domingo, 14 de abril de 2019

VIRTUOSO COMEMORA 20 ANOS NO BRASIL COM PESQUISA EXCLUSIVA SOBRE O PERFIL DO VIAJANTE DE LUXO BRASILEIRO E TENDÊNCIAS DO SEGMENTO



Este ano, a Virtuoso, rede global de agências de experiências e viagens de luxo, completa 20 no Brasil. Para marcar a ocasião, a empresa conduziu uma nova pesquisa com os consultores de viagens das agências afiliadas no país a fim de descobrir preferências, hábitos e tendências em viagens para clientes de alto padrão.

Uma das descobertas da pesquisa é que o mercado de viagens está confiante em relação à expectativa de vendas para 2019. Entre as agências ouvidas, 94% preveem um aumento nas vendas, com 68% indicando crescimentos na casa dos dois dígitos. Outro aspecto levado em consideração para a pesquisa foi o cenário político brasileiro: enquanto 31% dos respondentes apontaram que a atual administração não está afetando os planos de viagens, uma maioria de 58% acredita que o novo governo impactará de forma positiva a indústria de viagens. De modo geral, a percepção é de que as mudanças políticas não têm um alto impacto no mercado de viagens de luxo.

De acordo com consultores das Agências Virtuoso, essas são as principais tendências de viagens:

Principais atividades em viagens gastronômicas

1. Alta gastronomia
2. Tour por vinícolas / degustação de vinhos
3. Visitar mercados locais
4. Degustar especialidades locais
5. Jantar na "Mesa do Chef"

Viajantes brasileiros de alto padrão têm buscado cada vez mais experiências gastronômicas como forma de descobrir a cultura local. A alta gastronomia figura no topo da lista das atividades, seguida por visitas à vinícolas e degustação de vinhos em segundo lugar, e visitas a mercados locais em terceiro. Fecham a lista a degustação de especialidades locais e jantar na "mesa do chef", respectivamente em quarto e quinto lugares, o que corrobora o interesse em se conectar à cultura local por meio de experiências culinárias.

Principais Nichos de Viagens Femininas

1. Viagens de bem-estar
2. Imersão cultural
3. Viagens de comemoração
4. Viagens em família
5. Estadias em resorts de praia

As Agências Virtuoso também apontaram experiências que têm surgido no nicho de viagens femininas, seja com mulheres viajando sozinhas ou em grupos de mulheres. Viagens de bem-estar lideram a lista, seguidas por experiências de imersão cultural e viagens de comemoração, em segundo e terceiro lugar. Em quarto lugar, viagens em família denotam um interesse em atividades voltadas a estreitar laços familiares, como as relações de mãe/filha, irmãs, primas ou mesmo viagens com família estendida. Por último, estadias em resorts de praia completam o ranking de atividades mais procuradas pela clientela feminina.

Cidades com alta taxa de visita e cidades alternativas para visitar

Veneza (Itália) | Bruges (Bélgica)
Barcelona (Espanha) | San Sebastián (Espanha)
Amsterdã (Holanda) | Bruxelas (Bélgica)
Mumbai (Índia) | Sri Lanka
Hanoi (Vietnã) | Luang Prabang (Laos)

A pesquisa também pediu que os consultores das agências afiliadas apontassem sugestões criativas de cidades que pudessem ser visitadas como alternativa às cinco cidades mais visitadas do mundo. A maioria das alternativas são cidades fora dos circuitos habituais: Bruges, na Bélgica, aparece no topo da lista como alternativa à Veneza (Itália), cidade mais visitada do mundo. Em segundo lugar, San Sebastián é a única alternativa localizada no mesmo país da cidade que substitui: Barcelona, na Espanha. A Bélgica figura novamente no ranking com Bruxelas sendo a alternativa apresentada a Amsterdã, na Holanda. Por fim, a lista é encerrada pelo Sri Lanka como alternativa a Mumbai, na Índia, em quarto lugar, e Luang Prabang (Laos) substituindo Hanoi (Vietnã).

Por fim, a pesquisa também detectou um aspecto interessante: os brasileiros estão aproveitando todas as oportunidades que possam se transformar em viagens, como feriados prolongados de três a quatro dias. A maioria dos clientes (46%) optam por destinos internacionais próximos, que requeiram voos de poucas horas, como Buenos Aires (Argentina), ao passo que 31% preferem viagens domésticas em voos curtos e 14% escolhem visitar destinos que possam acessar por via rodoviária.

Sobre a Virtuoso

Virtuoso é a rede líder de agências especializadas em viagens e experiências de luxo. Mais de 1.000 agências, que integram a rede apenas mediante convite, reúnem mais de 20.000 consultores de viagem em mais de 50 países por toda a América do Norte, América Latina, Caribe, Europa, Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio. A Virtuoso conta com um portfólio que engloba 1.800 dos melhores hotéis, resorts, cruzeiros, companhias aéreas, operadoras de turismo e destinos, proporcionando comodidades exclusivas, experiências únicas e acesso privilegiado aos clientes de alto padrão. Mais de US$ 26,4 bilhões em vendas anuais fazem da Virtuoso uma potência na indústria de viagens de luxo. Para mais informações, acesse www.virtuoso.com

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário