EDITORA TIMO LANÇA LIVRO COM IMAGENS DE PARTOS HUMANIZADOS DA FOTÓGRAFA LELA BELTRÃO



São mais de 200 fotos coloridas e preto e branco feitas pela fotógrafa Lela Beltrão, um dos nomes mais importantes do Brasil quando o assunto é fotografia de trabalho de parto. O livro está em campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse

Com a intenção de mostrar a importância da mulher como protagonista do seu parto e as consequências positivas que um parto vivenciado com respeito podem ter na vida de um bebê e de toda a família, a editora Timo lança em setembro o livro Nascer, com fotografias de 50 partos feitas pela fotógrafa Lela Beltrão. Com mais de 200 fotos coloridas e preto e branco, a publicação está em fase final de gestação e em campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse (https://www.catarse.me/livronascer). O lançamento acontecerá durante o Siaparto – Simpósio Internacional de Atendimento ao Parto.

Enquanto vivemos uma realidade em que 25% das mulheres sofrem violência obstétrica, segundo dados da Fundação Perseu Abramo, e que nos hospitais particulares a taxa de cesáreas é de 80%, sendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica 15%, o livro Nascer pretende lançar, por meio de imagens, um novo olhar para a natureza de parir. “Queremos incentivar as mulheres a pesquisarem, se informarem e, assim, se empoderarem do seu processo de parto. Toda mulher deveria ter autonomia para escolher o parto que quer para si e essa escolha consciente precisa ser respeitada”, explica Ana Basaglia, publisher da Editora Timo. As imagens são da fotógrafa Lela Beltrão que, em 2013, depois do nascimento de sua primeira filha, conheceu o universo do parto humanizado e se encontrou fotografando partos e estudando o tema.

Sobre o livro

O livro Nascer reúne imagens de mais de 50 trabalhos de parto, sendo 10% cesárea. Dos partos normais, alguns foram naturais e outros com anestesia. Alguns domiciliares, outros hospitalares e em casa de parto. Em comum, todos foram acompanhados por equipes de parto humanizado, no qual a mulher é a protagonista do seu processo e, portanto, respeitada. “A fotografia é um grande agente de transformação, e as mulheres, quando veem outras parindo, se identificam e buscam informação para o seu próprio parto. Essa coletânea de imagens permite que o leitor veja 3, 4, 5 mulheres diferentes em um mesmo momento do trabalho de parto. Durante uma contração, na banheira, com o suporte da doula, no período expulsivo, entre outros. E quando vemos várias mulheres parindo lado a lado, percebemos uma relação, algo que é comum a todas, uma similaridade no ser mulher e no parir, trazendo uma sensação de normalidade e naturalidade para o processo do parto”, detalha a fotógrafa.

Selecionar as fotos não foi tarefa fácil. O que norteou a escolha, segundo a fotógrafa, foi, além da estética e tecnicamente boas, a similaridade entre as imagens. Além das belas imagens, a publicação
contará com breves reflexões de profissionais reconhecidamente importantes que trabalham, apoiam e ajudam a amplificar o discurso de que a mulher deve ser protagonista de seus trabalho de parto, como Ana Cristina Duarte, obstetriz e educadora perinatal; Naoli Vinaver, parteira certificada; Carlos González, Doutor em pediatria e autor de vários livros sobre educação, alimentação e saúde infantil – muitos deles lançados pela editora Timo no Brasil; Alexandre Coimbra Correa, psicólogo, terapeuta familiar, de casais e grupos; Daniela Leal, Doutora em Psicologia; entre outros.

Colabore com o livro Nascer: https://www.catarse.me/livronascer

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem