DIA 29 DE ABRIL É COMEMORADO O DIA MUNDIAL DA DANÇA


No dia 29 de Abril, como em todos os anos desde 1982, o Dia da Dança é comemorado em todo o mundo por muitos milhões de bailarinos. É uma iniciativa do Conselho Internacional de Dança CID, UNESCO, Paris.

Quando dançam, os seres humanos por vezes transportam-se para o reino do sobrenatural. A música e o movimento combinados fundem o corpo e a mente elevando-os a um estado superior. Este êxtase liberta-se, estende-se profundamente na dimensão interior da pessoa, unindo-a ao universo.
Por vezes, os coreógrafos no ato de criação conseguem produzir no espectador uma conexão com o sagrado, o esotérico, o desconhecido. Além da recriação e da arte, a dança torna-se um instrumento de consciência elevada, uma busca pelo significado último. A coreografia transporta-nos para além do observável, do experimentável e do conhecido.
Deliades – ninfas dançantes da ilha de Delos, na Grécia antiga. Devadasis - assistentes do templo preservando as tradições clássicas Bharatanatyam e Odissi na Índia. Dervixes Sufi - seguidores do poeta persa Rumi, com a sua dança rodopiante. Sacerdotes astecas "cantando com os pés" no México pré-hispânico. A espiritualidade sempre esteve presente na dança.
Atualmente, testemunhamos a rápida proliferação da dança litúrgica, especialmente nas Américas. A dança regressa como prática de culto, forma física de oração e expressão de devoção a Deus. Estão a ser formados milhares de clérigos-coreógrafos que passam a aplicar essa prática nas suas próprias congregações. Em alguns lugares, os centros dedicados a desse tipo de dança superam as escolas de dança convencionais.
O tema que propomos para o Dia Mundial da Dança e para eventos em 2019 é Dança e a Espiritualidade.
Com os meus melhores votos para o nosso dia,
Alkis Raftis
Presidente do Conselho Internacional de Dança
CID, UNESCO, Paris

Sobre o DIA MUNDIAL DA DANÇA

O Dia Mundial da Dança começou a ser comemorado em 1982, no dia 29 de Abril, com o fim de chamar a atenção para a arte da Dança. Nesse dia pede-se a todas as companhias de dança, escolas, organizações artísticas e pessoas que, individualmente ou em conjunto, organizem atividades direcionadas para audiências mais vastas que o habitual.

- O Conselho Internacional da Dança é a organização oficial para todas as formas de dança em todos os países do mundo.

- O CID é reconhecido pela UNESCO e governos nacionais e locais.

- Entre os seus membros estão proeminentes federações, associações, escolas, companhias e indivíduos de mais de 160 países.

- O CID foi fundado em 1973 na sede da UNESCO, em Paris, onde ainda se encontra.

- A UNESCO é a Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas.

Visite o website: www.DanceDay.CID-portal.org onde poderá encontrar:

1 - Diretrizes e ideias para celebrar este dia

2 - A mensagem oficial do Dia da Dança 2019, bem como mensagens de anos anteriores

3 - Eventos em cada país

4 - Como desenhar o seu próprio cartaz ou folheto e enviá-lo para ser publicado online.

International Dance Council - Conseil International de la Danse

CID c/o UNESCO, 1 rue Miollis, FR-75732 Paris 15, France

Tel. +33 1 4568 4953 WhatsApp +33 6 1155 3111

www.cid-portal.org www.cid-world.org ExecSec@cid-portal.org

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem