NOVO LIVRO DE RICARDO RAMOS FILHO, MARIA VAI COM POUCAS, FALA SOBRE DÚVIDAS E ANSEIOS DE UNIVERSO ADOLESCENTE


A Editora Moderna apresenta o novo livro do Ricardo Ramos Filhos, que mostra o mundo de Maria, uma jovem de 15 anos. De maneira instigante e divertida, ela compartilha em um blog seus poemas e textos sobre anseios, pensamentos e críticas. Ela vive na esperança de que um dia seus leitores entendam finalmente que a Maria dos textos não é a mesma Maria da vida real. Indicado para adolescentes a partir de 13 anos, a obra trata de temas como superação, vida familiar e social, direitos da criança e do adolescente e educação.

Maria Vai Com Poucas convida o leitor a participar de seu mundo, quando expõe com extrema sensibilidade momentos de quando chora de dor, quando seu cachorro deixa de respirar no seu colo, quando olha nos olhos do primeiro namorado, quando anuncia aos pais adotivos que gostaria de conhecer a mãe biológica, quando leva seu primeiro "pé na bunda", quando desiste de ser médica porque não aguenta ver sangue. E dessa forma, o livro conquista uma simpatia pela garota, que toda cheia de citações, não para de se questionar sobre o mundo, de se fazer perguntas, mesmo que isso lhe renda um tantinho de melancolia e uma ou outra inimizade.

Com as interações de Maria e seus pequenos dilemas com a família, com a escola, com o namorado, além de seus belos textos do blog de Maria, o autor Ricardo Ramos Filho expõe em uma prosa, que hora oscila entre o lirismo e a ironia, sempre jogando com a sonoridade das palavras.

No decorrer da história, é possível encontrar referências a canções da Música Popular Brasileira e dos Beatles, além de outras obras literárias. Maria, ao mesmo tempo que pertence ao mundo contemporâneo, escrevendo no blog, assistindo a séries americanas e escutando canções no ipod, se mostra crítica desse mesmo mundo, se recusando a ir com as outras como não tivesse pensamento próprio.

Ao ler a obra Maria Vai Com Poucas, o leitor poderá ir além do universo virtual e acompanhar as diversas descobertas de Maria. Confira!

Sobre o autor

Ricardo Ramos Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 1954, mas aos quatro anos mudou-se com a família para São Paulo, de onde nunca mais saiu. Filho e neto de escritor, desde menino viveu intensamente o universo dos livros. Ricardo tem livros editados no Brasil e no exterior (Portugal e Estados Unidos). Tem mestrado e doutorado em Letras no Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP. Desenvolve pesquisa na área de literatura infantil e juvenil, ministra diversos cursos e oficinas literárias, é vice-presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE), São Paulo, foi jurado em diversos prêmios literários e, curiosamente, possui graduação em Matemática pela PUC-SP.

Ficha técnica

Título: Maria vai com poucas

Autor: Ricardo Ramos Filho

Ilustrações: Aldo Tonelli

Páginas:136

Preço sugerido: R$ 53


Sobre a Editora Moderna

A Editora Moderna edita, publica e distribui livros didáticos, de literatura e materiais de apoio pedagógico desde 1968, sendo líder no mercado brasileiro. Em 2001, passou a integrar a Santillana, grupo editorial e de educação presente em 22 países. Visando contribuir para o desenvolvimento educacional e cultural do país, a Moderna investe constantemente em pesquisas etecnologia e está na vanguarda na oferta de conteúdos educativos inovadores e de alta qualidade para instituições de ensino públicas e privadas. Também apoia a formação de professores e gestores, com a realização de cursos, oficinas e seminários gratuitos e a disponibilização de obras de referência para fomentar reflexões e políticas públicas em prol da melhoria da qualidade do ensino. Ainda contribui com projetos sociais de fomento à educação e à cultura, em parceria com a Fundação Santillana e outras entidades do setor.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem