segunda-feira, 1 de julho de 2019

NOVA EDIÇÃO DE OS FUTEBOLÍSSIMOS CHEGA AO BRASIL COM VAR ADAPTADO A CAMPEONATO INFANTIL


Com mais de 1,5 milhões de exemplares vendidos em diferentes países, a coleção literária espanhola Os Futebolíssimos ganha mais um volume no Brasil. Publicado pela SM Educação, 'O mistério dos olhos de falcãosegue contando a história dos integrantes do Soto Alto, uma equipe de futebol infantil de um vilarejo da Espanha. Desta vez, os meninos se preparam para disputar um campeonato ao lado de grandes times, como Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid, tendo de lidar com uma novidade: a utilização de um sistema de câmeras para monitorar o campo, conhecido como olhos de falcão.

Mas nem só de futebol vivem os personagens. Como já é de costume, eles precisam solucionar um novo mistério envolvendo pichações anônimas sobre os moradores da cidade. Nesse momento, questões éticas ligadas à exposição pública, à revelação de segredos alheios e à liberdade de expressão (assim como o bullying), entram em cena e fazem refletir. E os valores ligados ao respeito ao próximo, ao trabalho em equipe, à amizade e aos amores adolescentes afloram ainda mais, mostrando que a narrativa vai muito além de uma homenagem ao futebol.

Semelhanças com o VAR e diversão garantida para o público

A tecnologia dos olhos de falcão, usada para rastrear movimentos dos jogadores e da bola, além de apoiar o juiz em lances duvidosos, lembra bastante o VAR – Árbitro Assistente de Vídeo, traduzido do inglês Video Assistant Referee –, sistema que auxilia o árbitro principal da partida por meio da utilização de imagens de vídeo. Contudo, o autor do livro, o espanhol Roberto Santiago, garante que esse ingrediente a mais foi pensado antes mesmo de o sistema entrar em vigor e causar tanta polêmica mundo afora.

"Quando escrevi 'O mistério dos olhos de falcão', ainda não existia o VAR. De alguma forma, podemos dizer que fomos os precursores, já que a história trata de um torneio de futebol infantil em que é implementado, pela primeira vez, um sistema de vídeo muito parecido para analisar as jogadas. É a primeira vez na história da literatura onde o VAR é usado!", brinca.

Em paralelo, ess mais recente volume da coleção Os Futebolíssimos publicado no Brasil, assim como os três anteriores, é marcado pelo bom humor e por diálogos despojados, que vão de encontro à espontaneidade do público infantojuvenil. No decorrer da leitura, Santiago prende a atenção do leitor por meio de um ritmo textual ágil, que mistura ficção e fatos reais relacionados ao mundo futebolístico.

As ilustrações de Enrique Lorenzo são outro ponto de destaque. Abusando do lado cômico e do dinamismo inerente a uma jogada de futebol, o ilustrador faz uso de uma linguagem parecida com a aplicada em jogos de videogame, além de utilizar recursos de histórias em quadrinhos em algumas partes do livro.

Sendo este o quarto volume da coleção em terras brasileiras – na Espanha, já são 15 edições –, o segredo para reinventar-se está, segundo o autor, em se deixar levar pelos personagens, cujos sentimentos ele considera mais importantes que a trama em si.

"Quanto mais aprendo sobre os personagens, mais me divirto em contar novas histórias sobre eles. E Os Futebolíssimos mescla três ingredientes que não haviam sido retratados na literatura infantil até agora: futebol, mistério e amizade. Essa é a chave para que milhares de crianças no mundo inteiro se sintam identificadas com os personagens e com as histórias", conclui Santiago.

Sobre:

Autor

Roberto Santiago nasceu em Madri, Espanha, em 1968. Formou-se em Imagem e Som pela Universidade Complutense de Madri e em Criação Literária pela Escola de Letras de Madri. Trabalhou como roteirista e diretor de teatro, cinema e televisão e como redator em agências publicitárias. Também produziu videoclipes e publicou diversos livros - o primeiro deles, El ladrón de mentiras, foi finalista do Prêmio Barco a Vapor (Espanha). Roberto também ganhou o Prêmio Edebè de Literatura infantil com Jon y la máquina del miedo.

Ilustrador

Enrique Lorenzo nasceu em Santa Cruz de Tenerife, Espanha, em 1980. Formado em Belas Artes, já ilustrou diversos livros e adaptou algumas histórias para a linguagem de quadrinhos. Além da coleção Os Futebolíssimos, ilustra também a série Los forasteiros del tiempo, do mesmo autor.

Coleção

Os Futebolíssimos é uma coleção de mais de dez títulos sobre futebol e mistério, especialmente desenvolvida pela SM Espanha para o público infantojuvenil. Na chave do humor e misturando linguagem visual de HQ com texto despojado e divertidas ilustrações, os livros abordam temas como educação, esporte, trabalho em equipe, valores e amizade. Com o lançamento deste novo volume, já são quatro títulos da coleção publicados no BrasilOs Futebolíssimos: o mistério dos árbitros adormecidos (volume 1), Os Futebolíssimos: o mistério dos sete gols (volume 2), Os Futebolíssimos: o mistério do goleiro fantasma (volume 3) e Os Futebolíssimos: o mistério dos olhos de falcão (volume 4). As histórias fizeram tanto sucesso entre o público que, em 2018, o primeiro livro da série foi adaptado para o cinema, a princípio com veiculação na Europa. Mais informações sobre as obras podem ser acessadas por meio do site oficial da coleção no Brasil.

Ficha técnica

Título: Os Futebolíssimos: o mistério dos olhos de falcão

Autor: Roberto Santiago

Editora: SM Educação

Ilustrador: Enrique Lorenzo

Coleção: Os Futebolíssimos

Segmento: Infantojuvenil

Anos escolares/ Faixa etária: 5º e 6º anos/ 10-11 anos

Edição/Data: 1ª edição 2019

Formato: 15 x 21,5 cm

Quant. de páginas: 280

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário