sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

HORA DE LAVAR AS ROUPAS: COMO SEPARAR CORRETAMENTE AS PEÇAS?



Uma roupa 100% limpa não está apenas relacionada ao processo na máquina de lavar, mas também em como é separada antes da lavagem. Dessa forma, não se corre o risco da peça de roupa ficar manchada ou suja, além de ajudar a prolongar a vida útil do tecido.
Quem tem o costume de lavar a própria roupa, como é o caso dos clientes self-service da lavanderia express, Prima Clean, precisa estar atento a separação correta das peças, antes mesmo da lavagem e, principalmente, estar atento às legendas básicas de cada etiqueta. “Esses dois passos são muito importantes, e sempre reforçamos aos clientes na lavanderia, pois são etapas rápidas e que garantem a limpeza das peças, caso contrário pode gerar manchas e comprometer a higienização”, comenta Ricardo Monteiro, gerente operacional da Prima Clean.
Monteiro dá cinco dicas de como separar algumas peças de roupas antes de lavar:
Brancas só com brancas: É a regra básica. Essas peças não podem ser lavadas com roupas coloridas, pois a mistura pode ocasionar em leves manchas ou até mesmo em uma transferência de cor, alterando o tom branco para um rosado, por exemplo.
Coloridas e escuras: De maneira geral, as roupas podem ser classificadas na ordem de primeiro as roupas brancas, depois tons de bege e pasteis, seguindo pelas cores médias e por fim, as cores escuras. As peças coloridas, dentro das cores médias, podem ser lavadas juntas, desde que o tipo de tecido seja semelhante. Repare na tonalidade das cores, pois, nesse caso, há roupas de cores mais firmes que podem acabar desbotando na lavagem e, por isso, devem ser lavadas separadas das roupas coloridas que não desbotam.  Se notar que a roupa tem uma cor forte, faça um teste antes, molhe uma parte da roupa e veja se sai um pouco do tom. Se sim, lave separado.

Na hora da lavagem, cuidado com as roupas nas cores laranja, vermelho, pink e verde limão, pois durante o processo de limpeza, pode migrar a cor para outra roupa, recomenda-se que a limpeza destas peças seja feita individualmente.
Jeans: Assim como as brancas, as roupas jeans só podem ser lavadas com roupas jeans. Dessa forma, a vivacidade da cor não se perde, não fica fosca e também não corre o risco de manchar outra peça.
Roupas íntimas: Essas peças requerem um cuidado especial por apresentar sujidades de origem orgânica. É preferível realizar a lavagem somente com carga de roupas íntimas. Além disso, fique sempre atento às etiquetas, muitas vezes o fabricante sugere algum cuidado específico devido ao tipo de tecido, cor ou modelo. De toda forma, é sempre recomendável lavar essas peças dentro de um saco protetor de roupas.
Peças transmissoras de fibras (fiapos soltos): Itens como toalhas de banho, rosto, fraldas e até panos de pratos, por transferirem ‘fiapos’, devem ser lavados apenas com artigos da mesma categoria. Principalmente longe de peças íntimas ou de banho, como biquínis, por exemplo.
Atente-se também às cores, não é aconselhável lavar toalhas de banho escuras com outras de cores claras, pois os fiapos podem alojar entre as fibras, não podendo ser removidos e, dessa forma, estragando as peças.
Na lavanderia, os profissionais podem realizar esta separação e adequação de produtos às roupas específicas. “Nossos clientes estão acostumados com este processo, e nós orientamos logo na primeira lavagem com o serviço self-service e express. Mas quando cliente não tem tempo para realizar esta tarefa de lavar as roupas, as atendentes auxiliam e fazem todo processo completo para eles”, completa Monteiro
Imagem: Reprodução/divulgação - https://www.facebook.com/primacleanvv/

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário