sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

MUNDO DOS DINOSSAUROS É UMA DAS MAIORES SALAS DE REALIDADE VIRTUAL DO MUNDO


A VRMonkey, startup graduada e residente na Incubadora USP/Ipen-Cietecimplementou uma sala de realidade virtual no Museu Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo (SP), a Dinos do Brasil. Trata-se de um dos projetos que a startup desenvolve de licenciamento de conteúdo para instituições, por meio da criação destas salas especiais. O projeto conta com a experiência de um passeio pelo Brasil pré-histórico, entre 15 dinossauros que habitaram o País há 230 milhões de anos.

A exposição

Grupos de até 25 pessoas serão guiados por uma jornada no tempo e no espaço na pré-história brasileira até a Era dos Dinossauros. Os visitantes podem vislumbrar as atividades diárias dos dinossauros que viviam aqui, bem como paisagens que marcaram nosso território centenas de milhões de anos atrás. Durante a aventura, diversos aspectos geológicos, biológicos e histórico-culturais brasileiros serão abordados, em linguagem acessível, buscando o pensamento crítico, a reflexão e a discussão de ideias.

O projeto é uma exibição permanente no Museu Cultural Catavento, o mais visitado do Brasil e o maior museu interativo da América Latina, com uma média de 10.000 visitantes diários e considerado o melhor local educacional de São Paulo.

A startup

A VRMonkey iniciou suas atividades na Incubadora USP/IPEN-Cietec, em 2013, desenvolvendo aplicativos e jogos digitais, para dispositivos multiplataforma. Após receberem o primeiro investimento, além dos avanços tecnológicos, decidiram mudar o foco da startup para realidade virtual, tornando-se referência nacional neste segmento. Atualmente, a empresa está no estágio de pós-incubação residente da Incubadora. Conta com uma equipe altamente especializada e com projetos de destaque internacional, bem como com parceria de grandes empresas, como Samsung e Intel.

A tecnologia da VRMonkey

O projeto foi desenvolvido com a tecnologia dos óculos de realidade virtual Oculus Rift que usa telas e óticas de última geração projetadas especificamente para Realidade Virtual. Sua alta taxa de exibição combinada com seu eficiente sistema de rastreamento permite que você se sinta realmente no mundo dos dinossauros.

Além do custo dos headsets e do licenciamento de conteúdo, o projeto teve a consultoria científica do professor de paleontologia do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Luiz Eduardo Anelli, em conjunto com o paleoartista Rodolfo Nogueira que foi responsável pela “reconstrução” dos dinossauros.

Keila Keiko Matsumura Kayatt, cofundadora da VRMonkey e idealizadora do Dinos do Brasil, conta que começaram o projeto com o estudo das pesquisas na área de paleontologia e paleobotânica brasileira. “Cada etapa do projeto era mostrada para os pesquisadores, que ajustavam os detalhes com suas opiniões. E os cenários foram construídos com fotos de pegadas fossilizadas de dinossauros e descrições da geologia. Nosso objetivo na área da educação é aproximar as pessoas do mundo da ciência. Queremos fazer do ensino algo divertido e do qual se possa participar, e temos nos dinossauros nosso ponto de partida”, explica.

“Este projeto mostra um dos muitos benefícios que a tecnologia traz para a sociedade. Neste caso, as salas de realidade virtual da VRMonkey proporcionam aprendizado e cultura à população por um preço acessível. Para nós do Cietec, é muito gratificante ver o crescimento de nossas startups e como elas contribuem com o País”, afirma Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec.

A exposição comporta até 25 pessoas por sessão, com 30 minutos de duração e classificação etária para pessoas com mais de 9 anos de idade.

Para mais informações, acesse: http://www.dinosdobrasil.com.br/

Sobre o Cietec

O Cietec - Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, fundado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio da criação, fortalecimento e a consolidação de empresas de base tecnológica. O Cietec apoia a transformação de conhecimento em produtos e serviços para o mercado, a inserção no ecossistema de inovação, a capacitação técnica e de comercialização, contribuindo para o aumento da competitividade no Brasil.

O Cietec é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN, onde são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos, são oferecidos serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, aproximação com o investimento-anjo, capital semente e venture capital, recursos de fomento público, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.

Serviço: Exposição Dinos do Brasil

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h (a bilheteria fecha às 16h)

Local: Catavento Cultural e Educacional (Av. Mercúrio, s/nº, Parque Dom Pedro II -- Centro, SP)

Valor: R$ 10,00

Fonte/Foto-Crédito: divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Sala de realidade virtual desenvolvida pela VRMonkey para o Museu Catavento Cultural e Educacional. Crédito: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário