ESPETÁCULO DE DANÇA “À MESA”, DIRIGIDO POR HENRIQUE LIMA, CELEBRA OS ENCONTROS, EM EXPERIÊNCIA CÊNICA COLETIVA


Nos dias 09, 10 e 11 de agosto, o Teatro Alfredo Mesquita (Zona Norte de São Paulo) estreia o espetáculo de dança “À MESA”, com direção e concepção do bailarino e coreógrafo pernambucano Henrique Lima, trazendo no elenco, além de Lima, mais quatro bailarinos: Cristiano Bacelar, Daniela Moraes, Manuela Aranguibel e Ricardo Januário.  

A temporada de estreia desta nova fase do trabalho prevista para este segundo semestre de 2019 dá continuidade ao projeto “O Último Dia” - contemplado pela 25ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

Ao compartilhar esta vivência com outros artistas, lançando outros corpos ao estudo da linguagem de Henrique, a nova criação estende o trabalho técnico e poético já desenvolvido, com a ampliação da obra (solo) e o aprofundamento da pesquisa.

O espetáculo “À MESA” segue com apresentações nos dias 15, 16, 17, 22 e 23 de agosto no CRD Centro de Referência da Dança e de 20 a 22 de setembro na Galeria Olido, integrando a programação que se iniciou em abril deste ano e que acontecerá durante todo ano de 2019, com workshops para profissionais, oficinas para público em geral e o total de 32 apresentações  que circularão prioritariamente em espaços públicos e equipamentos culturais da cidade, com atividades gratuitas ou a preços populares. 

Sobre:

Espetáculo “À MESA”

O ponto de partida do trabalho foi a pesquisa de movimento desenvolvida e aplicada durante a criação do solo “O Último Dia”, do bailarino Henrique Lima. A pesquisa é focada na criação de uma vivência e/ou um estado a partir do "outro corpo" como referência, seja este real ou imaginário.

No caso específico de À MESA a fricção se desenvolve no encontro e conexão entre os cinco artistas-criadores que repetidamente questionam qual deles é o "corpo referência" enquanto usam a improvisação como uma das ferramentas de diálogo.

À MESA” é uma evolução e um ganho a partir da concepção do espetáculo solo, de onde tudo começa, para se criar sensações além de despedidas e chegadas (já que uma mesa reflete estes momentos), celebrando o momento presente, um aproveitamento do ‘aqui e agora’.  Assim, o espetáculo é fluido e acontece numa atmosfera de liberdade, espontaneidade, sem autoridade, resultado de uma criação coletiva totalmente com base no improviso”, comenta Henrique Lima.  

O desejo artístico e as experiências cênicas coletivas foram o motor principal no fortalecimento do espetáculo, contribuindo e provocando novas possibilidades de relações entre o "eu" e o "outro" num mesmo lugar.

Projeto “O ÚLTIMO DIA”

O projeto “O ÚLTIMO DIA” dá continuidade ao trabalho artístico e cênico que Henrique Lima realiza desde 2009 que se concretizou com criação do solo “O ÚLTIMO DIA” (25 minutos), em 2015, em Lisboa, quando ainda era integrante da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. O trabalho é ganhador do Prêmio Denilto Gomesnas categorias Criação Solo e Coreografia.

Depois de ter sido contemplado pelo edital do Proac 2016 e circulado pelo estado de São Paulo fazendo mais de 18 espetáculos, a proposta desta nova etapa é circular com o trabalho solo pela cidade de São Paulo com 16 apresentações e recriar o espetáculo “O ÚLTIMO DIA” com quatro bailarinos convidados (Cristiano Bacelar, Daniela Moraes, Manuela Aranguibel e Ricardo Januário).

FICHA TÉCNICA
Concepção e direção: Henrique Lima 
Criação e interpretação: Cristiano Bacelar, Daniela Moraes, Henrique Lima, Manuela Aranguibel e Ricardo Januário
Desenho de luz: Miló Martins
Operação de luz: Rossana Boccia
Cenário Léo Ceolin
Figurino: Juliana Andrade
Assessoria de imprensa: Litera 
Fotos: Luciano Fonseca
Produção: Guilherme Funari
Direção de Produção: Cau Fonseca | Mítica!

HENRIQUE LIMA (Bailarino, Coreógrafo e Pesquisador)

Natural de Recife (PE), onde iniciou seus estudos de dança em 1991. Fez parte de importantes companhias do cenário nacional e internacional como Balé Popular do Recife, Compassos Cia de Dança, Vias da Dança, Cisne Negro Cia de Dança, Balé da Cidade De São Paulo, Quasar Cia De Dança, J.Gar.Cia, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (Lisboa), Grua – Corpos de Passagem, Omstrab, Pultz Teatro coreográfico, entre outras.

Trabalhou com importantes coreógrafos da cena contemporânea: Henrique Rodovalho, Rui Moreira, André Mesquita, Mario Nascimento, Jorge Garcia, Patrick Delcroix, Itzik Galili, Nina Botkay. Na África, participou de um processo artístico que somava as danças populares africanas com a dança contemporânea e a percussão. Como coreógrafo e diretor artístico atuou na Companhia de Bailado de Ourinhos (STAC e UNTAR), Balé da Cidade de São Paulo (No Toque) Vias da Dança-PE (Só Pó), J.Gar.Cia (Cantinho De Nóis) e Cisne Negro (Vem Dançar).

Em 2015 foi contemplado pelo edital ProAC de circulação com o solo ‘‘O Último dia’ e foi premiado pela Cooperativa Paulista de Dança – Prêmio Denilto Gomes - com esse mesmo trabalho, ainda em 2015. Em 2016 criou em parceria com Diogo Granato o espetáculo Graxa, indicado ao APCA de melhor espetáculo de dança em 2017. No Brasil e na França foi responsável por ministrar aulas de capoeira na dança Contemporânea. Além de trabalhos com artistas independentes apresentou nas principais capitais do Brasil e em países como Alemanha, França, Portugal, Paris, Espanha, África, Chile, Peru, Argentina, Bolívia entre outros.

Serviço

Estreia “À MESA”
Teatro Alfredo Mesquita
EndereçoAv. Santos Dumont, 1770 - Santana, São Paulo - SP, 02012-010 (11) 2221-3657
Datas: 09,10 e 11/08
Horário: 21 horas
Duração: 50 min
Gratuito
Classificação: Livre                 
Estacionamento: 50 vagas
Capacidade: 198 lugares
Próximas datas: 15, 16, 17, 22 e 23/08 no CRD; e 20 a 22/09 na Galeria Olido

“ESTE PROJETO FOI REALIZADO COM O APOIO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE FOMENTO À DANÇA PARA A CIDADE DE SÃO PAULO – SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA”

Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem