III PRÊMIO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS RECEBE INSCRIÇÕES


Estão abertas as inscrições para a etapa nacional da terceira edição do Prêmio Internacional de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero. A iniciativa, promovida pela Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) e pela Fundação SM, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), reconhece os trabalhos de instituições de ensino e organizações da sociedade civil voltados para a promoção do direito à educação, à convivência na escola, à paz, às liberdades, à inclusão e aos direitos humanos.

Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de maio em duas categorias: educação formal (instituições de ensino) e educação não formal (organizações da sociedade civil). Um júri formado por especialistas na área de educação em direitos humanos escolherá duas experiências vencedoras por categoria. A etapa seguinte, de caráter internacional, deverá ocorrer até setembro, quando serão escolhidos dois finalistas em nível ibero-americano em ambas as categorias. Os premiados receberão US$ 5 mil para investir nas iniciativas apresentadas no concurso. A entrega do prêmio está prevista para ocorrer no último trimestre do ano.

Sobre o prêmio

Promovida de dois em dois anos, a premiação homenageia Óscar Arnulfo Romero, sacerdote de El Salvador e figura importante para a defesa dos direitos humanos em seu país durante a década de 80. Na primeira edição do evento, ocorrida em 2015, o Brasil venceu o prêmio com o projeto "Mulheres Inspiradoras", coordenado pela professora Gina Vieira Pontes. O objetivo principal do projeto era estimular o interesse dos alunos pela leitura e escrita por meio da análise das obras escritas por mulheres. Os temas abordados eram a violência, o racismo, o protagonismo e advocacy, a diversidade, a igualdade de gênero ou a representação feminina.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem