PARALISADA, INDÚSTRIA AUDIOVISUAL CORRE O RISCO DE ENTRAR EM COLAPSO


A indústria audiovisual brasileira está paralisada, praticamente sem receber recursos para a produção de séries e filmes. Motivo: a Agência Nacional de Cinema (Ancine) suspendeu o repasse de verbas para projetos que estão em fase de análise orçamentária. O desmonte do setor e as políticas de financiamento à cultura são temas do evento promovido pela Firjan, em parceria com o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav), que acontece nesta quarta-feira (19), Dia do Cinema Brasileiro, na Casa Firjan.

A indústria do cinema e do audiovisual é responsável por um faturamento anual de R$ 24,5 bilhões. Responde ainda por cerca de 330 mil empregos diretos e indiretos, tem 12,7 mil empresas, gera mais de R$ 3,3 bilhões em impostos e cresce em torno de 9% ao ano. O setor começou a entrar em colapso em março deste ano, depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou à Ancine a interrupção da celebração de novos acordos para a destinação de recursos públicos para produção de séries e filmes.

Um dos painéis do evento na Casa Firjan vai dar uma visão atualizada sobre as recentes decisões do TCU, que põem em risco a sobrevivência do setor. Haverá ainda um debate sobre os desafios da indústria audiovisual nos próximos cinco anos, com ênfase nas políticas públicas e na regulação do setor.

A abertura do evento contará com a presença do presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira; o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Lucas Tristão; e o presidente da Ancine, Christian de Castro; além do presidente do Sicav, Leonardo Edde. No evento, haverá ainda o lançamento do livro “Os Desafios do Audiovisual”, de autoria de Marcio Rolla e Ricardo Rocha.

Programação:

10h - Abertura

10h20 – Compliance no Audiovisual e lançamento do guia para as indústrias do setor

- Luana Palmieri Franca Pagani, Superintendente Executiva do Conselho SESI Nacional

- Dr. Cláudio Lins de Vasconcelos, advogado, consultor jurídico do SICAV

12h - Mesa “O Diferencial Competitivo do Programa de Compliance”

Integrantes da mesa:

Grupo Globo

- Marcelo Vilhena - Gerente de Compliance

- Helcio Coelho - Especialista de Compliance

Paramount Pictures

- Sylvio Oliveira - Finance Director

12h45 - Brunch e lançamento do livro “Os Desafios do Audiovisual"

- Marcio Rolla e Ricardo Rocha

14:00 - TCU: Atualizações sobre o processo e próximos passos

- Dr. Daniel Vieira Bogéa Soares, Advogado do Escritório Piquet Magaldi Guedes

14:30 - Debate: “Os Desafios da Indústria Audiovisual nos próximos 5 anos”

Serviço

Casa Firjan - Rua Guilhermina Guinle, 211 - Botafogo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem