PRIMEIRO DIA DA 19ª FEIRA NACIONAL DO LIVRO TRAZ PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA TODAS AS IDADES


A 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto inicia sua programação no próximo domingo (9/6), voltada para o debate e compreensão das propostas da Organização das Nações Unidas (ONU) com a criação dos ODS e traz o tema central Entre Uma História e Outra, Uma Nova História. Um Mundo Melhor para Todos. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".

Entre as primeiras atividades do dia, um dos destaques acontece no Gabinete de Curiosidades e Habilidades do Sesc, que foi instalado na Esplanada do Theatro Pedro II e funcionará das 9h às 13h. Trata-se da Oficina de marcador de livros de personagens da literatura, com Thetê Rollo, organizada pelo Sesc. Na atividade, o público poderá confeccionar seu próprio marcador com retalhos de tecidos, papelão, fitas, contas coloridas e material reciclado.

No período da manhã acontecem também diversas atividades voltadas para o público infantil, como o espetáculo de circo, Malgrandra Cirko com a Cia Suno, às 10h na Esplanada do Theatro Pedro II. A atração apresenta um mini-circo com números de mágica, contorcionismo, malabarismos, acrobacias e equilibrismos com a ideia de resgatar o romantismo do circo de lona, visando aproximar o público dos artistas.

Já à tarde, a partir das 13h, haverá a intervenção de Circo "O Carteiro e o Poeta", com a Cia Suno, na Esplanada do Theatro Pedro II, seguida de várias oficinas em diferentes pontos da Feira. Às 14h, acontece o esperado Slam da Cana que será realizado no Estande da Fundação do Livro e Leitura. O campeonato surgiu com o intuito de inserir Ribeirão Preto no mundial de poesia falada.

A partir das 14h30, acontece o lançamento do livro "Desta terra nada vaio sobrar a não ser o vento que sopra sobre ela", de autoria de Ignácio de Loyola Brandão, escritor homenageado da Feira. O autor também estará presente na Premiação do Concurso Literário da Feira Nacional do Livro, a partir das 11h, no Auditório Meira Junior do Theatro Pedro II.

Ignácio de Loyola Brandão nasceu em 1936, em Araraquara, no interior de São Paulo. O escritor e jornalista já publicou 45 livros entre romances, contos, crônicas, biografias, viagens e infantis, muitos deles com traduções para o inglês, espanhol, alemão, italiano, húngaro, checo e coreano. São destaques em sua produção livros como "Zero", "Não Verás País Nenhum" e "Os Olhos Cegos dos Cavalos Loucos". Seu romance mais recente que será lançado durante a Feira teve sua primeira edição esgotada no primeiro mês de sua publicação, em outubro de 2018. Entre seus inúmeros prêmios, Loyola ganhou o "Machado de Assis", da Academia Brasileira de Letras, em 2016, além de seis Jabutis. Em março deste ano, o escritor foi eleito imortal, por unanimidade, à Academia Brasileira de Letras e passou a ocupar Cadeira 11.

Às 15h na Tenda do Sesc, localizada na Esplanada do Theatro, acontece o bate-papo "Africanidades", com a escritora, contadora de histórias e educadora, Kiusam de Oliveira. Ela tornou-se um forte nome dentro do movimento negro que aliou o ativismo ao seu talento. Embora seus livros sejam voltados para crianças, eles contam com temáticas atuais que conseguem conduzir amplos debates sobre racismo na sociedade. Na sequência, a escritora fará a contação da história "O mundo black power de Tayó".

Para o final da tarde, um dos atrativos da Feira é a Conferência com a Monja Coen, na Sala Principal do Theatro Pedro II, às 17h. A monja participa de diversas atividades públicas promovendo o princípio da não violência ativa e da cultura da paz. Foi ordenada monja em 1983, viveu 12 anos no Japão, é missionaria oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil.

O primeiro dia do evento se encerra com a apresentação do Grupo Maria Cutia, com espetáculo Auto da Compadecida, às 19h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II. A peça, que virou filme em 2000, com atores reconhecidos internacionalmente, como Selton Mello e Fernanda Montenegro, chega à cidade pela primeira vez, apresentando um repertório musical tocado e cantado ao vivo pelos atores.

OUTRAS ATIVIDADES DO DIA

OBS - Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar apenas uma senha por pessoa, com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

9h - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E LANÇAMENTO DE LIVRO | "Tempo de Festa Junina" - com Eliana Manzan

Local: Estande Fundação do Livro e Leitura

O livro infantil conta a história de uma menina inteligente e sensível que durante os festejos juninos conhece um grande amigo. A festa junina tradicional é o palco onde tudo acontece. O livro é acessível em Braille.

9h - SALA DE AULA ABERTA | A contribuição da preservação do patrimônio arquitetônico e cultural na construção de uma cidade sustentável - com Marcelo Carlucci [Unaerp]

Local: Centro Cultural Palace - Auditório 1º Andar

Para além das noções recorrentes de sustentabilidade ligadas ao meio ambiente e à energia envolvida em processos produtivos, há aspectos ligados à memória, o pertencimento ao lugar e à identidade social que contribuem para uma gestão sustentável das cidades.

9h às 11h - RODA DE CONVERSA | Como eu, cidadão, posso contribuir com a agenda de sustentabilidade e os ODS?

Local: Estande Instituto Terroá

Separar resíduos para reciclagem, economizar água e utilizar transporte público. Os participantes vão discutir como manter uma visão crítica e ampliada sobre sustentabilidade, passando por engajamento comunitário, participação política, produção e consumo de serviços e bens, educação e qualidade de vida.

9h às 13h - OFICINA | Marcador de livros de personagens da literatura - com Thetê Rollo

Local: Gabinete de Curiosidades e Habilidades – Sesc

Com retalhos de tecidos, papelão, fitas, contas coloridas e material reciclado o participante vai confeccionar um marcador/personagem, que como o nome já diz, além de marcar seu livro, também será um personagem para criar novas histórias!

9h30 e 11h - OFICINA | Educação e Inteligência Artificial

Local: Espaço Sustent' Arte

A atividade proporcionará um ambiente interativo, apresentando a inteligência artificial através de robôs, drones, assistentes virtuais e outros exemplos de aplicação. Ensino prático que inclui o uso de tecnologias digitais, notadamente voltadas ao ensino de programação básica computacional e robótica.

10h - ESPETÁCULO DE CIRCO | Malgrandra Cirko - com Cia Suno

Local: Esplanada Theatro Pedro II

Malgrandra quer dizer "pequeno" em esperanto. Trata-se de um mini circo que apresenta números de mágica, contorcionismo, malabarismos, acrobacias e equilibrismos com a ideia de resgatar o romantismo nômade do circo de lona, aproximando o público da pesquisa cigana e viajante.

10h - APRESENTAÇÃO MUSICAL | Coral São Francisco e Coral Aquarela - com regência de Gabriel Locher

Local: Centro Cultural Palace - Auditório Pedro Paulo da Silva

10h - OFICINA | Quintais produtivos - Cultive o seu alimento [Fundação Educandário]

Local: Coreto Praça XV

Dicas para adotar práticas sustentáveis: separar o lixo, compostar resíduos orgânicos e cultivo de horta em pequenos espaços.

11h - LEITURAS DRAMÁTICAS [Senac]

Local: Estande Fundação do Livro e Leitura

Alunos do Curso Técnico em Teatro interpretam trechos das obras "Casa de Bonecas", de Ibsen; "Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues; "É", de Millor Fernandes; "Ópera do Malando", de Chico Buarque; "Mambembe", de Artur Azevedo.

11h - PREMIAÇÃO | Concurso Literário

Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior

Divulgação dos resultados do Concurso Literário da Feira Nacional do Livro, dividido nas categorias estudantil regional e adulto, com trabalhos nas modalidades: poema, crônica, conto, desenho e livre interpretação. O concurso é uma criação da Academia Ribeirãopretana de Letras, com realização da Fundação do Livro e Leitura e apoio da Academia de Letras e Artes, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil.

Participação especial: Ignácio de Loyola Brandão e Heloisa Prieto

13h - INTERVENÇÃO DE CIRCO | O carteiro e o poeta - com Cia Suno

Local: Esplanada Theatro Pedro II

Em uma espécie de jogo, dois antigos carteiros percorrem o espaço sobre uma bicicleta, levando cartas ao público. Nessas cartas estão escritos diversos poemas e haikais. O público então é convidado a ler as cartas para que os atores criem situações corporais através de mímica e pantomima literária.

14h - Slam da Cana

Local: Estande Fundação do Livro e Leitura

O campeonato surgiu com o intuito de inserir Ribeirão Preto no mundial de poesia falada, com final sediada em Paris. Durante todo o ano, o coletivo realiza diversas eliminatórias e uma grande final quando os vencedores se enfrentam. O júri será escolhido na hora de forma voluntária. O nome "Slam da Cana" tem a intenção de homenagear a memória e o protagonismo dos trabalhadores da cana-de-açúcar, fundamentais para o desenvolvimento econômico do Brasil.

14h - SARAU CAIPIRA | Declamações por Barrinha Filho

Local: Centro Cultural Palace - Auditório Pedro Paulo da Silva

Sarau produzido pelo professor e escritor Osmar Barra, com a participação dos cantores Rio Grande e Taquari, João Reis, Ercílio e Camilo, e do grupo de violeiros A Viola é Minha Paixão.

14h às 16h - OFICINA | Como participar ativamente da política de forma a contribuir para a agenda de sustentabilidade?

Local: Estande Instituto Terroá

Você conhece movimentos sociais, conselhos de direitos, conferências, audiências públicas, lei de acesso à informação e outras formas de participação na política? A oficina vai apresentar a tecnologia social "Participação Social Estratégica - PSE", desenvolvida pelo Instituto Terroá para demonstrar na prática como exercer advocacy e articulação política para influenciar políticas públicas.

14h às 17h - OFICINA | Escrita criativa para não escritores - com Fran Micheli

Local: Espaço Sustent' Arte

O objetivo é fazer com que cada participante conheça, compreenda e tire o melhor proveito do seu processo criativo. Através de exercícios dinâmicos, serão produzidas narrativas com base no autoconhecimento e empatia. Ao final, cada um fará sua própria crônica. Capacidade máxima: 16 pessoas.

14h às 18h - OFICINA | Livro Desmontável - com Monalisa Machado

Local: Gabinete de Curiosidades e Habilidades - Sesc

Num ambiente repleto de tecidos com as mais diversas texturas, cores, estampas e tamanhos, os participantes da oficina são instigados a montar seu próprio livro de recortes. Um furo aqui, uma amarração acolá e no final uma ou muitas histórias surgem a partir do que foi criado. Quer fazer tudo diferente? É só desmontar seu livro e recomeçar a brincadeira.

14h30 - SALÃO DE IDEIAS - LANÇAMENTO DE LIVRO | "Desta terra nada vai sobrar a não ser o vento que sopra sobre ela" - com Ignácio de Loyola Brandão

Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior

O romance teve sua 1ª edição esgotada no primeiro mês de sua publicação, em outubro de 2018. Homenageado nesta edição da Feira Nacional do Livro, Loyola foi eleito por unanimidade, em março, para ocupar a cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras.

15h - OFICINA DE MANDALA | Em harmonia [Fundação Educandário]

Local: Coreto Praça XV

Uma oportunidade para aprender a arte milenar que combina cores e formas, exercitando a criatividade e a concentração pelo uso de materiais simples, como lã e palitos.

15h - BATE-PAPO | Africanidades com Kiusam de Oliveira

Local: Tenda Sesc

Escritora, contadora de histórias e educadora Kiusam tornou-se um forte nome dentro do movimento negro que aliou o ativismo ao talento para escrita. Embora seus livros sejam voltados para crianças, contam com temáticas atuais que conseguem conduzir amplos debates sobre racismo na sociedade.

16h - Contação DE HISTÓRIAS | O mundo no black power de Tayó

Local: Tenda Sesc

Tayó é uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado Black Power, enfeitando-o das mais diversas formas. A autora apresenta uma personagem cheia de autoestima, capaz de enfrentar as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é 'ruim'. Com essa narrativa, a autora transforma o enorme cabelo crespo de Tayó numa metáfora para a riqueza cultural de um povo e para a riqueza da imaginação de uma menina sadia. ACESSÍVEL EM LIBRAS.

15h30 - CLUBE DE LEITURA | Livro, Prosa & Cia

Local: Centro Cultural Palace - Galeria 1º andar

Encontro de leitores para debater o tema "desigualdades" por meio das obras literárias "Todos, Nenhum. Simplesmente Humano", de Jeff Garvin; "Quarto de Despejo. Diário de uma Favelada", de Carolina Maria de Jesus; "Eu sei porque o pássaro canta na gaiola", de Maya Angelou; "Vidas Secas", de Graciliano Ramos; e "O Cortiço", de Aluísio Azevedo.

16h - SALÃO DE IDEIAS | Gigantes do Bosque - com Olga Kotchetkoff Henriques, Marcelo Pereira, Clarice Harumi Sakamoto, Lucimar Polo e Matheus Gouvêia

Local: Centro Cultural Palace - Auditório 1º andar

O debate será em torno do livro "Gigantes do Bosque" que tem como base a vegetação do Bosque e Zoológico Fábio Barreto, localizado em Ribeirão Preto. Entre um total aproximado de 180 espécies arbóreas registradas no Parque, 25 são tratadas no encarte.

17h - LANÇAMENTO DE LIVRO | "Vozes do Brasil" - com Patrícia Palumbo

Local: Tenda Sesc

Uma coletânea de entrevistas realizadas pela jornalista, que tem a música brasileira como tema central. Seu recorte editorial se equipara ao do programa radiofônico da autora, dando voz aos representantes da MPB contemporânea. Mediação por banda local. Participação musical de Eula Hallak e Carlinhos Machado. ACESSÍVEL EM LIBRAS.

17h - CONFERÊNCIA - Monja Coen

Local: Theatro Pedro II - Sala Principal

Monja Coen Roshi participa de diversas atividades públicas promovendo o princípio da não violência ativa e da cultura de paz. Foi ordenada monja em 1983 e viveu 12 anos no Japão. É missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. Autora de livros como "Viva Zen", "Palavras do Darma", "108 Contos e Parábolas Orientais" e "Zen para Distraídos". ACESSÍVEL EM LIBRAS.

17h - MESA DE DEBATE | Violência religiosa [OAB]

Local: Centro Cultural Palace - Auditório Pedro Paulo da Silva

Estudiosos das mais diversas linhas religiosas discutem como a religião pode influenciar uma sociedade, tornando-a violenta ou pacífica e se é recomendável o ensino religioso nas escolas públicas. Debate realizado pela OAB com Altierez Sebastião dos Santos e Eduardo Silveira Martins.
Mediação: Lucas Gabriel Pereira.

18h - Apresentação Musical | Grupo Sambei

Local: Estande Fundação do Livro e Leitura

Formado por Patti Costa, Adélia Sinício (Gelo), Laís Pádua e Alexandre Gu, o grupo sempre leva uma mensagem positiva e usa a música de qualidade como ferramenta principal. Grande parte do seu repertório é composto por samba dos anos 90 e também pela mistura de sambas (raiz, atualidade, samba rock, partido alto, MPB).

18h - CLUBE DE LEITURA | Leia Mulheres

Local: Centro Cultural Palace - Galeria 1º andar

Leitura do livro "Meus de acontecimentos", de Eliane Brum. Buscando maior visibilidade para as mulheres na literatura e no mercado editorial, o Leia Mulheres é um projeto da escritora inglesa Joanna Walsh e veio para o Brasil em 2015, após três amigas se reunirem em São Paulo para colocá-lo em prática.

19h30 - ESPETÁCULO | Auto da Compadecida - com Grupo Maria Cutia

Local: Theatro Pedro II | Sala Principal

Baseado na obra mais conhecida do teatro brasileiro, escrita por Ariano Suassuna, o espetáculo apresenta um repertório musical tocado e cantado ao vivo pelos atores. As aventuras picarescas de Chicó e João Grilo começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher e acabam em uma epopeia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo.

Direção: Gabriel Villela

Grupo Maria Cutia: Leonardo Rocha, Mariana Arruda, Hugo da Silva

Atores convidados: Lucas DeJota Torres, Malu Grossi, Marcelo Veronez e Polyana Horta

Assistente de Direção: Lydia Del Picchia

Preparação vocal: Babaya

Direção musical: Babaya e Fernando Muzzi Cenário

Figurino: Gabriel Villela

Assistente de Figurino: José Rosa

Fotografia: Tati Motta

Produção: Luisa Monteiro - Grupo Maria Cutia

A atividade terá apresentação extra no dia 10, às 21h30.

19ª Feira Nacional do Livro

A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma das maiores programações culturais do país e neste ano traz o tema "Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:

fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Realização

O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Ribeirão Shopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere, Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Tonin Superatacado, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação do Livro e Leitura

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Fonte/Fotos-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa – Legenda: *Circo – Malgranda * Ignácio de Loyola Brandão – crédito: André Brandão * Kiusam de Oliveira

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem