IGUATEMI SÃO PAULO E ETEL PROMOVEM EXPOSIÇÃO DE MOBILIÁRIO DE LINA BO BARDI



Lina Bo Bardi teve a oportunidade de atuar profissionalmente em várias áreas além da arquitetura. Paisagismo, design de mobiliário, cenografia e ilustração fizeram parte do campo de atuação da multiartista ítalo-brasileira. Dentre suas diferentes facetas, a ETEL apresenta entre 05 e 19 de junho, a mostra "Lina Bo Bardi por ETEL", que acontece no Iguatemi São Paulocom enfoque em suas criações de design, em paralelo à exposição que acontece no Museu de Arte de São Paulo (MASP), "Lina Bo Bardi: Habitat", patrocinada pelo shopping.

Com criações reeditadas com exclusividade pela marca em parceria e supervisão do Instituto Bardi, a seleção reúne peças icônicas desenhadas pela arquiteta entre as décadas de 1940 e 1950, destacando a influência do movimento modernista inserido no contexto sociocultural do Brasil da época e seu amor às artes cênicas e plásticas que inspirou toda sua vida e obra.

As 12 peças criadas por Lina Bo Bardi e reeditadas pela Coleção ETEL são, até hoje, objetos de desejo para amantes e colecionadores de design. Entre as escolhidas para integrar a exposição no Iguatemi São Paulo estão a poltrona de balanço, poltrona três pés, cadeira bolas em latão, cadeira MASP e mancebo. A reedição de seus móveis permite que novas gerações tenham contato com sua produção como designer, além de gerar fundos para a manutenção do Instituto Bardi.

Lina Bo Bardi inspirava-se na cultura popular brasileira - fez dela ponto de partida para criações de obras públicas como o MASP e o Sesc Pompéia. A liberdade foi outro aspecto importante em seu processo criativo, especialmente no que diz respeito aos mobiliários. "A liberdade a fez ousar nos materiais, nas formas e, até mesmo, nos gestuais de como sentar, influenciando as próximas gerações de designers", conta Lissa Carmona, sócia e curadora da ETEL.

Lissa conta também que a ideia de trazer o mobiliário para o Iguatemi São Paulo faz parte de um projeto que busca convergir o design brasileiro com temas como moda e artes visuais. "Temos como filosofia contar e preservar a história do design brasileiro e, sobretudo, valorizar o legado artístico de grandes designers. Para nós, a história por trás das grandes peças merece ser contada. Lina deixou um legado inquestionável ao Brasil e, por isso, ocupa uma posição de destaque na Coleção ETEL", finaliza Lissa.

Sobre:

Iguatemi São Paulo:

Primeiro shopping da América Latina e da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, o Iguatemi São Paulo vem construindo – há mais de 50 anos – uma história afetiva junto aos paulistanos e se tornou um dos marcos da cidade. Com mais de 290 operações, o empreendimento tem um mix completo com as melhores marcas nacionais e internacionais, excelentes opções de gastronomia, lazer, cultura e serviços.

Pioneirismo, moda e inovação são os principais pilares que sustentam o DNA do Iguatemi São Paulo, que segue lançando tendências para o setor e promovendo experiências únicas para seus clientes, como exposições exclusivas, desfiles de moda e eventos para toda a família.Cosmopolita, antenado com o que há de melhor no mundo, contando com um ambiente agradável, confortável, elegante e cuidado nos mínimos detalhes, o Iguatemi São Paulo é palco de tendências e experiências memoráveis.

Acompanhe o Iguatemi SP:



Instagram: @iguatemisp

ETEL, mobiliário brasileiro

Um século de mobiliário brasileiro forma a Coleção Design. Com seu trabalho pioneiro de reedições, a ETEL dá nova luz a desenhos primorosos da produção moderna no Brasil, descoberta tardiamente e hoje considerada uma das mais relevantes do período no mundo. Uma produção caracterizada pelo fazer artesanal e uso de matérias-primas preciosas, criada por arquitetos e artistas empenhados em evidenciar a cultura local sob influência das vanguardas internacionais. O resgate é baseado em metodologia rigorosa, fidelidade aos originais e intenso diálogo com institutos e famílias que representam obras. Compõem a coleção, curada por Lissa Carmona, peças de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszuin, Sergio Rodrigues, Oswaldo Bratke, Branco & Preto e Giuseppe Scapinelli, entre outros. A continuidade do legado moderno se dá por preeminentes criadores contemporâneos, entre eles Isay Weinfeld, Arthur de Mattos Casas, Claudia Moreira Salles, Carlos Motta, Etel Carmona, Lia Siqueira e Dado Castello Branco.

Serviço:

Lina Bo Bardi por ETEL

Período expositivo: 05 a 19 de junho

Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 22h e domingo, das 12h às 20h

Local: Iguatemi São Paulo (em frente a Livraria Cultura no Piso Superior)

Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 2232 - Jardim Paulistano

Fonte/Fotos-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem