domingo, 18 de agosto de 2019

PATRÍCIA CARPARELLI APRESENTA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL MAR EXPANDIDO NA NEW GALLERY


A fluidez da água inspira os traços orgânicos de Patrícia Carparelli. O processo criativo da artista parte de uma autoanálise em movimentos internos e externos, focados nas relações e no tempo. A exposição individual Mar Expandido, que acontece na New Gallery, com curadoria da Kura Arte, reúne mais de 140 pinturas recentes e uma instalação imersiva de esculturas de vidro. A artista, que tem como inspiração o mar e as demais paisagens da natureza, usa a arteterapia como fio condutor de sua produção plástica.

Entendedora de recursos artísticos e visuais com fins terapêuticos, Patrícia faz de seu processo criativo um momento de introspecção e autoconhecimento. Como arteterapeuta, acessa o inconsciente para produção de aquarelas, pintura a óleo e vidro soprado. O momento que antecede sua vivência em ateliê é tomado por meditações e exercícios de respiração, que depois desdobram-se em telas e objetos. "Começo a produzir a partir de um questionamento sobre a importância da consciência do tempo presente", pontua a artista.

Nas 142 pequenas telas a óleo, a gestualidade do inconsciente aparece na forma como a artista emprega cores e memórias. Patrícia pinta paisagens oníricas, o movimento da água, a reflexão, a profundidade e o espaço. O ritmo das pinceladas revela movimentos orgânicos que acontecem diretamente na tela, sem a necessidade de rascunhos.

Na série inédita exposta na New Gallery, Patrícia explorou, além das pinturas a óleo, a técnica de vidro soprado - que consiste em moldar o vidro inflando-o com o auxílio de um tubo de sopro. O resultado é objetos com formas singulares, que traduzem a preocupação da artista com a organicidade que a matéria-prima assume.

Sobre Patrícia Carparelli

Patrícia Carparelli nasceu em 1980 e reside em São Paulo. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e faz pós-graduação em Arteterapia no Instituto Sedes Sapientiae, fazendo uso da técnica em suas obras. Duas de suas obras foram expostas no XXXII Salão de Artes Plásticas de Arceburgo e ganharam pequena medalha de prata e pequena medalha de bronze. Entre suas exposições, estão Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (2019), PONTES Arte/Formatto – São Paulo (2017) e 50 Artistas – 2ª edição Arte/Formatto – São Paulo (2016).

Serviço:

Mar Expandido – Patrícia Caparelli

New Gallery

Rua Padre Garcia Velho, 173

Abertura para convidados: 15 de agosto, às 18h

Período expositivo: 16 de agosto a 15 de setembro

Terça a sexta-feira, de 10h às 12h e 14h às 18h

Sábado, de 10h às 15h

www.newgallery.com.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário