PROJETO DE MUSEU HISTÓRICO VISA DIFUNDIR CRESCIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO DE SÃO PAULO NO SÉCULO XX


Uma parceria entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto Pedra estabeleceu um projeto para a concepção de um museu científico-tecnológico no IPT, tendo como acervo documentos, livros, fotos, equipamentos e objetos que contam a história de 120 anos de existência da instituição. Para os idealizadores do projeto, a memória resgatada é representativa da importância do IPT no desenvolvimento tecnológico de São Paulo e também da evolução científica do Brasil ao longo do século XX.

A proposta da primeira fase do projeto foi elaborada pelo Instituto Pedra e aprovada em 2017 pelo então Ministério da Cultura, dentro dos parâmetros da Lei de Incentivo à Cultura, popularmente conhecida como Lei Rouanet. Orçada em R$ 900 mil, ela compreende a adequação do acervo do IPT, incluindo seleção, contagem, higienização, catalogação e acondicionamento das peças. Segundo Mirian Cruxên, coordenadora do projeto pelo IPT, a avaliação feita nessa fase levantou um acervo estimado de cerca de 110 mil itens.

“O IPT sempre teve um papel importante na industrialização do País e na melhoria das condições de vida da população, sem contar a participação nos estudos de fundação dos prédios e pontes da cidade de São Paulo. Progressos na aviação, por exemplo, foram possíveis graças ao trabalho do Instituto. Outro exemplo é a entrada no mercado dos carros a álcool, na qual o IPT foi fundamental para a adaptação dos motores e dos materiais metálicos do sistema de alimentação ao novo combustível”, exemplifica Mirian.

Nessa fase, além da capacitação de equipes do IPT para a manutenção do acervo e adequado manuseio de novas peças, também serão adquiridos equipamentos necessários à conservação dos itens. Concluída a adequação do acervo - que ainda depende do aporte financeiro de outros patrocinadores - os Institutos irão enviar uma nova proposta à atual Secretaria Especial da Cultura que, na segunda fase do projeto, contempla de fato a implantação do museu no IPT.

“Ao final do trabalho, estão previstas ações educativas e exposições. É um retorno para a sociedade, motivo pelo qual o projeto foi aprovado nos parâmetros da Lei de Incentivo à Cultura. Entender a história cria uma sensação de pertencimento e contá-la é mostrar o papel da ciência e da tecnologia para o crescimento da sociedade”, finaliza Mirian.

Quer saber mais sobre o projeto? Leia a matéria na íntegra em clicando aqui.

Sobre:

O IPT é um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e há mais de cem anos colabora para o processo de desenvolvimento do País.

Um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, o IPT conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, atuando basicamente em quatro grandes áreas - inovação, pesquisa & desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento & apoio metrológico, e informação & educação em tecnologia.

Fonte: Assessoria de imprensa do IPT.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem