TIÊ CELEBRA DEZ ANOS DE CARREIRA COM O LANÇAMENTO DE “DIX”


No ano de comemoração dos 10 anos de carreira, a cantora Tiê lança, nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, o primeiro álbum e DVD ao vivo, gravados no YouTube Space, no Rio de Janeiro, em junho passado. “DiX”, que significa dez em francês, chega a todas as plataformas digitais e nas lojas físicas de todo o país com 17 faixas, entre elas, releituras, sucessos e inéditas. Com participação de Cynthia Luz e Rael, o projeto conta com produção de Paul Ralphes, direção de Clara Cavour, arte de Rita Wainer, cenário de Nina Becker, figurino de Carol Roquuete e beleza de Brenno Melo.

“Tem um olhar de maturidade diferente nesse trabalho. Estou mais leve, porém ainda muito intensa. O dez representa a ausência e a completude ao mesmo tempo. Ou seja, a falta de um repertório só de inéditas, como estou acostumada a lançar, mas, a totalidade de revisitar o caminho até aqui”, reflete a cantora sobre o novo trabalho. Entre as novidades no setlist, a cantora traz “Não Sei”, uma parceria com o convidado especial Rael. Já Com Cynthia Luz, Tiê revisitou o sucesso “Vou Atrás”, do projeto “Esmeraldas”, lançado em 2014.

Para retratar a trajetória da cantora no DVD, Rita Wainer criou a identidade visual dentro do conceito de arco-íris. Parceira desde o início da carreira de Tiê, Rita é responsável pelas artes dos quatro álbuns anteriores da cantora. “Trabalhar com a Tiê é tão fácil, sempre foi. Esse projeto foi muito especial. Lembrei de tudo e chorei de orgulho dela. Foi lindo e ainda é começo”, conta Rita. “A criação é tão orgânica, tão junto com ela que nem sei descrever. Não sei onde começa e quem teve qual ideia”, diz.

Com equipe de maioria feminina, a diretora Clara Cavour conta que a presença da cenógrafa Nina Becker foi uma escolha estratégica também. “A Nina trabalha como diretora de arte, mas também é cantora. Isso foi muito bom porque ela conhece o lado de lá, sabe como é estar no palco”, explica ela. “O DVD nasceu desse encontro de mulheres. Acredito que isso ficou impresso no trabalho, esse olhar cuidadoso e essa troca generosa. Com certeza o público vai gostar e se surpreender”, complementa a diretora.

Ao longo de uma década, Tiê lançou quatro projetos (“Sweet Jardim”, “A Coruja e o Coração”, “Esmeraldas” e “Gaya”), com canções autobiográficas, todos foram registrados em estúdios. “DiX” é a estreia de gravações ao vivo da cantora, que teve três semanas de ensaios com a banda. “Eu adoro fazer show. Gosto muito de olhar e conversar com a plateia. E sinto que canto com mais potência e densidade. Estou muito feliz, confiante e grata com esse novo momento de lançar o primeiro ao vivo”, celebra Tiê.

Para o produtor Paul Ralphes, o registro ao vivo é apresentado de uma forma mais orgânica. “A ideia foi revisitar a carreira da cantora, trazer algumas músicas novas com uma emoção e performance ao vivo muito legal. Ela tem uma interação muito interessante com o público”, diz Paul. Para as escolhas dos convidados, Tiê e Paul pensaram juntos. “Já conhecíamos Rael há certo tempo e quando fizemos as listas de possíveis participações, ele era o primeiro para os dois”, conta. “A Cynthia é uma artista da nova geração que eu curto muito. As vozes das duas juntas combinaram demais”, complementa ele.

No palco com Tiê estão André Whoong (guitarra, violão e backing vocal), Gianni Dias (baixo e backing vocal), Jeff Pinas (violão, banjo e backing vocal), Marina Jacintho (teclados e omnichord) e Matheus Souva (bateria).

Tiê soma quatro discos autorais, turnês internacionais, participações em grandes festivais, dez músicas emplacadas em trilhas sonoras de novelas e diversas parcerias musicais. A artista, que já morou no Japão e em Nova York (Estados Unidos), fez turnê com o Toquinho antes de traçar os projetos solos e gravou ao lado de David Byrne, Jorge Drexler e Luan Santana, vê seu trabalho como uma maneira de externalizar as emoções.

Com passagens em diversos festivais, Tiê já se apresentou no Lollapalooza Brasil (2018), Primavera Sound, em Barcelona (2017), Rock in Rio 2017, ao lado de João Donato e Jorge Drexler (2011), Brazil SummerFest, em Nova York (2018), Rock in Rio Lisboa, SXSW (Texas, EUA), Planeta Terra (São Paulo) e Coquetel Molotov (Recife).

Clique e ouça agora, na plataforma digital de sua preferência, "DiX":

https://open.spotify.com/album/5kpzA7Q7UFFUkob5hKpFnJ

https://www.deezer.com/br/album/109719542

https://music.apple.com/br/album/dix-ao-vivo/1477081969?app=music&ign-mpt=uo%3D4

https://play.google.com/store/music/album/Ti%C3%AA_DIX_Ao_vivo?id=Bgkobk2q7dybxnxi2i2wpbxoqmm

https://br.napster.com/artist/tie/album/dix-ao-vivo

https://www.claromusica.com/getCountryForAnonymousLogin?redirectTo=/album/9207607/BR

https://listen.tidal.com/album/115610325

*Créditos da imagem: Rogério Von Kruger

Fonte: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem