CIDADE DE SÃO PAULO GANHA 42 ESCULTURAS E MONUMENTOS HISTÓRICOS TOTALMENTE RECUPERADOS



São Paulo acaba de ganhar 42 esculturas e monumentos históricos recuperados, depois de um minucioso processo de limpeza e restauração. São obras de artistas consagrados, nomes icônicos da arte brasileira, instaladas em regiões emblemáticas da cidade, como a Praça da Sé, a Avenida Paulista e o Parque Ibirapuera. A iniciativa foi patrocinada pela Bombril, com realização da Sequóia Produções, em parceria com o Ateliê Julio Moraes e apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “Queremos preservar o patrimônio cultural de São Paulo e chamar atenção às obras importantes, feitas por artistas que ajudaram a construir a história da arte no Brasil”, diz Eduardo Lara Campos, diretor da Sequóia Produções.

O longo processo de recuperação foi documentado com registro fotográfico e em vídeo. O material foi compilado em um catálogo impresso e digital que será lançado e distribuído gratuitamente no feriado de 9 de julho, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo). Na ocasião, também serão exibidas duas sessões do documentário Conservação de Esculturas em Espaços Públicos, que mostra todos os detalhes da ação. O trabalho de recuperação foi dividido em três fases e cada uma das obras recebeu cuidados específicos, feitos de acordo com seu estado de preservação. Foram retiradas manchas de pichações e desgastes ocasionados por intempéries diversas, realizadas pinturas e polimentos, além da instalação de coberturas para protegê-las e facilitar futuras limpezas.

primeira fase, que aconteceu de novembro a dezembro de 2018, recuperou as nove esculturas da Praça da Sé. Entre os destaques, Abertura (1970), escultura em aço de Amilcar de CastroVoo (1967), de Caciporé TorresNuvem Sobre a Cidade (1979), de Nicolas VlavianosEmblema de São Paulo(1979), de Rubem Valentim; e as esculturas sem título de Mario Cravo Júnior, em aço inoxidável, e de Sergio Camargo, em mármore carrara. Para além das esculturas, uma obra de extrema importância para a capital: o marco zero da cidade, prisma hexagonal revestido de mármore e bronze, idealizado por Jean Gabriel Villin e Américo Neto e instalado no centro geográfico de São Paulo.

segunda etapa, realizada entre janeiro e fevereiro deste ano, contemplou as três emblemáticas esculturas do Parque Trianon, na Avenida Paulista:  Fauno (1944), de Victor BrecheretAnhanguera (1935), de Luís Brizzolara; e Busto de Joaquim Eugenio de Lima (1952), de Roque de Mingo.

terceira fase, concluída em junho, recuperou as 30 obras do Jardim de Esculturas do MAM São Paulo, no Parque Ibirapuera, um dos principais acervos brasileiros expostos a céu aberto. São monumentos projetados por importantes nomes da cena contemporânea do País, com obras como Aranha (1981), de Emanoel AraújoCarranca (1978), de Amilcar de CastroLaminescate (1991), de Luiz Hermano; Sem título (1997), de José ResendeSete ondas - uma escultura planetária (1995), de Amelia ToledoCantoneiras (1975), de Franz Weissmann; e Corrimão (1996), de Ana Maria Tavares.

“O acesso à cultura é transformador, abre precedentes de novos horizontes e perspectivas para a sociedade. Concluímos esse ambicioso projeto com o orgulho de ajudar a preservar a memória do nosso País”, afirma Guilherme Auger, diretor de marketing da Bombril.

Sobre a Bombril

A Bombril conquistou milhares de lares no Brasil inteiro com um produto revolucionário: a lã de aço. Com o tempo, a marca foi crescendo e se desenvolvendo até se tornar o que é hoje: grande aliada dos consumidores na limpeza e cuidado com a família. Hoje são centenas de produtos para manter as casas brasileiras com aquele cheirinho de limpeza.

Detentora de marcas consagradas como Limpol, Mon Bijou, Sapólio Radium, Kalipto e Pinho Bril, tornou o seu principal produto - a lã de aço - sinônimo de categoria e líder absoluta no mercado brasileiro. Nossas marcas contam com posições muito relevantes de mercado e carregam valores que simbolizam respeito pelo consumidor, excelente relação qualidade/preço e grande versatilidade. Isso é o que garante nossas 'mil e uma utilidades'.

Há 71 anos, a Bombril faz parte do dia a dia dos consumidores que querem as melhores soluções para a limpeza diária. O público confia na Bombril e essa credibilidade tornou a empresa líder absoluta em vários segmentos. É uma marca sólida e confiável, que visa o crescimento focado no futuro de maneira sustentável, trabalhando em conjunto com parceiros e colaboradores.

Serviço:

Lançamento e distribuição do catálogo Conservação de Esculturas em Espaços Públicos

Data: 9 de julho, terça-feira

Horário: das 11h às 17h

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo)

Endereço: Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Vila Mariana

Exibição do documentário Conservação de Esculturas em Espaços Públicos

Data: 9 de julho

Horário: às 15h e às 17h

A entrada é por ordem de chegada e serão distribuído os ingressos uma hora antes de cada sessão

Local: Auditório Lina Bo Bardi | MAM São Paulo

Endereço: Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Vila Mariana

Foto/Crédito: InfoArt - Legenda: Aranha (1981), de Emanoel Araújo | Jardim de Esculturas MAM São Paulo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem