O
franchising brasileiro tem se tornado cada vez mais sólido, sendo uma opção
segura de investimento para quem já tem experiência no ramo dos negócios mas,
também, para os novos empreendedores. Entretanto, há ainda quem tem receio de
investir o dinheiro acumulado em uma franquia.
Costumo dizer que o medo faz parte do negócio, acredito até que nos deixa
mais atento aos mínimos detalhes para que a aquisição seja da melhor forma e
que os benefícios alcancem o esperado. Em pesquisa recente, divulgado esse ano
pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, em comparação com 2017, o
desempenho do setor de franquias se mantém em crescimento expressivo,
apresentando um crescimento de 7% no faturamento. Isso significa que os índices
de confiança na economia acompanham essa retomada.
Mas, para se certificar de qual franquia investir, a análise deve ser mais
aprofundada levando em consideração alguns indicadores importantes para o
sucesso dos negócios. Exemplificando, o ponto de partida inicia-se em:
análise de mercado e estudo sobre a rede franqueadora.
Análise de mercado. Liste os segmentos de mercado que
tenha identificação e dentro dessa lista, avalie os que têm se destacado nos
últimos anos. Pense também fora da caixa, avalie ramos que possam agregar valor
e proporcionar uma atuação contundente, considere as mudanças de hábitos da
sociedade.
O setor de serviços, por exemplo, tem impulsionado o franchising com
modelos de negócios diversificados, que atendem às necessidades de novos
franqueados, com lojas em praças alternativas e não apenas com o tradicional,
com unidades na rua. Costumam apresentar também, formato mais enxutos que,
inclusive, facilitam a expansão para que o franqueado torne-se um
multifranqueado, podendo abrir uma unidade no mesmo endereço, no modelo store
in store.
O ramo de limpeza e conservação, no qual se enquadram as lavanderias, tem atuado significativamente para acompanhar as
oportunidades de crescimento, indo de acordo à mudança de comportamento
população. A última pesquisa da ABF sobre o desempenho em 2018 descreve que
esse segmento apresentou uma variação de cerca de 5% no número de novas
unidades em relação a 2017. Muitas famílias têm optado por terceirizar o
serviço de limpeza de roupas em lavanderias, seja
por conta da diminuição das áreas de serviço, sustentabilidade e economia de
água, somado ao fato de aproveitar o tempo livre em momentos de lazer.
Dentro dessa análise de mercado, pondere também se há necessidade de
estoque de produtos, como ocorre em segmentos de alimentação. Uma facilidade
encontrada no ramo de serviços é que o fluxo permite uma rotatividade maior e
sem a possível perca de produtos.
Nesse tópico, por fim, analise também se está apto para gerir os negócios
no ramo, apesar da rede franqueada oferecer todo o suporte, há casos em que é
necessário algum conhecimento do serviço, e há casos que não. Em redes de lavanderias é muito comum o empreendedor não ter
experiência. Na QualityLavanderia, por exemplo, 90%
dos proprietários de lojas nunca atuaram antes no segmento de lavanderias se conseguem se desenvolver no ramo com os
treinamentos. Para verificar se o potencial investidor se adaptará no ramo, as
franqueadoras realizam análises de perfis, pois mais importante do que a
experiência são os indícios do potencial investidor.
Estudo sobre a rede franqueadora. Uma franquia é
resultado de conhecimento adquirido há anos. Nesse caso, a franqueadora projeta
todo o negócio e, em vezes, abre franquias próprias que testam a reação dos
públicos. Por isso, ao investir em uma franquia, você não investe apenas no negócio
propriamente dito, mas sim em um compilado de estudos e serviços que garantem
que o negócio seja seguro.
Atente-se ao histórico da franqueadora e aos anos de atuação. O
retrospecto e os resultados divulgados são garantias de que a empresa tem um
plano de negócio solidificado e que o apoio aos franqueados é contínuo.
Um fato importante é que a ABF chancela anualmente as marcas que
apresentam o melhor desempenho nessa relação entre franqueado e franqueadora,
medindo a qualificação da assistência e práticas de trabalho das franqueadoras,
de acordo com o tempo de atuação e tamanho da rede. Quanto mais selos,
significa que melhor essa relação e, mais do que isso, que há reais
oportunidades de expansão aos franqueados. Nesse quesito, a QualityLavanderia possui 13 Selos de Excelência em
Franchising. Isso indica que o plano de negócios traçado é efetivo e atende às
expectativas, além de qualificar o desempenho operacional, ou seja, sinaliza
que os treinamentos agregam nos serviços prestados.
Citando os treinamentos, considere as redes que incluem todos os fatores
para se gerir o negócio com segurança, não só com atividades operacionais, mas
também com gestão de loja, de marketing e, evidentemente, dos aspectos
administrativos e financeiros. São de extrema importância esses fatores pois,
mesmo que o franqueado siga o plano traçado, ele precisa entender do que está
sendo feito.
Aplicar o dinheiro em um negócio sempre será algo que “tira o sono”, opte
por aplicar em negócios tendo esses indicadores apresentados como base inicial,
o resultado auxiliará na escolha ideal, minimizando os riscos com franquias
testadas e possibilitando atingir o sucesso.
* Claudia Coifman é gerente nacional de expansão e gestão de
lojas da Quality Lavanderia, rede há mais de 20 anos no mercado de
franchising.www.qualitylav.com.br/
Fonte/Foto-reprodução/divulgação:
Assessoria de Imprensa – Legenda: Claudia
Coifman - Gerente Nacional de Expansão e Gestão de Lojas do Grupo
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