ÍCONES DA MPB HOMENAGEIAM SEIS DÉCADAS DE NASCIMENTO DO ARRANJADOR LINCOLN OLIVETTI EM SÉRIE DE TV


De Roberto Carlos a Sandy & Junior: é impossível nunca ter ouvido hits dessas lendas da música. Difícil é achar quem conhece o arranjador das faixas que chegaram ao topo das paradas musicais brasileiras nos últimos 40 anos. No aniversário de 65 anos de nascimento em 2019, Lincoln Olivetti tem sua vida e obra resgatada na série de TV ‘O Mago do Pop’ (teaser aqui), projeto póstumo com a participação direta do homenageado no pré-roteiro, na pesquisa e em depoimentos. A atração estreia no dia 7 de junho, às 22h, no canal por assinatura Music Box Brazil.

Vítima de um infarto em 2015, aos 60 anos, Lincoln não é um nome conhecido do grande público, mas, paradoxalmente, nenhum outro músico do país esteve tão presente no hit parade nacional. “Houve uma fase em que ele produzia 90% do que tocava no rádio. Isso era muita coisa”, conta o tecladista Jorjão Barreto. A afirmação explica o fato de Lincoln ter feito arranjos de alguns dos maiores sucessos de Rita Lee, Gal Costa, Roberto Carlos, Tim Maia, Jorge Ben Jor, As Paquitas, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Lulu Santos, Angélica, Moraes Moreira, Sullivan e Massadas, Sandra de Sá, Marcos Valle e Xuxa, entre centenas de outros artistas cujo único traço em comum foi ter trabalhado com “o mago do pop”.

Recluso, excêntrico, perfeccionista e obcecado pela música, Lincoln Olivetti tem essa trajetória única revivida através de imagens de arquivo e depoimentos de dezenas de músicos, produtores, amigos, familiares e empresários da indústria fonográfica gravado sem residências, ambientes de trabalho e escritórios dos entrevistados. Entre eles, Gilberto Gil, Alcione, Moraes Moreira, Marcos Valle, Lulu Santos, Nelson Motta, Ed Motta, Nando Reis, Maria Rita, Fagner, Mart'nalia, João Donato, Elba Ramalho, Sandra de Sá, Michael Sullivan, Bebeto, Lafaiette, DJ Memê, Leila Pinheiro, Pedro Luís, Leo Gandelman, Carlos Malta, Carlos Dafé, Miguel Plopschi, Jaques Morelenbaum, Liminha, Kassin, Guto Graça Mello, Geraldo Carneiro, Max Pierre, Mario Adnet e George Israel.  

Através desses depoimentos, descobre-se que Lincoln revelou seu talento para música ainda criança e já na adolescência tocava profissionalmente em bailes do subúrbio carioca. Depois de brilhar como músico de estúdio, ele torna-se arranjador no final dos anos 70 e na década seguinte domina as paradas de sucesso do Brasil, trabalhando com músicos, cantores e compositores dos mais diferentes estilos e quilates. “Ele trabalhava para os melhores e para os piores, mas sempre mantendo uma qualidade extraordinária”, resume Nelson Motta num dos episódios da série.

Duramente atacado pela crítica da época, que o acusava de ter pasteurizado e americanizado a música brasileira, Lincoln vive um período turbulento no início dos anos 90, agravado pela morte de seu principal parceiro, o guitarrista Robson Jorge. Mas com o apoio de uma nova geração de músicos e produtores, entre os quais Kassin, Davi Moraes e DJ Meme, ele retoma o seu ritmo de trabalho obsessivo e, nos últimos anos de vida, estava tão ativo quanto no auge da carreira, trabalhando para artistas como Marcelo Jeneci, Vanessa da Mata, Emicida, Gabriel Moura e Rogê, entre muitos outros. Além disso, em 2011 ele ajuda o especial da TV Globo que reuniu Ivete Sangalo, Gilberto Gil e Caetano Veloso a conquistar o Grammy Latino e, logo depois, assume a direção do The Voice Brasil, reality musical transmitido pela mesma emissora.

Um dos grandes atrativos de ‘O Mago do Pop’ são os números musicais gravados especialmente para a série de TV no estúdio da Biscoito Fino no Rio de Janeiro, com direção de Richard Goldgewicht, e da Malagueta Filmes em Salvador, com direção de Giovani Lima. As performances trazem sucessos arranjados por Lincoln na voz de seus interpretes e compositores: “Palco”, com Gilberto Gil; “Joga Fora”, com Sandra de Sá; “Leva”, com Michael Sullivan; “Amor Perfeito”, com Marina Elali, “Festa do Interior”, com Moraes Moreira; “Cidade Nua”, com Fagner e “Daqui pro Meyer”, com Ed Motta.

série de TV ‘O Mago do Pop’ é um projeto póstumo que teve a participação direta do homenageado no pré-roteiro e na pesquisa antes de seu falecimento em 2015 e por meio de depoimentos exclusivos. “Ficamos muito amigos após tê-lo convidado para fazer os arranjos e reger a orquestra dos shows holográficos de Cazuza, que aconteceram na Praia de Ipanema e no Parque da Juventude, em São Paulo, no ano de 2014. Eu falei que alguém precisava contar a história dele e Lincoln respondeu que eu era a pessoa mais indicada para isso. Ele morreu pouco tempo depois e concluir a série se tornou um ponto de honra para nós”, conta o produtor Omar Marzagão da Sete Artes Produções, que idealizou e assina a direção geral da série ao lado da atriz Úrsula Corona, que também se divide entre a apresentação do projeto. “É a melhor homenagem que poderíamos prestar a Lincoln: apresentar sua obra a uma nova geração de músicos e ao público em geral”, completa Úrsula.

O projeto é uma coprodução entre Sete Artes ProduçõesArissas e Malagueta Filmes com as produtoras associadas By Filmes & Tapioca Filmes. O roteiro é assinado por Claudia Gomes da Cunha e Fernanda Burzaca, com roteiro final de Eduardo Costa. A direção musical é de Davi Moraes, com produção musical de Jerry Marques, trilha sonora do DJ Meme e gravação musical da Biscoito Fino. A produção executiva é de Clarissa Guarilha, Clarissa Pivetta, Kécia Garcia Ferreira, Cid Andrade, Gabriel Pires e Aline Fontes. 

SOBRE:

OS IDEALIZADORES

Omar Marzagão é produtor cultural com atuação no Brasil e na América Latina há mais de 20 anos. Iniciou a carreira como produtor da novela ‘Maria Del Bairro’ na emissora mexicana Televisa. Sócio da Sete Artes Produções, Omar produz atualmente a série ‘Alceu de todos os tempos’ sobre a vida de Alceu Valença e também atua como colaborador da rede global de cidades que compartilham a importância da cultura, World Cities Culture Forum Ibero América, em parceria com a Prefeitura de Londres. Ao longo da carreira, acumula a realização do show holográfico do Cazuza (2014), Rio+20 (2012) e Jogos Mundiais Militares (2011), além de diversos projetos culturais sociais no Rio de Janeiro. Omar é filho de Augusto Marzagão, criador do Festival Internacional da Canção, que revelou muitos músicos consagrados da MPB, como Jorge Ben Jor, Rita Lee e os Mutantes, Beth Carvalho, Wilson Simonal e Raul Seixas.

A atriz Úrsula Corona iniciou a carreira na dramaturgia aos 8 anos de idade com o especial ‘A Nave Mágica’ da TV Globo. Atualmente, interpreta uma fisioterapeuta ambiciosa na novela ‘Ouro Verde’ da emissora portuguesa TVI e também produz a série ‘Alceu de todos os tempos’ junto com o sócio Omar Marzagão. Em 27 anos de carreira, já atuou nas novelas ‘Histórias de Amor’ e ‘Totalmente Demais’, além da minissérie ‘O Astro’ e do programa ‘Você Decide’, todos esses trabalhos na TV Globo. Como compositora, acumula parcerias com Dominguinhos, Bena Lobo, Daniel Gonzaga e Maria de Moraes, filha de Vinicius de Moraes. Já apresentou programas diversos e séries na TV Globo, Sport TV, Fashion TV e Canal Brasil.

MUSIC BOX BRAZIL

O canal Music Box Brazil dedica 24 horas de programação voltada ao melhor da música brasileira. Exibe shows, videoclipes, documentários, entrevistas e programas exclusivos com os principais nomes do cenário nacional. Integra a Box Brazil, maior programadora independente de canais de TV por assinatura brasileira, que alcança diariamente 36 milhões de pessoas no Brasil. A empresa também possui outros quatro canais, sendo um deles voltado ao mercado internacional: Prime Box Brazil (dedicado a conteúdos ficcionais), Travel Box Brazil (focado no universo de viagens) e FashionTV (versão nacional do mais importante canal de moda do mundo), além do BOOM TV (canal de filmes e séries dos grandes estúdios transmitido na Angola e Moçambique). O Music Box Brazil é distribuído pelas principais operadoras, entre elas NET, Claro, Vivo, Oi e Algar. No mercado internacional, está presente nas plataformas Amazon Prime, TeleUP e Brusa.

SERVIÇO

Estreia da série de TV ‘Lincoln Olivetti – O Mago do Pop’

Quando: 7 de junho, às 22h

Canal: Music Box Brazil

Direção geral: Omar Marzagão e Úrsula Corona

Apresentação: Úrsula Corona

Reprises: quintas-feiras, às 19h, e domingos, às 12h30

Novos episódios: sextas-feiras, às 22h

Total de episódios: 6

Duração por episódio: 26 minutos

Classificação indicativa: Livre

Fonte/Imagem-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem