O trabalho de Eduardo Navarro investiga
possíveis pontos de convergência entre arte e ciência, dedicando especial
atenção às possibilidades de diálogo entre espécies. O artista frequentemente
trabalha com colaboradores de diversas áreas técnicas que o ajudam a
desenvolver dispositivos especiais para medir, mapear e investigar os efeitos
dos fenômenos naturais na experiência humana, abrindo assim novas
possibilidades de contato e interação com o nosso entorno imediato. As
performances e instalações de Navarro, muitas vezes
dependem de artistas, bailarinos e voluntários para acontecer. Suas propostas
envolvem desde de coreografias complexas até desenhos comestíveis, em que ele
parte de experiências sensoriais para colocar em cheque a separação ocidental
entre natureza e cultura.
Predição Instantânea do Tempo é
um projeto comissionado pelo Pivô e realizado em seu espaço expositivo
principal. Navarro partiu de uma pesquisa sobre
o movimento dos ventos para conceber uma grande instalação composta por 30
trajes que serão ativados por performers e bailarinos ao longo da exposição.
Assim como em trabalhos anteriores, como Timeless Alex (Alex Atemporal), 2015 e
Octopia, 2016, em que Navarro desenvolveu uma
indumentária especial para habitar o corpo de outras espécies (tartarugas e
polvos), em Predição Instantânea do Tempo, o artista cria uma espécie de
"roupa-biruta" que conecta o corpo com o ar em movimento.
Para desenvolver os
trajes, Navarro observou atentamente os vetores
criados pela representação cartográfica das correntes de ar sobre a Terra e
também a mecânica dos indicadores de vento, mais conhecidos como
"birutas". Tanto o sentido figurado quanto o valor utilitário do
objeto interessam ao artista. A biruta se esvazia ou se enche de ar, indicando
o deslocamento do vento, e é surpreendente pensar que ainda sejam fundamentais
na organização do tráfego aéreo na maior parte do mundo.
As roupas criadas pelo artista
com tecido à base de nylon, - comumente usado em paraquedas e guarda-chuvas -
replicam o "ballet-eólico" dos indicadores de vento através do
movimento de quem as veste. Navarro desenvolveu
junto com a bailarina e coreógrafa paulista Zélia Monteiro uma série de
movimentos coreográficos em que bailarinos investigam o potencial plástico e a
eficiência desses aparatos em resposta, e em relação, às correntes de vento
dentro e fora do Pivô. Haverão duas ações programadas no início e no final da
exposição, além de programas públicos em que os visitantes são convidados a
experimenta-los.
Quando não estão em uso, os
trajes ocupam o espaço do Pivô como uma espécie de instalação-laboratório, onde
são postos à espera de seus usuários-meteorologistas. O artista pediu para que
as janelas do espaço permaneçam sempre abertas, provocando a entrada das
correntes de ar pelos corredores e fazendo com que as roupas se movimentem de
acordo com as variações meteorológicas que ocorrerão durante o período
expositivo.
Em Predição Instantânea do
Tempo, Navarro desenvolve mais um projeto que
aponta para uma forma de tecnologia sensorial que desencadeia conexões entre o
corpo, o espaço urbano e a natureza. Ele explora formas de transformação da
percepção para propor novas maneiras de relacionamento entre o humano e o seu
meio.
A exposição foi viabilizada por
meio de uma parceria anual com o Instituto Inclusartiz. A convite do
Instituto, Eduardo Navarro viajou
ao Rio de Janeiro para realizar uma residência durante a fase de pesquisa do projeto.
Lá ele esboçou os trajes e fez os desenhos utilizados na comunicação visual da
exposição no Pivô. Durante o período de exposição, ele voltará ao Rio de
Janeiro para conduzir um programa público no Parque Lage (detalhes a
confirmar). Essa é a segunda edição da parceria com o Instituto, sendo que a
primeira viabilizou a exposição e residência do artista mexicano Rodrigo
Hernández.
Sobre:
Pivô
O Pivô é uma associação cultural
sem fins lucrativos que atua como plataforma de experimentação artística para
artistas, curadores, pesquisadores, estudantes e o público em geral. Desde
2012, a instituição vem se consolidando com um dos principais espaços de
exibição e produção de conteúdo em arte contemporânea da cidade.
Instituto Inclusartiz
O Instituto Inclusartiz é uma
instituição que leva exposições de arte da Europa para o Brasil, desenvolvendo
também importantes programas educacionais em paralelo a essas exposições.
Fundado em 1998, no Rio de Janeiro, o Instituto surge para promover a educação
e a cultura, com o intuito de levar arte a todos e promover a integração social
e o intercâmbio cultural.
Eduardo Navarro
Eduardo Navarro, 1979, é um artista de Buenos Aires, Argentina, cujo
trabalho tem sido mostrado em diversas exposições coletivas ao redor do mundo,
como a Bienal do Mercosul (2009 e 2013); Bienal de São Paulo (2010 e 2016);
Surround Audience: The New Museum Triennial, New Museum, Nova York (2015); e
Metamorfoses, Castello de Rivoli, Turin, Itália (2018). Entre suas exposições individuais estão Into
Ourselves, The Drawing Center, Nova York; US/ DER TANK, Basel, Switzerland (2017/18);
OCTOPIA, Museo Rufino Tamayo, Cidade do México, México (2016) e We Who Spin
Around You, The High Line Art, Nova York, USA (2016).
Zélia Monteiro
Zélia Monteiro, 1960, é
bailarina, professora e coreógrafa nascida em São Paulo. Sua pesquisa tem base
no pensamento de Klauss Vianna, com quem trabalhou por oito anos, e na escola
clássica italiana, onde teve contato com Maria Melô (aluna de Enrico
Cecchetti). Monteiro foi premiada cinco vezes pela Associação Paulista dos
Críticos de Arte (1987, 1992, 1998, 2010 e 2016), e em 2014, ganhou o Prêmio
Denilto Gomes, da Cooperativa Paulista de Dança, na categoria de melhor solo de
improvisação, além de ter sido uma das cinco finalistas do Prêmio Governador do
Estado de São Paulo, na categoria Dança. Atualmente, dirige o Núcleo de
Improvisação, é professora no Curso de Comunicação das Artes do Corpo - PUC/SP
e dá aulas regulares de dança clássica na Sala Crisantempo.
Serviço:
Abertura: 15 de junho das 15h às
19h (horário da ativação a confirmar)
Exposição: 15/06 a 27/07
Encerramento: 27 de julho das
13h às 19h (ativação das 15h às 17h)
Fonte/Imagem-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa
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