A primeira
habilidade demonstrada desde o início da vida de uma empresa é a comunicação.
E uma das principais habilidades que devem ser desenvolvidas em profissionais
em qualquer idade, é a comunicação assertiva. Isso se deve porque na
prática, os profissionais que almejam se destacar no mercado atual precisam
saber transmitir informações com clareza, encorajar e manter bons
relacionamentos interpessoais e executar suas funções com habilidade,
eficiência e competência, a efetividade.
Em artigos
anteriores, falei sobre a comunicação levando
em consideração os seus diferentes aspectos. Agora,
irei tratar a comunicação assertiva, enquanto arte
que se direciona, flexiona e se expande internamente a empresa, sugerindo que
você leve em consideração uma publicação recente feita pelo New York Times, que
apontou o seguinte fato: 89% dos empregadores
consideram a competência em comunicação um
quesito fundamental para contratar e reter
colaboradores em seus quadros funcionais.
A arte em
questão pode ser comparada com um pitch.
Você sabe o que é um pitch? É um
termo americano muito utilizado por startups e em geral,
direcionado a possíveis investidores, visando apresentar-lhes uma proposta de
solução, um projeto ou mesmo, um problema que foi
identificado, visando despertar-lhes a atenção em
apenas um minuto.
Apesar de
parecer o contrário, um minuto é tempo
suficiente para que um profissional consiga ser
relevante e impactante, ou em outras palavras, para que
se comunique de maneira objetiva o suficiente, para que chegue onde deseja chegar, ou seja, acerte o alvo. Sendo assim, bastará a esse profissional manter,
no transcorrer de todos os segundos de seus horários comerciais, uma comunicação clara, concisa e coerente com a sua própria
postura, uma comunicação não verbal.
Isso não é o mesmo que dizer que
ele deva ser um bom orador, todavia, terá que se empenhar para desenvolver
em si e quem sabe, conseguir cultivar nos demais, premissas de: efetividade,
falar o certo no momento certo e para a pessoa certa, responsabilidade,
poder de persuasão e influência, ausência
de julgamentos, empatia e escuta
ativa, atenção e respeito aos sentimentos e
ideias alheias.
Segundo
outra pesquisa, desta vez efetuada pelo Project Management Institute Brasil (PMI),
há a informação de que 76% das 300 empresas
entrevistadas, definem a má comunicação interna, o motivo principal do fracasso nas diferentes atividades
propostas.
No meu
entender, o que ocorre é que muitas delas ainda
não realizaram, de fato, um processo de comunicação assertiva, o que acarreta em erros administrativos, por exemplo,
excesso de informações; poucos estímulos para envolvimentos
interpessoais, como trabalhos em equipe, e/ou estratégias viáveis e outra ideia
é personalizar mensagens de acordo com os diferentes níveis de entendimento de
seus colaboradores.
Empresas são feitas por pessoas que pensam e agem visando o interesse de outras pessoas. A consequência das falhas
comunicativas acarreta conflitos que impactam o desempenho
pessoal e a produtividade profissional, colocando a empresa em risco. Dessa
forma, a importância da comunicação assertiva para o público interno, encontra-se justamente para impedir
tais danos que, com ela, teriam grandes chances de serem evitados.
Sobre
Gutemberg Leite - Mestre em Ciências da Comunicação e Gestor de RH.
Mestre em
Ciências da Comunicação,
pós-graduado em Comunicação Jornalística pela
Faculdade Cásper Líbero e especialização em
"Novas Tecnologias da Comunicação"
pela Universidade da Flórida, Estados Unidos.
Pós-graduado em Administração com ênfase em Recursos
Humanos pela FECAP e em Direito Empresarial pela EPD–Escola Paulista de
Direito. Administrador de Empresas e Jornalista. Certificado em Coaching pelo
IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e em Mentoria Empresarial pela Valor
Empresarial. Iniciou a carreira em Recursos Humanos em 1969, tendo atuado em
empresas nacionais e multinacionais até 1982, em recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento organizacional. Em 1983,
fundou o Grupo Meta RH, empresa especializada
em serviços de recursos humanos. Coautor dos livros Ser+ inovador em RH, Gestão de pessoas e comunicação, da Editora Ser Mais e, com Fábio França, A comunicação como estratégia de Recursos Humanos, Editora
Qualitymark, em sua segunda edição.
Serviço
Manual
completo de empreendedorismo
Coordenação editorial: Alexandre Sita e Elissandro Sabóia
Literare Books International – 1ª edição – 440 páginas – 2018 – R$ 69,80
Formato: 16x23cm
ISBN: 978-85-9455-058-3
Fonte: Assessoria de Imprensa
Coordenação editorial: Alexandre Sita e Elissandro Sabóia
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