LIVRO “JÁ PRA MESA! VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO?" APRESENTA UMA BREVE HISTÓRIA DA COMIDA E EXPLICA COMO A DESCOBERTA DO FOGO E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL MUDARAM A ALIMENTAÇÃO HUMANA


Das dificuldades dos primeiros seres humanos em encontrar o que comer à atual tecnologia da indústria de alimentos, muita coisa mudou. Por um lado, o homem tem mais facilidade em obter sua comida, mas, por outro, enfrenta os problemas de ingerir produtos industrializados. Na adolescência, os fatos de maiores impactos no comportamento alimentar são a aparência e a saúde. Muitos jovens sofrem de obesidade, e outros, buscam a magreza de forma excessiva. A fim de conscientizá-los, a autora Dinah Sales de Oliveira lançou em 2017 o livro "Já pra mesa! Vamos falar sobre alimentação?".

Com um olhar multifacetado, a obra da Editora Moderna, apresenta inicialmente aos seus leitores, uma breve história da comida e explica como a descoberta do fogo e a revolução industrial mudaram a alimentação humana. O livro expõe a diferença entre alimentos funcionais e orgânicos, alergia e intolerância alimentar, assim como traz as particularidades dos vegetarianos, os perigos dos agrotóxicos e da ingestão de altas doses de açúcar durante o dia, o uso de suplementos e anabolizantes, entre outros.

A obra também fala aos jovens sobre modismo de dietas, a importância do exercício físico, os distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, os problemas decorrentes do sedentarismo e obesidade, a importância da pirâmide alimentar, como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) etc. Há também uma entrevista com uma nutricionista, que dá dicas de alimentação equilibrada para os jovens. Finalizando o título, Dinah Sales de Oliveira comenta sobre o desperdício de comida, tendo em vista a fome que assola vários lugares do mundo.

Essa é mais uma obra da coleção Informação e Diálogo que propõe a discussão de temas atuais entre jovens de 11 a 14 anos. As composições dessa série são em formato de almanaque e trazem uma linguagem leve e divertida, especialmente pensada para que os pré-adolescentes sejam estimulados a buscar mais informações sobre os temas abordados.

Sobre:

As autoras

Dinah Sales de Oliveira é jornalista e escritora. Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trabalhou como correspondente e freelancer em jornais e revistas; dirige a Brasil Expressa Comunicação desde 1997, empresa que presta serviços de assessoria de imprensa e comunicação corporativa.

Januária Cristina Alves, responsável pela coordenação pedagógica da obra, é jornalista e mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP-SP). É também infoeducadora e autora de mais de 40 livros para crianças e jovens.

Moderna

A Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem