terça-feira, 28 de janeiro de 2020

RENAN DAL ZOTTO, UM DOS MAIORES NOMES DO VÔLEI BRASILEIRO, ABORDA EM LIVRO OS PRINCÍPIOS ESSENCIAIS PARA A ALTA PERFORMANCE


Quando alguém fala da “Geração de Prata” do vôlei brasileiro, que ganhou uma medalha inédita para o país nos Jogos Olímpicos de 1984 e ajudou a transformar esse esporte em mania nacional, um dos primeiros nomes que vêm à mente é Renan Dal Zotto. Ainda garoto, incentivado pelo técnico Batista, que viu nele um grande talento, Renan se apaixonou pela modalidade nas quadras de sua escola em Porto Alegre, nos anos 1970, e essa paixão o acompanharia a partir daí em todos os jogos e competições, garantindo a ele uma série de títulos e prêmios. No livro Ninguém é campeão por acaso – Os 6 princípios inegociáveis para o alto rendimento (Benvirá | 176 pp. | R$ 34,90), Renan mostra tudo o que aprendeu em sua longa trajetória no vôlei, sempre em uma busca contínua pela excelência.

Tantos anos de dedicação ao esporte – seja como jogador, técnico ou gestor esportivo – o fizeram perceber que, para aumentar as chances de atingir uma alta performance em qualquer campo de atuação, é essencial seguir seis princípios, que sempre estiveram presentes em sua vida:

1. Paixão, porque o amor à profissão interfere diretamente no desempenho;

2. Treinamento, porque ninguém consegue a vitória sem “ralar”;

3. Renúncia, pois, para entrar de cabeça em algo, sempre temos que abrir mão de outras coisas;

4. Ousadia, que é a marca dos grandes campeões;

5. Resiliência, porque sempre vamos enfrentar problemas e precisamos saber como tirar lições dos fracassos;

6. Planejamento, pois, sem um plano de ação claro, os objetivos podem ir por água abaixo.

Mesclando momentos inesquecíveis de sua carreira (como a criação do saque viagem) com dramas pessoais que mudaram sua vida (como a doença do filho) – além de trazer depoimentos de antigos colegas, como Bernardinho e Bernard –, Ninguém é campeão por acaso apresenta pilares que podem ser seguidos por qualquer empresa ou líder focados em um desempenho excepcional da equipe. As lições de Renan servirão de inspiração para todos aqueles que buscam a vitória, mas que reconhecem que aprender com as derrotas é fundamental.

“[Renan é um] líder nato. Ele é muito habilidoso, organizado, estudioso, meticuloso. E extremamente inquieto, buscando sempre novas ideias, novos desafios, testando conhecimentos para colocar em prática, seja como dirigente, seja como treinador. Tudo isso fez dele um treinador vitorioso. Mas não pense que ele está satisfeito. Nunca está. E este livro é um pouco sobre tudo isso, sobre como um profissional que conquistou tantas coisas tem a exata consciência de que é preciso aprender sempre e evoluir todos os dias. E arriscar. Renan não tem medo de desafios, não tem medo de apostar em jogadores jovens, em novos conceitos e ideias”, diz Radamés Lattari, CEO da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

SOBRE

AUTOR

Renan Dal Zotto nasceu em 1960 em São Leopoldo (RS). Aos 11 anos, já morando em Porto Alegre, começou a jogar vôlei na escola e na Sogipa, tradicional clube da cidade. Em 1977, disputou pela primeira vez uma competição adulta: a Copa do Mundo, no Japão. Nos dez anos seguintes, Renan se tornaria um dos grandes destaques da seleção brasileira, cujo auge veio em 1984, com a medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles. Ganhador do prêmio de jogador mais espetacular do mundo na Copa do Mundo de 1985 e membro do Hall da Fama do Voleibol, Renan é ainda o criador do saque viagem, que revolucionou a modalidade. Foi gestor esportivo na Unisul, diretor de marketing no Figueirense, na Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e na Cimed e diretor técnico das seleções pela CBV. Palestrante em empresas em todo o país, em 2017 tornou-se técnico da seleção masculina de voleibol e em 2018 ganhou o prêmio de melhor técnico de esportes coletivos pelo Comitê Olímpico do Brasil.

Renan vive em Florianópolis com a esposa, Annalisa, e os filhos, Gianluca e Enzo. www.renandalzotto.com.br

BENVIRÁ

A Benvirá promove cultura e entretenimento a diversos públicos por meio de obras de ficção e não ficção. Na linha de ficção, os destaques são os romances e contos escritos por influenciadores digitais (como Mica Rocha e Fred Elboni) e os livros que deram origem a séries de TV, filmes e games – além de infantojuvenis, como a série Terra de Histórias, de Chris Colfer. Já a linha de não ficção é conhecida pelas biografias (principalmente as ligadas ao universo da música), por livros de desenvolvimento pessoal (tendo Augusto Cury como principal autor) e por títulos voltados a gestão, carreira, finanças pessoais e inovação (trazendo autores-referência como Shawn Achor e Samy Dana).

SERVIÇO

Ninguém é campeão por acaso – Os 6 princípios inegociáveis para o alto rendimento

Benvirá, 176 páginas

Preço sugerido: R$ 34,90

Para mais informações: www.benvira.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário