FUJA DAS ARMADILHAS DA ALIMENTAÇÃO NOTURNA E DURMA MELHOR


Você sabia que a má alimentação também pode tirar seu sono? A combinação de uma dieta equilibrada e os cuidados básicos com a higiene do sono é uma fórmula poderosa para quem deseja ter noites relaxantes e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida. Tão importante como atentar-se ao que você come, é observar os horários da última refeição do dia.
Segundo a consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi, hábitos alimentares ruins e o horário da última refeição podem influenciar na má qualidade do sono. “O horário vai depender do estilo de vida de cada pessoa. Mas a recomendação geral é que seja, no mínimo, três horas antes de deitar”, explica Renata.
“Vale lembrar que dormir mal pode afetar o dia a dia e a produtividade nas tarefas, pois pode causar cansaço, sonolência, irritabilidade, alterações de humor, lentidão do raciocínio e dificuldade de concentração”, completa.
Para a nutricionista Ellen d’Arc, da rede de franquia saudável Bio Mundo, a boa alimentação aliada a exercícios físicos são a base para boas noites de sono. “Refeições balanceadas incluem alimentos integrais, grãos, legumes diversificados, carnes magras, gorduras boas, como castanhas e abacate, e variações de frutas”, observa a profissional.
A digestão é mais lenta no período noturno, por isso é importante não exagerar nas porções e evitar o consumo de alimentos de difícil digestão, muito gordurosos ou com alto índice glicêmico, como carne vermelha, queijos gordos e arroz branco. No caso do carboidrato, a nutricionista orienta manter uma porção moderada na refeição, pois o alimento é fonte de triptofano, importante na produção da melatonina, hormônio responsável pelo sono.
Bebidas estimulantes também devem ser evitadas no período noturno, como café, energéticos, refrigerantes, bebidas alcoólicas e chás (preto, mate, chá verde). “Essas substâncias podem alterar o ciclo circadiano, pois agem como indutoras do período da vigília e liberam neurotransmissores que estimulam as células cerebrais, aumentando o número de vezes que se acorda durante a noite”, explica a consultora do sono.
“Se sentir fome antes de deitar priorize alimentos mais leves e que estimulam a produção de serotonina, que regula algumas fases do sono, como banana, aveia, leguminosas ou bebidas como leite morno, chás (descafeinados), como maracujá, camomila ou melissa, e suco de uva integral”, recomenda a nutricionista da Bio Mundo.
Em contrapartida, um sono de má qualidade também pode influenciar na atividade metabólica e induzir o indivíduo a comer alimentos mais calóricos. “Enquanto dormimos, aumentamos a produção de leptina - substância capaz de controlar a sensação de saciedade - e diminuímos a produção de grelina, conhecido como o hormônio da fome. Na privação do sono, a produção desse hormônio fica desregulada resultando no aumento da fome e no armazenamento de calorias”, esclarece a consultora da Duoflex.
Além de manter hábitos alimentares saudáveis, a especialista do sono recomenda algumas práticas que podem ajudar a ter noites mais agradáveis. “Tente dormir ao menos oito horas por noite, utilize travesseiros e colchões adequados para manter a disciplina postural, tome um banho morno para relaxar, evite o uso de aparelhos eletrônicos e mantenha o ambiente arejado, silencioso e o mais escuro possível”, finaliza. 
Sobre
Duoflex
Empresa 100% nacional e referência mundial em tecnologia do sono, a Duoflex está presente há mais 25 anos no mercado, totalmente focada na produção de travesseiros de espumas especiais de alta qualidade e performance, voltados para a saúde e o bem-estar de seus usuários. Lançou, com exclusividade no Brasil, a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros de látex natural, extraído da seringueira. Dentre os diversos modelos, desenvolveu e patenteou o mais avançado sistema de molas em travesseiros, o Spring Case, que garante conforto e sustentação ideais para o sono. Criou também o inovador travesseiro ALTURA REGULÁVEL o original e refrescante GELFLEX NASA e o modelo BEAUTY FACE, que ameniza a formação de rugas durante o sono, reforçando assim sua imagem como empresa inovadora. Recentemente, lançou o DUOHYBRID, colchão premium embalado à vácuoAo reunir espumas especiais de altíssima qualidade ao mais eficiente e moderno sistema de molas, o DuoHybrid oferece o equilíbrio perfeito entre conforto, suporte, controle de temperatura e durabilidade, atendendo aos mais variados perfis, posições e preferências para o sono. Site: www.duoflex.com.br
Bio Mundo
Fundada em 2015, na cidade de Brasília, a Bio Mundo nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos as lojas oferecem itens sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. Além da venda a granel de grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com a própria linha de encapsulados naturais, produtos desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade, atendendo a diversos tipos e necessidades dos clientes, como repor nutrientes, manutenção e preservação da saúde. Site: www.biomundo.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem