NONA EDIÇÃO DO RIO GASTRONOMIA OCUPA O PÍER MAUÁ A PARTIR DO DIA 16 DE AGOSTO




Maior evento de gastronomia do Brasil, o Rio Gastronomia está marcado para os dias 16 a 18 e 22 a 25 de agosto, novamente no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Após oito edições, com público de mais de 50 mil pessoas no ano passado, há grande expectativa de se repetir o sucesso este ano. Filiais dos melhores restaurantes, food trucks e bares da cidade; degustações com grandes nomes da culinária; aulas, bate-papos e workshops com chefs nacionais e internacionais, e profissionais de destaque no setor; além de pockets shows, feira de cachaças e de produtores do estado serão as grandes atrações do festival. Os ingressos estão à venda pelo site ingressocerto.com/riogastronomia.

Realizado pelo jornal O GLOBO, o Festival traz o conceito “Comer é a Maior Diversão”, oferecendo uma experiência completa de gastronomia para o público no centro de entretenimento mais gostoso da cidade, além, claro, de movimentar o setor prestigiando a economia local.

Para completar a programação, atrações musicais ao vivo para todos os gostos embalam o público no Palco Sesc. Apresentações de Alceu Valença, Jorge Aragão, Arlindinho, Sandra de Sá e Festa PLOC animam o encerramento de cada dia do evento.

A festa de abertura, no dia 15 de agosto, será marcada pelo tradicional Prêmio RioShow de Gastronomia, que reconhece os melhores restaurantes da cidade. Este ano, além dos restaurantes que receberão a cotação máxima dos cinco “garfinhos”, serão premiados os melhores nas categorias chef, contemporâneo, francês, italiano, novidade, português, carne, peixe, japonês, vegetariano, pizza, bar e brasileiro.

Rio Gastronomia é uma realização O GLOBO com apresentação do Sesc RJ e do Senac RJ, patrocínio master de Santander e patrocínio de Stella Artois, Pão de Açúcar, Coca-Cola e Vivo. O evento tem ainda o apoio de Azeite Andorinha, Naturgy, Gosto da Amazônia, Unimed-Rio, Amázzoni Gin, Magnésia de Phillips Tabs e Água Pouso Alto, Orfeu Cafés Especiais como Café Oficial e parceria com CBN e Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio).

Aulas, workshops e palestras com chefs e profissionais renomados

Ingrediente fundamental para o sucesso do evento são as aulas, workshops e palestras com chefs nacionais e internacionais, nomes de referência na gastronomia que prometem deliciosas experiências aos visitantes. Distribuído em dois auditórios, Senac e Santander, um time de craques como Nicola Fedeli (Fasano Al Mare), Thomas Troisgros (Olympe), Alberto Landgraf (Oteque), Nathalie Passos (Naturalie Bistrô), Nello Cassese (Cipriani), Didier Labbé (Didier) e muito mais marcam presença.

Chefs internacionais premiados e renomados no segmento também participam. Em uma parceria com o Consulado Geral do México no Rio de Janeiro, o México participa pela primeira vez do Rio Gastronomia com a presença do chef Ricardo Muñoz Zurita. Em união ao Consulado Geral do Peru no Rio de Janeiro, o chef Javier Ampuero também é um dos conceituados convidados para mostrar a cozinha de seu país.

No auditório Senac, o público encontra, entre as diversas atividades oferecidas, um bate-papo com o chef Thiago Castanho com o tema “Amazônia em Ação”; experiência sensorial das diversas harmonizações do café com a consultora Ana Argenta; aula para aprender a colorir nhoque comandada por Helena Murucci, do Tutto Nhoque; palestra sobre a alta gastronomia vegana com Jorge Kroff, do Rituaali Clínica & Spa; entre tantas outras.

Já no auditório Santander, mais intimista, os visitantes contam com um workshop de como fotografar com o celular comandado pelo mestre da fotografia gastronômica Tómas Rangel; aula sobre o pudim de leite perfeito com Fred Barroso, do Le Vin Bistrô; palestra da sommelière Andréia Milan e da enóloga Juciane Casagrande sobre o olhar feminino para os espumantes; aula sobre ceviche e a pesca consciente com Bruno Katz, e muito mais. As inscrições para participação das atividades nos auditórios serão realizadas presencialmente no evento com uma hora de antecedência.

No Espaço Mesa Brasil Sesc e no Cozinha Mão na Massa Senac os chefs comandam aulas práticas onde o público cozinha. Para todas, é preciso fazer a inscrição presencialmente no evento.

Novo espaço Papo de Cozinha

Uma novidade deste ano é o Papo de Cozinha, atividade com bate-papos mais informais que acontecerá na área comum do evento, sem necessidade de inscrição prévia. É a oportunidade de o público ficar mais próximo – e aprender alguns segredos - dos especialistas e trocar experiências sobre o universo da gastronomia.

Renata Araújo, do blog You Must Go, por exemplo, vai falar de como fazer bonito no Instagram. Já o chef João Diamante, do Espaço na Minha Casa, bate um papo sobre o poder de transformação da gastronomia. Quem encerra as conversas é Zazá Piereck, do Zazá Bistrô, que vai ensinar a fazer três receitas de chás detox.

Restaurantes, bares, food trucks e bikes da cidade com cardápios e preços especiais

Um dos pontos altos do evento é proporcionar aos visitantes a oportunidade de degustar pratos de grandes nomes da culinária do Brasil e do mundo a preços mais acessíveis. Serão 18 restaurantes que vão oferecer versões pockets de seus cardápios, além do prato Rio Gastronomia, oferecido especialmente no evento pelo preço de R$ 20.

Alguns dos melhores restaurantes e bares da cidade como Barsa; Mamma Jamma; Naga; Aconchego Carioca; Lasai; Ateliêr Benoliel; Talho Capixada; Teva Vegetal; Gero; Trattoria; Grupo Irajá com itens selecionados dos restaurantes Irajá, Formidable, Cozinha Artagão, Azur e Al Fresco; além do japonês Kō Bā Izakaya, que estreia no evento; entre outros, estão na lista de estabelecimentos participantes do Rio Gastronomia. O quiosque de comida saudável e vegetariana So.Ga Beach, vencedor da edição 2019 do Sabores da Orla, também entra na programação.

E na grande área de convivência ao ar livre do Píer Mauá vão estar estacionados 14 food trucks e seis bikes queridinhos do público, entre eles os estreantes Curadoria e Tutto Nhoque, e os veteranos Ceviche da Fabi e Cogu. *Confira a lista completa ao final do release.

Feira de Cachaças

Para os apreciadores da aguardente de cana-de-açúcar produzida no Brasil, a Feira de Cachaças vai contar com alguns dos melhores produtores, alambiques e rótulos do estado. Serão 10 famosos nomes de branquinhas ou amarelinhas artesanais: Alambique Engenho Douro - Paraty, Cachaça Barra Velha, Cachaça Coqueiro, Cachaça da Quinta, Cachaça Magnífica, Cachaça Tellura, Cachaça Werneck, Fazenda Soledade, Engenho São Miguel e Maxibrisa.

Feira de Sabores

Tradição no Rio Gastronomia, a Feira de Sabores é um espaço onde o público pode degustar e comprar o que há de melhor em produção no estado. Ao todo são 20 estandes com queijos, geleias, mel, conservas doces e salgadas, além de embutidos de localidades como Nova Friburgo, Paty do Alferes, Petrópolis, Santa Maria Madalena, Secretário e Cachoeiras de Macacu.

No local, pequenos produtores oferecem também provinhas que fazem sucesso entre os visitantes. Capril De Ville, Doces Falcão, Queijaria Fazenda Boa Fé, Senhora Farofa, Café Iranita, Doçuras da Sueli, Arte em Conserva, Barão de Itaipava, Apiário Mel do Horto, Delícias Gourmet, entre outros secos e molhados gourmet estarão na feira de produtores.

Rio Coquetelaria

Após o sucesso do ano passado, o Amázzoni Gin, apoiadora do Rio Gastronomia, volta a realizar a ação Rio Coquetelaria no evento com muitas novidades. Para os apreciadores de drinks, a marca vai reunir 18 barmen dos mais importantes bares da cidade se revezando atrás do balcão. Serão seis ciclos de profissionais para animar os sete dias de evento com drinques exclusivos e gratuitos.

O mais novo gin Amázzoni Rio Negro será lançado exclusivamente para o mercado carioca durante o evento. Além de estar presente na carta de drinks, o Rio Negro será apresentado em uma palestra exclusiva no dia 16 de agosto, às 20h, no auditório Santander, com a presença dos fundadores da marca, Arturo Isola e Alexandre Mazza, que contarão mais sobre o produto seguido de uma degustação comandada pelas mixologistas Adriana Pino e Jessica Sanchez.

No dia 24 de agosto, às 21h, no auditório Senac, os fundadores da marca se juntarão ao chef Thomas Troisgros em uma palestra sobre a importância dos ingredientes de excelência na produção de pratos e destilados.

Circuito dos Polos

De 1 a 15 de agosto, o público desfruta da qualidade e da diversidade da gastronomia carioca no Circuito dos Polos 2019. Iniciativa do Rio Gastronomia e do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), o circuito conta com a participação de mais de 50 restaurantes e bares do Polos Gastronômicos de Botafogo, Copacabana, Novo Rio Antigo (Centro), Pedra de Guaratiba, Santa Teresa, Tijuca e Vargem Grande, que oferecem promoções e descontos especiais em pratos exclusivos, drinks, sobremesas e combos, além de outras ofertas preparadas especialmente para o período.

Assim como ano passado, a nona edição do Rio Gastronomia disponibilizou três mil ingressos para os clientes do Circuito dos Polos: quem comprar uma das ofertas do evento, em qualquer um dos estabelecimentos participantes, ganha uma entrada para o Rio Gastronomia, por CPF, para os dias 16, 22 ou 23 de agosto.

Música para todos os gostos

Para completar a programação, apresentações musicais ao vivo de diferentes estilos embalam o público e encerram cada dia de evento no Palco Sesc. Na abertura, dia 16 de agosto, às 22h, Alceu Valença mostra o melhor de seu repertório de xotes, forrós e baiões. Já o sambista Arlindinho montará uma grande roda de samba no dia 18 de agosto, às 19h30. Encerrando o dia 22 de agosto, o cantor e compositor Jorge Aragão apresentará seus sucessos às 22h. Os shows de Sandra de Sá, dia 23 de agosto, às 22h, e a apresentação da Festa PLOC, dia 24 de agosto, às 20h30, finalizam a agenda musical do evento. Em breve mais nomes serão confirmados.

Atividades para a criançada

Um pedacinho da serra do Rio também fará parte do evento. O resort Le Canton estará presente no Rio Gastronomia com a área recreativa, oferecendo atividades para toda a família.

O espaço de 85 metros quadrados será dividido em duas áreas: para as crianças, atividades como piscina de bolas, cama elástica, oficina de slime, pintura facial e brinquedos como escorrega e casinha (R$ 40 uma hora / R$ 15 a meia hora adicional). Para os mais crescidinhos, o Le Canton levará uma área com games, como a Montanha Loka (R$ 20) e um óculos de realidade virtual (R$ 20 meia hora).

Também estarão presentes alguns personagens do hotel, como as vaquinhas e soldados medievais. A atração funciona durante toda a programação do evento.

Meu Copo Eco®

Em uma parceria com o Meu Copo Eco, a nona edição do Rio Gastronomia vai oferecer uma solução ecológica para diminuir o uso de descartáveis em plástico no evento e reduzir a geração de lixo, promovendo, assim, a educação socioambiental do público e uma nova cultura de consumo acessível a todos.

O visitante poderá alugar o Copo Eco® por R$ 6 para usar ao longo do evento. No final, será possível devolver o copo, pegando o dinheiro integral de volta, ou levar o copo para casa como recordação da experiência.

Indo contra a cultura do descartável, o Copo Eco® é, acima de tudo, um produto durável. Feito de PP05, um material extremamente resistente, de baixo impacto e livre de BPA, é 25 vezes mais ecológico do que todas as opções de copos descartáveis e biodegradáveis presentes no mercado. Além de ser reutilizado inúmeras vezes sem perder a qualidade, no final de sua vida útil ele ainda é 100% reciclável.

Restaurantes e Bares – Lista completa

Naga / Kō Bā Izakaya / Teva Vegetal / Gero, Fasano, Marea / Talho Capixaba / Barsa / Gosto da Amazônia / Mamma Jamma / Chez Claude / Lasai / Ateliêr Benoliel / Oia / Nolita / So.Ga Beach / Kalango / Aconchego Carioca / Gruta de Santo Antônio / Heat Firehouse / Grupo Irajá: Irajá, Formidable, Cozinha Artagão, Azur e Al Fresco.

Food Trucks e Food Bikes – Lista completa

Meza Bar / Só Coxinhas / Curadoria / Espírito de Porco / Cogu Truck / El Cozu / Ceviche da Fabi / Vulcano / Costelas / Tasca do Filho D’ Mãe / Tutto Nhoque / Marchezinho / Belisque / Toutsie / Vitale / Brigadeiros Fabiana D'Angelo / Dogaria / Rebolaqueixo Churros / Doces do Eurico / Nomade.

Feira de Sabores – Lista completa

Instituto Maniva / Capril De Ville / Doces Falcão / Arte em Conserva / Alliata / Queijaria Fazenda Boa Fé / Doçuras da Sueli / Rancho Grande / Sitio Humayta / Fazendinha José de Carvalho / Barão de Itaipava / Apiário Mel do Horto / Fumel / Café Iranita / Armazem Sustentável / Alemão da Serra / Senhora Farofa / Cogu / Delícias Gourmet / Amázzoni.

SERVIÇO

Rio Gastronomia 2019

Data: 16 a 18 e 22 a 25 de agosto de 2019

Horários:

Quinta-feira – 17h às 24h

Sexta-feira – 17h às 24h

Sábado – 12h às 24h

Domingo – 12h às 22h

Shows:

Dia 16 (6ª feira): 22h - Alceu Valença

Dia 18 (domingo): 19h30 - Arlindinho

Dia 22 (5ª feira): 22h - Jorge Aragão

Dia 23 (Sexta): 22h - Sandra de Sá

Dia 24 (sábado): 20h30 - Festa PLOC

Local:

Armazéns 3 e 4 - Píer Mauá - Av. Rodrigues Alves, 10 - Praça Mauá - Rio de Janeiro/RJ

Venda de Ingressos:

A partir do dia 21/07 pelo site ingressocerto.com/riogastronomia  

Valores:

A partir de 29/7: segundo lote

2º lote (promocional) - 23/8 (sexta): R$ 35

2º lote (promocional) - Combo Coca-Cola #melhorjuntos – 23 (sexta) de agosto: R$ 112 (4 ingressos para o mesmo dia) *sem desconto

2º lote (promocional) - 16 (sexta), 17 (sábado), 18 (domingo), 22 (quinta), 24 (sábado) e 25 (domingo) de agosto: R$ 45

2º lote (promocional) - Combo Coca-Cola #melhorjuntos - 16 (sexta), 17 (sábado), 18 (domingo), 22 (quinta), 24 (sábado) e 25 (domingo) de agosto: R$ 144 (4 ingressos para o mesmo dia) *sem desconto

Descontos:

Assinantes O Globo:

Ganham um ingresso na compra de outro para um dia de evento. O assinante deve acessar o site ingressocerto.com/riogastronomia, fazer login, selecionar dois ingressos na opção “Assinante O Globo, inserir o CPF do titular da assinatura, clicar em “Calcular Desconto” e finalizara compra.

Assinantes do Valor Econômico:

Ganham um ingresso na compra de outro para um dia de evento. O assinante deve acessar o site ingressocerto.com/riogastronomia, fazer login, selecionar dois ingressos na opção “Assinante Valor Econômico”, inserir o CPF do titular da assinatura, clicar em “Calcular Desconto” e finalizar a compra.

Assinantes Editora Globo:

Ganham um ingresso na compra de outro para um dia de evento. O assinante deve acessar ingressocerto.com/riogastronomia, selecionar dois ingressos na opção “Assinante Editora Globo” e inserir o código promocional enviado por e-mail para validar o desconto.

Alunos Senac RJ:

Alunos do Senac RJ ganham 50% de desconto em até quatro ingressos inteira para um dia de evento. O aluno deve acessar ingressocerto.com/riogastronomia, selecionar até quatro ingressos na opção “Aluno Senac” e inserir o código promocional. Para ganhar o benefício na bilheteria, o aluno precisa apresentar o código promocional. Saiba mais em:https://rj.senac.br/riogastronomia.

Associados e Colaboradores Sesc RJ:

Associados e colaboradores do Sesc RJ ganham 30% de desconto na compra de até quatro ingressos inteira para um dia de evento. Devem acessar ingressocerto.com/riogastronomia, selecionar até quatro ingressos na opção “Associado e Colaboradores SESC” e inserir o código promocional. Para ganhar o benefício na bilheteria, o associado ou colaborador precisa apresentar o código promocional ou o seu crachá. Saiba mais em:http://sescrio.org.br/riogastronomia.

Clientes Santander Mastercard:

Clientes Santander Mastercard ganham 30% de desconto em até dois ingressos inteira para um dia de evento, utilizando o cartão Santander Mastercard na compra. O cliente deve acessar o site ingressocerto.com/riogastronomia, fazer login, selecionar até dois ingressos na opção “Santander Mastercard” e finalizar a compra com o cartão Santander Mastercard.

Clientes Vivo Valoriza:

Clientes Vivo Valoriza ganham 30% de desconto em até dois ingressos inteira para um dia de evento. O cliente deve fazer o resgate do código no site do Vivo Valoriza, acessar o site ingressocerto.com/riogastronomia, fazer login, selecionar até dois ingressos na opção “Vivo Valoriza”, inserir o código promocional, clicar em “Calcular Desconto” e finalizar a compra.

Mais informações sobre o evento estão no site riogastronomia.com.

Facebook: /riogastronomia

Instagram: @riogastronomia

Twitter: @riogastronomia

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem