ARTISTA CHIHARU SHIOTA APRESENTA OBRA NA JAPAN HOUSE SÃO PAULO


A Japan House São Paulo recebe o trabalho sensível e singular da artista japonesa Chiharu Shiota, de  até 02 de fevereiro 2020, no térreo do centro cultural. A obra inédita Linha Interna (Internal Line) segue temas universais como relações humanas, sentimentos, memórias, a vida e a morte, tópicos que se destacam ao longo da carreira da artista.

Para sua concepção, Shiota se inspirou em uma lenda japonesa que conta que quando uma criança nasce, um fio vermelho é amarrado em seu dedo, representando a extensão de suas veias sanguíneas que correm do coração até o menor dedo de suas mãos. Ao longo da vida, esse fio invisível se entrelaça ao fio de outra pessoa, conectando uma à outra, não necessariamente como amantes, mas de alguma forma que impactará profundamente seus caminhos.

Para esta instalação, a artista destaca esse fio que vem do coração e cria um universo de conexões. “Acredito que todos estamos conectados. Você pode não ver isso com seus olhos, mas se pudesse, enxergaria que os humanos estão todos conectados”, afirma. A instalação também evoca a concepção de uma presença física, de um corpo que acumula memórias, representado por meio de vestidos vermelhos que simbolizam a segunda pele, independente de nacionalidade ou cor, que nos acompanha em nossa vida e torna-se o acúmulo das memórias coletadas diariamente.

A união desses dois elementos na instalação revela corpos unidos por uma complexa rede de vasos sanguíneos que os conecta. Grandiosa, a obra será composta por três grandes vestidos vermelhos, além de cerca de 10 mil fios penduradas verticalmente, totalizando mais de 34 quilômetros de material. A cor vermelha utilizada na instalação faz referência ao sangue que corre pelos vasos sanguíneos, que gera o fluxo de energia e a conexão entre as pessoas.

"É uma grande felicidade apresentar uma obra inédita desta grande artista, sobretudo uma instalação que foi criada a partir de uma visita dela à Japan House São Paulo e que carrega um significado muito poético e profundo", destaca Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo.

Simultaneamente, o Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, recebe a individual ‘Linhas da Vida [Lifelines]’, que traz uma retrospectiva da carreira da artista com cerca de 70 obras, entre os dias 13 de novembro de 2019 e 27 de janeiro 2020, em parceria inédita entre as duas instituições. Ambas exposições contam com produção da Base7 Projetos Culturais e curadoria de Tereza Arruda. Formada em História da Arte pela Universidade Livre de Berlim, a historiadora vive entre São Paulo e Berlim desde 1989 e foi curadora de diversas exposições da artista japonesa.

Sobre 

Chiharu Shiota

Nascida em Osaka, em 1972, atualmente vive em Berlim. Chiharu Shiota trabalha questões humanas universais como a memória e existência. A artista redefine os conceitos de memória e consciência, reunindo objetos corriqueiros como sapatos, chaves, camas, cadeiras e vestidos e inserindo-os em enormes estruturas feitas de fios. Explora em suas instalações a sensação de uma “presença na ausência”, mas também apresenta emoções intangíveis em suas esculturas, vídeos de performances, telas e fotografias. Em 2008, recebeu o Prêmio de Incentivo aos Novos Artistas, do Ministério de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão. Seus trabalhos têm sido expostos em mostras individuais em instituições de todo o mundo como: Museu de Arte Mori(2019); Gropius Bau (2019); Galeria de Arte do Sul da Austrália (2018); Parque de Esculturas de Yorkshire (2018); Usina de Arte, Xangai (2017); K21 Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, Düsseldorf (2015); Galeria Arthur M. Sackler da Smithsonian Institution(2014); Museu de Arte de Kochi (2013); Museu Nacional de Arte(2008), entre outros. Também participou de várias exposições internacionais como o Festival Internacional de Arte de Oku-Noto (2017); a Bienal de Sydney (2016); a Trienal de Yokohama (2001). Em 2015, Shiota foi escolhida para representar o Japão na 56ª Bienal de Veneza.

Japan House São Paulo (JHSP)

A Japan House São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JHSP promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de um milhão e meio de visitante. 

Serviço

Instalação Linha Interna (Internal Line)

Chiharu Shiota

Japan House São Paulo

De 13 de novembro 2019 a 02 de fevereiro de 2020

Térreo

Entrada Gratuita

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento:

Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h

Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/

Exposição Linhas da Vida

Chiharu Shiota

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo - CCBB SP

De 13 de novembro de 2019 a 27 de janeiro de 2020

Entrada gratuita

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo -SP

Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças.

Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem