A demanda por sistemas integrados de gestão
empresarial cada vez mais especializados cresce a um ritmo acelerado. Os
chamados ERPs (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da
Empresa) são fundamentais para que empresas tenham um efetivo e automatizado
controle sobre suas atividades diárias, do administrativo ao operacional.
Mas, como criar uma solução que realmente seja um
diferencial no mercado e agregue um valor real às empresas que a utilizem? Foi
esse desafio que levou a ACOM Sistemas à inovação e ao crescimento. Em 2020, a
empresa curitibana pretende chegar aos R$9 milhões em faturamento, está
contratando e encontra-se em fase de expansão para São Paulo e Rio de Janeiro,
com aporte de R$2 milhões para esta ação.
Atendendo todos os ramos de atividades, a ACOM
destaca-se no setor industrial, distribuição, varejo e Food Service, mercado
este que atingiu grande importância no negócio e é um dos focos da empresa
neste ano.
O início
A ACOM Sistemas surgiu em 2003, fruto de uma cisão
onde a empresa geradora tinha duas linhas de produtos desenvolvidas: uma para o
segmento de escritório de contabilidade e outra para o segmento de gestão
corporativa, o ERP.
O objetivo era desenvolver o ERP e manter os
usuários já ativos do sistema inicial. Esse era o ponto de partida do EVEREST
Gestão Empresarial, o EPR da ACOM Sistemas que se tornaria um sucesso nos anos
seguintes.
Carlos Drechmer, CEO da ACOM Sistemas, lembra que a
empresa tinha 32 clientes em seu início, mas que rapidamente chegaram aos 100
clientes. Hoje, são mais de 300 clientes ativos.
“De uma forma geral, os mercados consumidores dos
serviços de TI têm crescido num ritmo bem forte, porém alguns setores da
economia estão passando por um longo período de crise. Para estes setores, os
investimentos em TI têm sido muito modestos” indica Carlos.
Era preciso uma guinada no foco da ACOM Sistemas
para que o crescimento continuasse em escalada.
Fome de crescer
No início, a ACOM Sistemas, a exemplo da maioria
das produtoras de ERP, atendia à todos os mercados, com pouca especialização ou
foco nichado.
Devido à concorrência e necessidade em se destacar
no mercado, a empresa buscou uma guinada no foco de seu produto. Desde 2015, o
trabalho foi voltado ao desenvolvimento de competências e produtos para alguns
segmentos de mercado mais específicos.
“Assim podemos entregar para nossos clientes mais
do que um software, podemos entregar uma solução totalmente aderente ao negócio
dele, traduzindo em real valor para a operação desse cliente”, afirma Carlos.
Com esta estratégia, a unidade de São Paulo da ACOM
especializou-se no segmento de Food Service (cadeias de restaurantes), onde foi
possível observar um crescimento muito grande na conquista de novos clientes.
“Esse é um mercado que se manteve sólido mesmo em tempos de crise”, ressalta
Carlos.
O EVEREST Gestão Empresarial ganhou uma versão
específica para o nicho de Food Service. Dentre os grandes diferenciais, já
integrados na versão 3.0, está o Monitor de Compras. Diariamente, é gerada ao
comprador uma necessidade de compras baseada no consumo médio e nas requisições
das lojas.
A necessidade dessa compra leva em consideração
diversos fatores para gerar as quantidades a comprar: estoques mínimo e máximo,
prazo de entrega, giro médio, programação de vendas, estoque em trânsito e
compras já efetuadas. Dessa forma, as compras são otimizadas, permitindo que os
estoques se mantenham com o mínimo necessário.
Expectativas para 2020
Carlos vê o ano de 2019 como um ano de
consolidação. Uma nova versão do EVEREST foi entregue ao mercado e os clientes
antigos estão migrando para essa versão, assim como a implantação em clientes
novos tem ocorrido com grande sucesso.
"A versão 3.0 do EVEREST está mudando
realmente a forma das empresas gerirem os seus negócios, e este fator, aliado a
tantos outros, tem nos dados grande visibilidade em alguns segmentos”, explica
Carlos.
Por conta deste bom resultado em 2019, novos
profissionais de diversas áreas estão sendo contratados, sendo 20 vagas em
Curitiba e São Paulo. O foco é consolidar a equipe no atendimento ao cliente e
entrega de projetos.
Está em curso para 2020 a instalação de uma unidade
no Rio de Janeiro, para suprir o crescente número de clientes lá. Também haverá
a expansão da unidade de São Paulo onde o crescimento está acontecendo com
maior velocidade.
O valor do investimento na empresa neste ano chega
a R$2 milhões, com as ações de P&D, inovação e ampliação da empresa.
“Nossa expectativa é de crescermos em 25% o
faturamento total anual, chegando aos R$9 milhões, sendo que deste montante,
40% em receita recorrente”, celebra Carlos Drechmer.
Fotos/Crédito: ACOM Sistemas – Legenda: - Eduardo
Ferreira, Diretor Comercial da ACOM Sistemas - Carlos Roberto Drechmer, CEO da
ACOM Sistemas
Fonte: Assessoria de Imprensa
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