Este ano, a Virtuoso,
rede global de agências de experiências e viagens de luxo, completa 20 no
Brasil. Para marcar a ocasião, a empresa conduziu uma nova pesquisa com os
consultores de viagens das agências afiliadas no país a fim de descobrir
preferências, hábitos e tendências em viagens para clientes de alto padrão.
Uma das descobertas da pesquisa é que o mercado de viagens está confiante
em relação à expectativa de vendas para 2019. Entre as agências ouvidas, 94%
preveem um aumento nas vendas, com 68% indicando crescimentos na casa dos dois
dígitos. Outro aspecto levado em consideração para a pesquisa foi o cenário
político brasileiro: enquanto 31% dos respondentes apontaram que a atual
administração não está afetando os planos de viagens, uma maioria de 58% acredita
que o novo governo impactará de forma positiva a indústria de viagens. De modo
geral, a percepção é de que as mudanças políticas não têm um alto impacto no
mercado de viagens de luxo.
De acordo com consultores das Agências Virtuoso,
essas são as principais tendências de viagens:
Principais atividades em viagens gastronômicas
1. Alta gastronomia
2. Tour por vinícolas / degustação de vinhos
3. Visitar mercados locais
4. Degustar especialidades locais
5. Jantar na "Mesa do Chef"
Viajantes brasileiros de alto padrão têm buscado cada vez mais
experiências gastronômicas como forma de descobrir a cultura local. A alta
gastronomia figura no topo da lista das atividades, seguida por visitas à
vinícolas e degustação de vinhos em segundo lugar, e visitas a mercados locais
em terceiro. Fecham a lista a degustação de especialidades locais e jantar na
"mesa do chef", respectivamente em quarto e quinto lugares, o que
corrobora o interesse em se conectar à cultura local por meio de experiências
culinárias.
Principais Nichos de Viagens Femininas
1. Viagens de bem-estar
2. Imersão cultural
3. Viagens de comemoração
4. Viagens em família
5. Estadias em resorts de praia
As Agências Virtuoso também apontaram
experiências que têm surgido no nicho de viagens femininas, seja com mulheres
viajando sozinhas ou em grupos de mulheres. Viagens de bem-estar lideram a
lista, seguidas por experiências de imersão cultural e viagens de comemoração,
em segundo e terceiro lugar. Em quarto lugar, viagens em família denotam um interesse
em atividades voltadas a estreitar laços familiares, como as relações de
mãe/filha, irmãs, primas ou mesmo viagens com família estendida. Por último,
estadias em resorts de praia completam o ranking de atividades mais procuradas
pela clientela feminina.
Cidades com alta taxa de visita e cidades alternativas para
visitar
Veneza (Itália) | Bruges (Bélgica)
Barcelona (Espanha) | San Sebastián (Espanha)
Amsterdã (Holanda) | Bruxelas (Bélgica)
Mumbai (Índia) | Sri Lanka
Hanoi (Vietnã) | Luang
Prabang (Laos)
A pesquisa também pediu que os consultores das agências afiliadas
apontassem sugestões criativas de cidades que pudessem ser visitadas como
alternativa às cinco cidades mais visitadas do mundo. A maioria das alternativas
são cidades fora dos circuitos habituais: Bruges, na Bélgica, aparece no topo
da lista como alternativa à Veneza (Itália), cidade mais visitada do mundo. Em
segundo lugar, San Sebastián é a única alternativa localizada no mesmo país da
cidade que substitui: Barcelona, na Espanha. A Bélgica figura novamente no
ranking com Bruxelas sendo a alternativa apresentada a Amsterdã, na Holanda.
Por fim, a lista é encerrada pelo Sri Lanka como alternativa a Mumbai, na
Índia, em quarto lugar, e Luang Prabang (Laos) substituindo Hanoi (Vietnã).
Por fim, a pesquisa também detectou um aspecto interessante: os
brasileiros estão aproveitando todas as oportunidades que possam se transformar
em viagens, como feriados prolongados de três a quatro dias. A maioria dos
clientes (46%) optam por destinos internacionais próximos, que requeiram voos
de poucas horas, como Buenos Aires (Argentina), ao passo que 31% preferem
viagens domésticas em voos curtos e 14% escolhem visitar destinos que possam
acessar por via rodoviária.
Sobre a Virtuoso
A Virtuoso é a rede líder de
agências especializadas em viagens e experiências de luxo. Mais de 1.000
agências, que integram a rede apenas mediante convite, reúnem mais de 20.000
consultores de viagem em mais de 50 países por toda a América do Norte, América
Latina, Caribe, Europa, Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio. A Virtuoso conta com um portfólio que engloba 1.800 dos
melhores hotéis, resorts, cruzeiros, companhias aéreas, operadoras de turismo e
destinos, proporcionando comodidades exclusivas, experiências únicas e acesso
privilegiado aos clientes de alto padrão. Mais de US$ 26,4 bilhões em vendas
anuais fazem da Virtuoso uma potência na
indústria de viagens de luxo. Para mais informações, acesse www.virtuoso.com
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário