sexta-feira, 28 de junho de 2019

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DO GRANDE ABC ABRE AS PORTAS NESTE SÁBADO


Após meses de preparação, a Casa Sete, residência artística instalada em São Bernardo, abrirá as portas ao público. Para a sua inauguração, a Casa realizará uma programação especial gratuita neste sábado (29/06), a partir das 11h, onde reunirá seus artistas residentes com produções culturais locais.

Idealizada com o objetivo de movimentar e amplificar a cultura produzida na região do Grande ABC, a Casa Sete é uma residência estruturada com ateliês coletivos rotativos, nos quais artistas possam se conectar com diferentes perfis e tenham a liberdade para a criação, de uma forma que elas não consigam fazer hoje, seja por falta de tempo, apoio ou estrutura para vivenciar uma nova realidade.

"Trabalhar em um ambiente com diversos criativos é estimulante. A Casa virou o lugar onde mais gosto de estar, porque ela eleva o nosso pensamento a outro nível, graças à troca de experiências", explica Thomaz Pacheco, representante da Agência Banana River, uma das residentes.

Essência regional é enraizada desde seu nome

A escolha do nome Casa Sete não foi ao acaso, esta nomenclatura representa duas vertentes artísticas e históricas. Primeiramente, há a referência às sete cidades que compõem a região do Grande ABC - Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Além disso, Casa 7, desta vez usando o numeral ao invés da palavra escrita, foi o nome de um famoso ateliê paulista, criado na década de 80.

Entre memórias e questões geográficas, a nova casa busca trazer uma mistura de conceitos, visões e vivências. "Fazer parte da Casa como um dos residentes foi muito mais impactante do que se imaginava, pois conviver em coletivo tem potencializado infinitamente a forma como temos visto o nosso próprio trabalho", detalha Anderson Penha, integrante do Contra Fluxo, grupo presente na residência. "Onde há pessoas de sensibilidade artística, cultural e criativa, há sempre uma chance de surgir algo inesperado, inimaginável e capaz de reorganizar todas nossas convicções sobre o que entendemos de mundo", conclui.

Atualmente, a Casa Sete hospeda os artistas Marcia Rosenberger, Daniel Perez e Ricardo Sanchez, além de espaços para criativos de todas as formas, como o Coletivo Contra Fluxo e a Agência Banana River.

Serviço:

O evento de inauguração da Casa Sete acontecerá neste sábado, das 11h às 18h, na própria residência artística, que fica na Rua Carlos Gomes, 130, São Bernardo do Campo. Entrada franca. Mais informações no Instagram oficial da residência, @ateliecasasete. 

Fonte/Fonte-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário