MM GERDAU INAUGURA EXPOSIÇÃO "PAISAGENS MINERAIS" DO ARTISTA PLÁSTICO SÉRGIO MARZANO


A ação criadora de Sérgio Marzano é conduzida pela mineiridade e mineralidade. Em processo artesanal, o artista extrai dos minerais o pigmento utilizado na pintura de seus quadros e transpõe o fascínio causado pelas paisagens mineiras para suas telas. A própria terra desenha e pinta as obras de Marzano, que poderão ser vistas de perto até o dia 20 de outubro no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal. Além dos quadros, a mostra expõe o material bruto utilizado para a feitura das tintas, bem como as ferramentas que auxiliam no processo. 
"A arte de Sérgio Marzano incorpora os diversos elementos e tons da natureza mineral em um esplendor visual fascinante que impacta profundamente aqueles que têm a oportunidade de ver uma de suas obras", assim define o geólogo Marcelo A. Martins Neto.  Para chegar neste resultado, o artista vai a campo explorando os arredores de Belo Horizonte e seu Quadrilátero Ferrífero a procura de sua matéria-prima: minerais, pedras, arenito, grafite, areia, óxido de ferro, etc. Os materiais são usados em seu estado bruto, triturados ou peneirados.
Uma vez colhido o material, a peneira se torna a ferramenta principal. Com os quatro elementos: água, terra, ar e fogo - presentes na obra, o artista conduz sua criação junto com o acaso, formando testemunhos e registros do solo. Na sua pesquisa, encontrou raízes, galhos e fungos que o inspiraram a criar objetos cujo volume e jogo de luz e sombras acabaram se tornando traço marcante. Na sua inquietação artística, Marzano sentiu a necessidade de diversificar, produzindo também esculturas e outros objetos. 
O dinamismo e criatividade do artista não se limitam ao que a natureza por si só pode oferecer. Recentemente ele descobriu materiais e pigmentos de cores diversas, obtidos através do processamento em laboratório da UFMG de rejeitos de mineração de ferro da Gerdau e incorporou estes materiais em sua arte. O resultado de todo este processo criativo poderá ser visitado gratuitamente pelo público no período da exposição.
SOBRE 
SÉRGIO MARZANO
Nascido em Conselheiro Lafaiete, em 09/06/1965, Sérgio Luiz Marzano concluiu o curso de administração de empresas na FUMEC, em Belo Horizonte, em 1988. Passado um tempo, já como autônomo, se matriculou em disciplinas isoladas na Escola Guignard (UEMG). Numa revista da biblioteca da escola viu uma foto de um artista trabalhando com uma peneira. Isso lhe chamou a atenção para a possibilidade de trabalhar com minerais. Até então, trabalhava com uma desempenadeira. E, daí em diante, começou a usar pó de ferro junto com pó de mármore, o que desencadeou sua pesquisa constante com rejeitos de minério, pedras, arenito, grafite, areia, óxido de ferro. Assim, considera-se autodidata.  No final de 1999 e início de 2000, quando uma galeria de arte se interessou pelos seus trabalhos, resolveu se instalar num ateliê e passou a se dedicar exclusivamente à arte. Participou de exposições individuais e coletivas. Seus trabalhos se encontram no Brasil e no exterior.  
MM GERDAU O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal :: 
 |@mmgerdau | www.mmgerdau.org.br
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.
O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.
O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, entrada franca. Para além da exposição permanente, o MM Gerdau oferece uma programação diversa e para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).
SERVIÇO
Quando: 18/09 a 20/10, de terça a domingo, das 12H às 18H e, nas quintas-feiras, das 12H às 22H. 
Onde: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal. Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sn, Funcionários
Entrada Gratuita
Fotos/crédito: Marcilio Gazzinelli

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem