PROVENCE PROMOVE JANTAR COM NOVA GERAÇÃO DE CHEFS BAIANOS


Provence Cottage & Bistrô, pousada de charme em Monte Verde (MG), será palco, no dia 27 (sábado), a partir das 20h30, do jantar Minas com Bahia, no qual o chef Ari Kespers recebe três ícones da nova culinária baiana: Marina Sabino, do Casa Marina (Barreiras), cuja base da cozinha está fincada nos ingredientes do Cerrado do estado, e Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem (Salvador), que promovem uma fusão de ingredientes baianos pouco conhecidos em receitas contemporâneas.
“Marina, Fabrício e Lisiane reúnem hoje o que de novo se pesquisa sobre os novos caminhos da culinária baiana. Todos têm um intenso trabalho com ingredientes típicos regionais. Vamos trazer um pouco desta riqueza para a minha cozinha, que também tem uma proposta semelhante, mas com um viés voltado à Mantiqueira”, diz Kespers.
O menu abrirá com três entradas: peixe curado, crispy de milho, batata-doce roxa, ají e coco; hommus de cenoura, truta defumada e maça; minipomba de maroto recheada com bode guisado e vinagrete de biri-biri. Os principais: surubim com crosta de buriti e emulsão de cagaita; porco-surpresa da Mantiqueira; e carne-de-sol, ravióli de abóbora, quiabo e espuma de queijo. Confeiteira, Lisiane encerra o jantar com duas de suas criações.
“Vamos fazer um jantar inspirado na diversidade brasileira. É o encontro de duas Bahias, a do litoral e a do Cerrado, que já conversam entre si. E é essa Bahia múltipla que irá para Minas neste jantar. Estou bastante empolgada”, avisa a chef Marina Sabino.
Já o chef Fabrício Lemos acredita que a valorização da cozinha simples, orgânica e que valoriza os ingredientes é o principal elo desta geração de novos cozinheiros brasileiros. “Resgatamos nossas raízes, voltamos ao uso de ingredientes que não estavam mais no nosso dia-a-dia, a um produto bom, limpo e justo”, completa Fabrício.
Sobre os chefs
Ari Kespers – Nascido em Jundiaí (SP), o chef Ari Kespers é autodidata. Antes do bistrô Provence, na serra mineira, aberto em 2010, foi proprietário do restaurante Sal da Terra (em Jundiaí). O encontro com Minas trouxe um novo norte para sua cozinha, baseada em produtos sazonais. Ari foi eleito um dos 50 melhores chefs do país pelo Guia Quatro Rodas 2015. No mesmo ano, representou Minas no evento Cozinhando com Palavras, no Salão do Livro de Paris, onde participou do lançamento do livro Le Brésil de Minas Gerais. Em 2016, também participou da Feira de Livro de Frankfurt, na Alemanha. Em Monte Verde, além do bistrô, comanda a pousada ProvenceCottage, ao lado de seu sócio, Whitman Colerato.
Fabrício Lemos – Natural de Salvador, morou 13 anos nos Estados Unidos onde se formou pela escola de gastronomia Le Cordon Bleu. Trabalhou no exterior em diversos restaurantes da rede de hotéis Ritz Carlton. Retornou para Salvador disposto a disseminar a gastronomia local e evoluí-la. Depois de uma rápida passagem pelo Restaurante Mistura, em Itapuã, criou o conceito da cozinha do Al Mare (eleito em 2014 como melhor Restaurante de Peixes e Frutos do Mar de Salvador), onde fez um menu mais sutil em sabores e sofisticado na apresentação, o que lhe rendeu o título de Chef do ano pela Revista Veja Comer & Beber Salvador em 2014. No Ano de 2015, como chef do restaurante Amado, foi eleito o melhor restaurante de Frutos do Mar do Brasil pela revista Gula. No mesmo ano, ganhou pela Revista Prazeres da Mesa o título de Chef Revelação do Brasil e o Amado como melhor Restaurante do Nordeste
Lisiane Arouca – Formada em Gastronomia pela Estácio Bahia e no curso de Chef de Cozinha pelo Senac, trabalhou em restaurantes de Salvador como chef confeiteira, assinando sempre o cardápio de sobremesas. Foi sócia proprietária do 4Chef’s por quatro anos, empresa especializada em confeitaria personalizada, onde pode misturar suas duas grandes paixões, a arte e o açúcar.
Marina Sabino – Nascida em Barreiras, no Oeste da Bahia, a chef Marina Sabino, 32 anos, deixou sua cidade natal na adolescência para terminar os estudos em São Paulo. Na capital paulista, formou-se em Engenharia de Alimentos, mas sua paixão pela culinária levou-a às salas do Senac Santo Amaro, onde se pós-graduou em Cozinheiro Chef Internacional. Após trabalhar em restaurantes da cidade, partiu para uma temporada em um navio de cruzeiro no Mediterrâneo e Mar do Norte. De volta a São Paulo, trabalhou em restaurantes e estagiou com o chef Laurent Suaudeau. Há cinco anos, retornou para sua cidade natal e em 2016 abriu seu restaurante, Casa Marina, onde apresenta um menu sazonal de culinária brasileira a partir de pesquisas com ingredientes e produtores da região. Em 2018, participou do The Taste Brasil 4 (time André Mifano), do GNT.

Minas com Bahia – Jantar em oito etapas assinado pelos chefs Fabrício Lemos, Lisiane Arouca, Marina Sabino e Ari Kespers. No dia 27 de abril, sábado, a partir das 20h30. Local: ProvenceCottage & Bistrô, Rua Cedrus Libani, 380, Monte Verde, Camanducaia, MG. Tel.: 55 (35) 3438-1467. Aberto ao público mediante reserva por telefone. Valor do menu-degustação por pessoa: R$ 287 (sem harmonização) e R$ 395 (harmonizado).
Fotos/Legenda: Hommus de cenoura, truta defumada e maça (foto Marco Pinto); peixe curado, crispy de milho, batata-doce roxa, ají e coco (foto Tomás Rangel) Surubim em crosta de buriti com emulsão de cagaita (foto Helena Omena); Provence Cottage & Bistrô (foto Marco Pinto)

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem