ECONOMIZAR CONHECENDO SEUS GASTOS E QUANTO PAGA DE IMPOSTO É PROMESSA DE APLICATIVO


Protagonista em assuntos que estão diretamente ligados ao cotidiano do cidadão e contribuinte brasileiro, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT criou o aplicativo Citizen – Cidadão Contribuinte. O aplicativo, disponível nas plataformas Android e iOS, permite aos usuários o controle de gastos por meio do registro das notas fiscais eletrônicas, revelando-lhes com o que gasta (cidadão) e quanto paga de tributos (contribuinte).

“Diferente dos aplicativos das instituições financeiras e outros, no Citizen o usuário não precisa inserir seus dados pessoais, como número do CPF ou endereço. O objetivo da ferramenta é auxiliar o usuário no controle e gerenciamento de seus principais gastos, ordenando as compras por data, valor, preço unitário, estabelecimento, categoria e identificando a carga tributária embutida em cada mercadoria”, conta o presidente do conselho superior do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.

Na prática

O Citizen funciona de maneira simples e prática: após baixar o aplicativo e fazer o cadastro inicial, o usuário faz a leitura do QR Code da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou do código de barras do DANFE da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) de cada compra, podendo também lançar notas fiscais de meses anteriores. Por meio do app é possível controlar os gastos por categoria, data, valor total, estabelecimento onde comprou e pesquisar a evolução do valor unitário de cada bem ou mercadoria. Após seis meses de uso constante, registrando compras em supermercados, farmácias, lojas, postos de combustíveis e restaurantes, o aplicativo identifica a inflação do usuário.

“Através do aplicativo, o cidadão acompanha os seus gastos e compara o preço das mercadorias adquiridas, identificando os melhores estabelecimentos para comprar”, esclarece Amaral.

Outra facilidade do Citizen é que, independente da maneira utilizada para pagar as suas compras (dinheiro, crédito, débito, vale refeição ou alimentação), apenas a nota fiscal é necessária para alimentar o seu aplicativo, sem precisar ficar monitorando diversas ferramentas de controle de gastos.
A meta do Citizen é que 4 mil pessoas façam a instalação e o uso do aplicativo todos os meses.

Sobre o IBPT

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT atua desde 1992 na área de inteligência tributária ao realizar pesquisas, estudos e análises para gerar conhecimento e esclarecer a população sobre o complexo sistema tributário brasileiro. Ao mesmo tempo, vem transmitindo informações e dando consultoria estratégica sobre carga tributária setorial, implementando sistemas de governança tributária e desenvolvendo ferramentas e métodos a fim de incrementar a lucratividade das empresas. Seus projetos sociotecnológicos tem ampla utilização, como o IMPOSTÔMETRO, DE OLHO NO IMPOSTO, LUPA NAS COMPRAS PÚBLICAS e EMPRESÔMETRO.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: http://www.ibpt.org.br ou pelo telefone (41) 2117-7300.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem