FESTIVAL POROROCAS - UM ENCONTRO ENTRE AS ÁGUAS DO CONHECIMENTO


O Porococas é um encontro entre as águas do conhecimento. Uma iniciativa da artista e educadora Stela Barbieri. Um festival que se desmembrará em um curso à distância que começa com uma série de encontros presenciais, para tornar visíveis as conexões, entrelaçamentos, confrontos e relações entre diferentes áreas de conhecimento, amplificando as maneiras de estudar e perceber os fenômenos na contemporaneidade.

Cada encontro reúne uma mesa multidisciplinar em torno de um mesmo tema. O conteúdo gerado por esses momentos irá compor o curso à distância, que se divide em módulos e reúne profissionais de diferentes áreas, dentre eles, artistas, matemáticos, arquitetos, biólogos, agricultores, psicólogos, músicos, físicos, pedreiros, costureiras, designers, cineastas, marceneiros, antropólogos, astrônomos, cozinheiros, gestores etc.

PRÓXIMOS ENCONTROS

Primeiro Encontro: dia 22 de agosto, quarta-feira, das 19h às 22h

Tema: Processos visíveis e invisíveis na vida contemporânea

Abertura Musical: Sapopemba e Leonardo Mendes

Flávio Alterthum – microbiologista

Ladislau Dowbor – economista

Hermes de Sousa – líder comunitário

Cecília Salles – pesquisadora de processos de criação

Lucilene Silva – pesquisadora de cultura infantil e música da infância

Quais as invisibilidades do mundo contemporâneo? De que maneiras o que vemos e o que não vemos nos afeta? Vamos conversar sobre as invisibilidades dos afetos e singularidades, das questões econômicas e sociais. Sobre aquilo que não vemos, como as bactérias, os fenômenos das mídias, a imaginação. Sobre como as sutilezas e violências das relações sociais no mundo contemporâneo estão se transformando mas muitas vezes permanecem invisíveis.

Segundo Encontro: 29 de setembro – quinta-feira, das 19h às 22h
Tema: Construção entre o espaço e o lugar
Participantes da mesa a confirmar

Os espaços físicos - com suas topografias, sua vegetação, suas características climáticas, históricas e políticas - fazem convites ou impõe limites que se confrontam com modos de ocupar espaços e fundar lugares. Neste encontro, vamos dialogar sobre os confrontos nas ocupações das cidades, sobre a literatura que abre espaços para outros mundos possíveis e sobre a força do engajamento que transforma lugares. Como as pessoas que vivem na rua ocupam os espaços? Como construir e reconstruir estruturas que possibilitem outros modos de habitar? Quais valores existem por trás disso tudo?

Terceiro Encontro: 31 de outubro – quinta-feira, das 19h às 22h
Tema: Narrativas nas linguagens- movimentos entre imagens, palavras, sons e corpos.
Participantes da mesa a confirmar.

As narrativas permeiam a existência coletiva ou comum dando forma a imaginários, tradições culturais, espaços de convivência social, e trazem para o mundo a história individual. Quando a história narrada com imagens, palavras, sons e corpos encontra com a história de cada pessoa? Vamos falar das narrativas das tradições, sobre a origem da palavra que narra, e de nossa relação com as narrativas que estão presentes em espaços e contextos de convivência coletiva.

Quarto encontro: 22 de novembro – quinta-feira, das 19h às 22h
Tema: Os indícios das cores
Participantes da mesa a confirmar

Neste encontro vamos tratar da relação que estabelecemos com a cor em diversos aspectos da nossa vida. Quais os indícios que as cores nos trazem para percebermos o ponto certo da cebola refogada ou se uma fruta está madura ou não? Como as mudanças na cor da pele e a leitura da iris de uma pessoa nos contam de sua saúde? Como lidar com o confronto cromático numa pintura ou com a cor-luz na construção da iluminação de uma peça de teatro ou filme? O que as crianças se perguntam sobre as cores? Qual a significação da cor nos corpos e na cultura de diferentes etnias?

Sobre

Bináh Espaço de Arte

O Bináh Espaço de Arte nasceu quando o casal de artistas Stela Barbieri e Fernando Vilela abriu seu ateliê ao público como um lugar de invenção e encontro em arte, educação, literatura, música e outras linguagens.

Hoje o Bináh Espaço de Arte, dirigido por Stela Barbieri, é um lugar de invenção, inovação, investigação e cognição tecido pela Arte e pela Educação. Um ecossistema feito para criar convergência de pessoas e organizações em torno de projetos interdisciplinares, co-criativos, colaborativos e em rede.

Promovemos ações em nosso espaço e em outros locais. Recebemos escolas, instituições diversas e grupos independentes de crianças e adultos para ateliês, cursos, oficinas, encontros e outros formatos de ação que contribuam para a realização do propósito de articular e conectar pessoas e organizações, de qualquer natureza, refletindo sobre a complexidade do mundo contemporâneo, para construir vigorosas imagens de possíveis outros mundos, em que diversidade, ética e estética criam um futuro desejável e possível.

Stela Barbieri

Stela Barbieri é artista plástica, educadora, escritora e contadora de histórias. Foi curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. É assessora de artes da educação infantil e ensino fundamental na escola Vera Cruz e prestou assessoria nas escolas Castanheiras e Nossa Senhora das Graças. Stela fez parte do Conselho Consultivo do PGECC – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência, em Lisboa, Portugal e atualmente faz parte do conselho da Pinacoteca do Estado de São Paulo e da Revista Emília. Ela também coordenou o curso de Pós-Graduação em Museus e Instituições Culturais, do Instituto Singularidades. Contadora de histórias experiente, Stela é autora de 20 livros infanto juvenis. É diretora do Bináh Espaço de Arte.

Serviço

Inscrições:

contato@binahespacodearte.com.br e bit.ly/1_POROROCAS

Local: Bináh Espaço de Arte – Rua Bento Vieira de Barros, 181, Vila Romana – São Paulo, SP (entrada pela rua Jamil Safady).

Recomendamos que os participantes venham de táxi ou transporte público pois há poucas vagas de estacionamento na região.

Teremos comidinhas deliciosas à venda.

Mais informações:

(11) 3875-6008 e (11) 3467-4387

contato@binahespacodearte.com.br

www.binahespacodearte.com.br

f: @BinahEspacodeArte

instagram: @ateliebinah

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem