OSWALDO MONTENEGRO LANÇA SEU 4º FILME, A CHAVE DO VALE ENCANTADO


O novo longa-metragem de Oswaldo Montenegro, "A Chave do Vale Encantado", será lançado com exclusividade no dia 10 de abril, às 17h, em seu canal do YouTube (youtube.com/oswaldomontenegro). A pré-estreia acontece no dia 7 de abril, às 18h, no cine Belas Artes, em São Paulo, com entrada franca.

O diretor, que teve sucesso ao lançar o seu 3º filme da mesma forma ("O Perfume da Memória", hoje com mais de sete milhões de visualizações pelo mundo), decidiu repetir a fórmula e disponibilizar, gratuitamente, sua obra para o público.

"A Chave do Vale Encantado" recebeu os prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular e pelo Júri Técnico, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino no Festival de Cinema e Vídeo dos Sertões.

Sobre sua avant-première no Festival de Cinema de Gramado, o crítico de cinema Éderson Nunes escreveu: "Algumas pessoas estavam às lágrimas e não cansaram de elogiar o filme, que também foi aplaudido pelo público em pé".

"A Chave do Vale Encantado" é uma adaptação, para o cinema, do livro "O Vale Encantado", que Montenegro escreveu na década de noventa e foi premiado e indicado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para ser adotado nas escolas.

Divertida e emocionante, a película propõe uma desconstrução dos icônicos personagens dos contos de fada: Robin Hood, Rapunzel, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, Príncipe, Bruxa, Fada Azul, Papai Noel, Gigante, Pequeno Polegar, Pinóquio e outros.

Um infantil para adultos ou um filme adulto com censura livre, "...o longa-metragem emocionou crianças e adultos com uma narrativa leve, musical e muito bonita", escreveu o crítico Tadeu Elias, que continuou: "Tem tudo o que é necessário para reunir a família na frente da tela".

"A Chave do Vale Encantado" é uma aposta no afeto, no entendimento entre as pessoas como única chance pra nós", afirma o diretor, que também assina roteiro e trilha musical, além de narrar a história. "Todos do Vale Encantado discordam, lutam por suas ideias, mas não há julgamento moral, nem perda de carinho. Isso não deixa de ser uma analogia ao momento em que estamos vivendo", conclui.

Rodado em Visconde de Mauá/RJ e na capital carioca, sem verba incentivada, o filme teve o patrocínio da empresa Log Frio.

Sobre a história:

Vale Encantado é um lugar mágico, onde moram os personagens do Mundo da Fantasia. Ali, eles levam uma vida normal: Branca de Neve é apaixonada pelo Dunga. Rapunzel é a distraída do "Reino". Lobo Mau bajula a Vovó e se diverte com a Chapeuzinho Vermelho. Robin Hood é superado por Lady Marian em brincadeiras de lutas de espada...

Cada vez que uma criança do mundo real dorme, os personagens são convocados para entrar em seu sonho e, aí sim, interpretar as aventuras como a gente conhece. Quando a criança acorda, eles voltam para o Vale, para seu cotidiano.

O único que possui a chave do Vale Encantado e conhece nosso mundo fora dos sonhos é o Papai Noel, que vem trazer os presentes no Natal. Sem explicar a razão, ele proíbe os personagens de virem até aqui e isso gera um grande conflito.

filme aborda o que sentiriam essas figuras míticas se olhassem para o mundo em que vivemos. Ao mostrar diferenças entre o mundo da fantasia e o mundo real, a história ganha contornos de crítica social: no Vale Encantado, o velho Gepeto é tratado com carinho e respeito, já no nosso mundo, idosos são abandonados em asilos ou sofrem maus tratos. Enquanto o Pequeno Polegar leva uma vida de aventuras e afeto, crianças de nossas ruas são apáticas e passam fome.

Recheada de arquétipos, "A Chave do Vale Encantado" é uma obra que vai aproximar os pais dos filhos.

"Com participação da voz marcante de Fernando Mansur, o longa tem muito humor e algumas transgressões". Taiani Mendes. Site TERRA.

Ficha Técnica

Música, Roteiro, Narração e Direção: Oswaldo Montenegro

Voz das chamadas: Fernando Mansur

Produção Executiva e Assistência de Direção Artística - Madalena Salles

Direção de Produção - Ya! Produções

Direção de Fotografia - Ian Ruas

Direção de Arte e Figurinos - Teca Fichinski

Montagem - André Índio e Oswaldo Montenegro

Colorização - Fabrício Batista

Finalização de Som, Mixagem, Desenho de Som - Tiago Picado

Maquiagem - Ancelmo Saffi

Elenco: Rafael Canedo, Deto Montenegro, Madalena Salles, Kamila Pistori, Renan Biduti, Yan Montenegro, Paula Ferrari, Marília Viana, Rodrigo Sestrem, Jorge Thibaut, Zé Alexandre, João Reis, Bruna Chiaradia, Luana Vieira, Fernanda Souto, Tchello Palma, Paulo Branco e Yuri Pitanga.

Classificação: LIVRE.

SERVIÇOS:

Pré-estreia do filme "A Chave do Vale Encantado", com a presença do diretor, Oswaldo Montenegro, e elenco.

Data: 07/04 (domingo)

Local: Cine Belas Artes.

End.: R. da Consolação, 2423 - Consolação, São Paulo – SP.

Telefone: (11) 2894-5781

Hora: 18h

Entrada franca. Sujeito à lotação.

Lançamento do filme:

Data: 10/04 (quarta-feira)

Foto/crédito: Sabrina Duarte – Legenda: O diretor em uma das locações do filme.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem