopse: em 1915, o pai de Mehmet e Yusuf foi assassinado por gangues em Sarıkamış, onde o irmão deles combate na guerra. Quando eles descobrem que um grupo de soldados de seu vilarejo será enviado para o front, os dois decidem se juntar ao grupo para encontrar o irmão.
Confira a programação:
SEXTA 26/4
19h Ciclo (Circle / Daire)
21h Emaranhado (Entanglement / Dolanma)
SÁBADO 27/4
19h Mofo (Küf / Mold)
21h Frio de Kalandar (Cold of Kalandar / Kalandar Soğuğu)
DOMINGO 28/4
18h Sivas
20h O cordeiro (The Lamb / Kuzu)
QUINTA 2/5
19h O cordeiro (The Lamb / Kuzu)
21h Mofo (Küf / Mold)
SEXTA 3/5
19h Ciclo (Circle / Daire)
21h Sivas
SÁBADO 4/5
19h Emaranhado (Entanglement / Dolanma)
21h Frio de Kalandar (Cold of Kalandar / Kalandar Soğuğu)
DOMINGO 5/5
18h Crianças de Sarıkamış (Children of Sarıkamış / Sarikamiş çocukları)
20h Hotel Anayurt (The Motherland Hotel / Anayurt Oteli)
 Sobre a Turquia
Localizada no Mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.
Facebook: Descubra-Turquia
Instagram: @DescubraTurquia
Serviço
2º Panorama de Cinema Turco
Quando: de 25 de abril a 5 de maio
Onde: Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo
Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem