ROSE KLABIN LANÇA LIVRO SOBRE SUA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA NA LIVRARIA DA TRAVESSA, EM IPANEMA


Autora de uma obra singular, por vezes pautada na sua biografia e na investigação do corpo – em especial, o feminino – Rose Klabin apresenta, agora, um livro inédito sobre sua trajetória artística. Com a presença da artista, a publicação foi lançada no Rio de Janeiro, sua cidade natal, em 22 de setembro, na Livraria da Travessa, em Ipanema.

"A trajetória da artista Rose Klabin nos leva a um mergulho no autoconhecimento; leva a ver e a repensar a nossa própria ancestralidade e o nosso papel no mundo. Rose muitas vezes trabalha, de forma crítica e política, seu lugar enquanto sujeito, cidadã, mulher e artista", reflete o curador Douglas de Freitas, no texto Sutartine, análise que compõe o livro.

Organizada por Freitas, a publicação Rose Klabin reúne uma seleção de cinco textos críticos. Além de Sutartine, figuram análises de críticos e curadores como A parteira no deserto, de Rafael Vogt Maia Rosa; Memória como resistência, de Fernanda Lopes; Altos e baixos e ciclos, Juliana Monachesi; e CV, de Paula Alzugaray, com versões traduzidas para o inglês por Manassés Martins.

O livro compila registros de diferentes momentos da trajetória da artista, desde a performance Rose Klabin S.A, realizada na SP-Arte de 2009, uma provocação sobre o mundo industrial, corporativo, até sua produção mais recente, um conjunto de esculturas de mármore em instalação imersiva, apresentado em 2018 em seu próprio ateliê.

Sobre a artista

Rose Klabin nasceu em 1977, no Rio de Janeiro. Viveu, estudou e trabalhou em Nova York e em Londres. Lá, se formou na Central Saint Martins, onde também fez mestrado em Fine Arts. Desde 2007, vive no Brasil, investigando a vida brasileira contemporânea, com um interesse particular pela cultura empresarial. Entre as exposições individuais que já apresentou, Rise and Fall, na Galeria Patti and Ernest Worth, de Israel, em 2013; na galeria paulistana Eduardo Fernandes em 2012; e ainda na londrina Tristan Hoare, também em 2012. Anteriormente, expôs seus trabalhos na Galeria Ipanema, no Rio de Janeiro, em 2004, e na Generous Miracle Gallery, de Nova York, em 2002.

Ficha técnica:

Título: Rose Klabin

Organização: Douglas de Freitas

Valor: R$ 100

172 páginas

Fonte/Imagem-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Capa do livro Rose Klabin | 3064 Peles, 2019, Rose Klabin

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem