Que o café
é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, ninguém duvida. Só em 2018,
o consumo mundial de café alcançou a marca de 158,6 milhões de sacas, e os
brasileiros ocupam o terceiro lugar no ranking de países que mais consomem a
bebida, segundo dados do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).
Para celebrar o Dia Internacional do Café, comemorado no dia 14 de abril, a
Fanato, operadora de turismo especializa experiências incríveis, montou um
roteiro especialmente para todos os amantes da “sagrada” bebida.
Confira
alguns países mais renomados na arte desse líquido tão requisitado em todo o
mundo.
Colômbia
O café
colombiano é famoso por ser um dos melhores que existe no mundo. Sua colheita é
feita manualmente e só utiliza-se apenas melhores grãos para a fabricação do
café.
Conhecido
como maior produtor de café do mundo, desde a década de 1920, o país recebeu da
União Europeia o status de região geográfica protegida em 27 de setembro de
2007. Essa indicação foi dada a 100% de café arábica cultivada nas plantações
colombianas. Os grãos têm, geralmente, um aroma frutado, doce e com algum toque
cítrico, e até mesmo notas de coco – alguns dizem que esse café é também
conhecido como um dos mais agradáveis e macios na boca.
Itália
A bebida
faz parte da identidade cultural do país, e se mistura com as demais
características das regiões para dar origem a variações a como Cappuccinos e
Mocaccinos, hoje facilmente encontradas em qualquer lugar do mundo. Ou seja!
São excelentes experts na arte de preparar a bebida.
Etiópia
É, por
muitos, considerado o berço do café. Há dados que reforçam que metade da
produção anual (6,5 milhões de sacas) é consumida no próprio país, tendo
aproximadamente 3,5 milhões de sacas exportadas. Há, claro, grandes
propriedades privadas de produção de café para venda comercial, porém, a
maioria dos agricultores são pequenos produtores familiares, e os pés de café
crescem em torno de sus casas, diferente do que imaginamos como campos
agrícolas. Um “ritual” muito conhecido na Etiópia é a Cerimônia do Café. Nele
os grãos são selecionados, lavados, torrados em fogo à lenha e moídos na hora,
utilizando utensílios e processos ancestrais para sua preparação. E tudo isso
acontece em um ambiente decorado com folhas e perfumado com incenso, onde todos
se sentam ao redor de um altar contendo os instrumentos que serão usados na
cerimônia. Vestida com trajes típicos, a chamada “senhora do café” é a
responsável pela preparação da bebida, já que apenas mulheres podem realizar o
ritual. O perfume resultante da torra do café se mistura ao incenso e preenche
o ambiente, trazendo uma sensação de paz e felicidade e criando uma conexão
entre todos.
Quênia
O país é
considerado uma potência na produção da bebida. O café é tido como um símbolo
do país e existem, inclusive, diversas visitas temáticas para turistas que
buscam conhecer mais da bebida ao visitar o país. Ele é produzido em uma região
montanhosa, de solo vulcânico. E cerca de 2/3 do café queniano são produzidos
por pequenos produtores, que se reúnem em cooperativas que permitem beneficiar
e comercializar o grão. Além do solo, o clima da região montanhosa do Quênia,
mais ameno e com sol forte, influencia na produção de um café extremamente
saboroso.
Havana, Cuba
O expresso
cubano é uma bebida típica do país e surgiu depois da importação das primeiras
máquinas de café italianas. Ao sabor forte do café, os cubanos acrescentam a
doçura do açúcar amarelo, adicionado à bebida no meio do processo de infusão.
Outra opção é o “Café com Leche”, mistura de café com leite condensado.
Brasil
Claro que o
nosso café não poderia ficar de fora dessa lista. O produto que impulsionou a
economia, e até mesmo a política, durante séculos, e que está sempre presente
na vida, e na mesa, do brasileiro é classificado em 3 categorias: o extraforte,
o tradicional e o forte, que recebem características distintas de acordo com o
perfil de torra do grão.
Agora, é só
fazer as malas e partir para provar os melhores cafés do mundo.
Para viver essa
(e outras) experiência(s), entre em contato com Fanato: +55 11 2495-1231, fanato@fanato.com.br
Website: www.fanato.com.br
Sobre
a Fanato
Com quase
uma década de história, a Fanato é uma
operadora que se diferencia no mercado por apresentar um modelo completo para o
cliente, contemplando três marcas com foco no turismo de experiência.
A unidade
Sports leva o fã de diversas modalidades esportivas para conhecer os times e
acompanhar os campeonatos, além de participações em corridas e outros eventos
esportivos). Já a operação de Incentive é voltada para o público corporativo,
reconhecida por ações de inovação para que as possam oferecer destinos
customizados para os seus colaboradores, como formas de incentivo, com
assessoria 24 horas por dia. A Live organiza diferentes de viagens para todos
os destinos possíveis e de acordo com o estilo de vida do viajante: são
experiências com foco em gastronomia, autoconhecimento e religiosidade,
arquitetura e história, universo geek, festas ao redor do mundo, cursos no
Exterior, natureza e ações voluntárias. A Fanato também se destaca pelo
desenvolvimento de um programa social voltado a crianças e adolescentes em
situação de risco ou vulnerabilidade social. Trata-se do o Loop, que promove
encontros, passeios e viabiliza sonhos para quem é assistido por entidades
sociais.
Fonte/Foto-reprodução/divulgação:
Assessoria de Imprensa
Postar um comentário