ENCONTRO DE FILARMÔNICAS REÚNE 500 MÚSICOS EM BELMONTE



A cidade de Belmonte, localizada no litoral sul da Bahia, e conhecida como a terra do cacau, recebe neste domingo, 17 de novembro, o 6º Encontro de Filarmônicas, um dos maiores eventos musicais da Costa do Descobrimento. O evento, que acontece às 16h, na Praça da Bandeira, reúne 500 músicos em nove bandas de três estados brasileiros: Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo o secretário de Turismo e Cultura de Belmonte, Herculano Assis, a última edição do encontro reuniu 1, 5 mil pessoas na cidade e a expectativa para este ano é ultrapassar este número. “O evento oferece diversas atividades, como oficinas, palestras, e apresentações culturais, além de músicas erudita, popular e poesias. Tem atrações para todos os gostos, além de um pôr do sol de tirar o fôlego, pois o palco é montado ao lado da margem do Rio Jequitinhonha”, ressalta.

Sobre a cidade

O Encontro de Filarmônicas, que acontece há cinco anos em Belmonte, é apenas um dos atrativos para conhecer a região. Além das praias e do povo acolhedor, o município possuiu uma herança cultural e histórica única, principalmente pelas memórias deixadas pelas fazendas de cultivo do cacau, que datam do século 18, época em que a cidade era conhecida como a terra desse fruto.

“Belmonte conserva um dos patrimônios históricos mais importantes da Bahia, com a preservação de referências que contam histórias e dizem muito do povo local. A cidade respira cultura, arte, regionalismo e tem grande potencial turístico”, destaca Herculano.

Além disso, a região também conta com o Museu das Cadeiras Brasileiras - MUCA, um projeto do designer Zanine de Zanine e do Daniel Katz. O espaço abriga um acervo completo de cadeiras, assinado por renomados designers brasileiros, como Irmãos Campana, Aida Boal, Joaquim Tenreiro, Carol Gay, Claudia Moreira Salles, Domingos Totora, Estevão Toledo, Etel Carmona, Fernando Mendes e Flávio Franco.  É o único espaço cultural no país destinado apenas a esse tipo de móvel. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem