CONHEÇA AS TRÊS MASSAGENS QUE VISAM DRIBLAR A CELULITE E A GORDURA LOCALIZADA


Quando aliadas à alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas e ingestão regular de líquidos, as massagens potencializam ainda mais os resultados desejados

O que é celulite?

A celulite nada mais é do que o acúmulo de gordura, água e toxinas nas células que compõem as camadas profundas da pele. Conforme esses elementos vão penetrando, eles enriquecem os tecidos.
Esse endurecimento provoca desníveis na pele, que fica com um aspecto semelhante ao da casca de uma laranja. Apesar de não causar nenhum dano mais grave à saúde, a aparência da celulite causa um grande incômodo estético, principalmente nas mulheres.

Quais são as principais causas da celulite?

O primeiro agente causador da celulite está relacionado a fatores genéticos. Ela tende a afetar cerca de 95% das mulheres e surge, normalmente, na puberdade. Embora seja mais comum entre as mulheres de pele branca, ela atinge a todas as etnias.

Raramente os homens são atingidos pela celulite, mas eles podem desenvolver essa anomalia caso ocorra algum desequilíbrio hormonal.

Além da genética, estilos de vida baseados em uso desenfreado de álcool ou cigarros e alimentação rica em gorduras e açúcares também podem desencadear a celulite. O estresse e a vida sedentária também contribuem para sua evolução.

Quais são os tratamentos eficazes para celulite?

Como a área da estética está em constante evolução, para nossa alegria, é possível melhorar o aspecto da pele por meio de tratamentos eficazes. Nesse caso, as melhores opções são massagem redutora, drenagem linfática e massagem modeladora. Saiba mais sobre cada uma delas.

Massagem redutora

Esse tipo de massagem tem como objetivo reduzir as medidas e melhorar a circulação sanguínea da região onde ela é aplicada. As manobras e as técnicas direcionadas pelo massoterapeuta aceleram o processo de eliminação de toxinas.

O principal ponto de atuação da massagem redutora se dá por meio da forte pressão dos movimentos de amassamento, torções e fricções. O massoterapeuta deposita peso sobre as mãos, punhos e dedos.

Por ser um método direcionado por uma grande quantidade de força, ele auxilia na tonificação muscular. A massagem redutora quebra as células de gordura e facilita a eliminação de toxinas pela corrente sanguínea, que as conduzirá até o sistema excretor ou digestivo.

Dessa forma, com a desobstrução celular, os tecidos receberão oxigenação adequada, o que atua na amenização dos aspectos da celulite. Essa técnica de massagem pode ser aplicada em regiões onde há grande nível de concentração de gordura, como barriga, braços, interior de coxas e cintura.

Drenagem linfática

O inchaço corporal é uma das consequências da celulite. A drenagem linfática atua justamente na sua diminuição porque ativa a circulação sanguínea e, consequentemente, atenua o aspecto irregular da pele.

Esse tipo de procedimento consiste na realização de uma massagem realizada a partir de movimentos de compressão e descompressão nas regiões onde os nódulos estão mais presentes. As manobras são leves e lentas para direcionar a melhora do fluxo linfático.

O movimento pode variar de acordo com cada parte do corpo que está recebendo a massagem ou de acordo com as características da pele de cada pessoa. A drenagem linfática é um excelente recurso para diminuir o inchaço e proporcionar maior homogeneidade na pele.

O procedimento também é responsável por promover o relaxamento e auxiliar na redução do estresse, que é um dos agentes causadores da celulite.

Massagem modeladora

A massagem modeladora é feita com movimentos fortes e profundos. O objetivo desse tratamento é atingir camadas mais profundas da pele e melhorar o metabolismo da região estimulada.

Ela é indicada para amenizar as aparências da celulite que apresenta grau leve ou moderado. O massoterapeuta realiza movimentos mais vigorosos em comparação com a drenagem linfática.

A firmeza e a rapidez das manobras são características fundamentais da massagem modeladora. Técnicas de deslizamento, amassamento, pinçamento e percussão são algumas abordagens utilizadas nesse tipo de massagem.

Sua aplicação é bastante eficaz em áreas com grande acúmulo de gordura, como coxas, braços, abdômen, quadris, glúteos e culote.

Existe alguma restrição ou contraindicação para esses tipos de massagem?

Apesar dos seus efeitos positivos, as massagens mencionadas possuem algumas contraindicações e devem ser realizadas mediante autorização de um médico, principalmente se você fizer parte dos grupos a seguir:

Gestantes - Para esse grupo, o mais adequado é a drenagem linfática. No entanto, ela é contraindicada em casos de hipertensão não controlada, grávidas com problemas renais, gravidez de risco, doenças do sistema linfático e infecções cutâneas.

Cardiopatas - As massagens promovem uma vasodilatação, o que interfere no aumento da pressão arterial sistêmica.

Hipertensos - A pressão arterial pode aumentar de acordo com a força empregada nas manobras.
Pessoas com quadros infecciosos - Alguns procedimentos aquecem o corpo e podem elevar a temperatura, gerando situações de febre.

Pessoas com osteoporose - As massagens modeladora e redutora, por serem desenvolvidas através de pressão, podem gerar micro fraturas por causa da fragilidade óssea.

Varizes - Os movimentos vigorosos das massagens modeladora e redutora podem romper os vasinhos e causar hematomas.

Qual das três técnicas apresentadas promove melhor resultado?

Independente da escolha do tratamento para combater celulite, é importante que você saiba que o sucesso depende de uma combinação de atitudes.

A primeira coisa que você deve providenciar é uma avaliação com o especialista para que ele lhe oriente acerca do melhor protocolo. Informe ao especialista se você se enquadra em alguns dos grupos de risco que mencionamos.

Após avaliação clínica detalhada, ele indicará a opção de massagem que seja mais segura e eficaz para seu caso.

Outro ponto importante é realizar as massagens com uma frequência estabelecida. O ideal é seguir um cronograma que contemple 1 ou 2 dias por semana, dependendo das suas necessidades.

Além disso, a alimentação balanceada, rica em vegetais, frutas e grãos deve fazer parte de sua rotina. Não deixe de ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia. A prática regular de atividade física constante é indicada em todos os casos.

A escolha do profissional especialista em massagem também deve ser dada a partir de um critério rigoroso. Dê sempre preferência para clínicas especializadas. Uma dica é contratar os serviços de Day SPA em São Paulo

Nesses locais, além de ter acesso a uma infraestrutura adequada, você receberá atendimento especializado por profissionais capacitados e com ampla jornada de experiência.

Imagem: Reprodução/divulgação

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem