Quase todos os pais e educadores já passaram por situações difíceis ao lidar
com as crianças, seja em momentos nos quais elas se recusam a conversar,
apresentam um descontrole emocional ao serem contrariadas ou então demonstram
muita reatividade. Com base na ciência e abordando
conceitos da educação, o maior especialista em comportamento infantil, Daniel J. Siegel, se uniu à
parceira Tina Payne para mostrar como ajudar as
crianças a serem mais flexíveis,
dispostas a arriscar e explorar, menos
teimosas e mais resilientes
diante das adversidades, características típicas da mentalidade que eles chamam
de "cérebro que diz sim", tema abordado neste lançamento da Editora
Planeta.
De acordo com os especialistas,
o "cérebro que diz sim" emerge de diferentes circuitos no cérebro que
se ativam e provocam receptividade em vez de
reatividade, característica do "cérebro que diz não". Os cientistas
usam a expressão "sistema de engajamento social" para se
referir ao conjunto de circuitos neurais que ajudam nossa conexão com os
outros. Em razão da receptividade e da ativação
do sistema de engajamento social, é possível se sentir mais capaz
de enfrentar desafios com força, clareza e flexibilidade.
Partindo do princípio que o
cérebro das crianças é influenciado significativamente por suas experiências,
inclusive pela maneira como se comunicam e se
relacionam com seus pais, eles explicam a importância de promover a integração
no cérebro dos filhos, de modo que diferentes
regiões se tornem mais conectadas, tanto
estruturalmente quanto funcionalmente. Na obra os autores exploram os quatro fundamentos
do "cérebro que diz sim": empatia, resiliência, equilíbrio e percepção, trazendo exemplos práticos de como ajudar as
crianças a reforçarem essas capacidades, que são a base para uma
vida feliz, saudável e autêntica.
Ao final de cada capítulo do
livro, o leitor encontra duas partes concebidas para aumentar
as maneiras de colocar as ideias apresentadas em prática: uma delas é uma
tirinha em quadrinhos criada para servir como
base de discussão do tema com as crianças e a
outra, "meu cérebro que diz sim", conteúdo que tem como objetivo
levar o leitor a questionar as ideias pensando em seu próprio desenvolvimento.
Afinal, os adultos dão exemplo de como estar no mundo para as
crianças. Alinhados à ciência, mas sem deixar o quesito humano e as individualidades de lado, os autores oferecem um
ensaio comprometido em criar, com respeito e carinho, seres humanos mais abertos
ao mundo, empáticos e felizes.
SOBRE OS AUTORES
Daniel J. Siegel é professor de Psiquiatria Clínica na Faculdade de
Medicina e codiretor fundador do Centro de
Pesquisas sobre Consciência e Atenção Plena da
Universidade da Califórnia (UCLA), além de diretor-executivo do Instituto
Mindsight. Formado pela Universidade Harvard, ele é autor de vários livros,
entre eles os best sellers O cérebro da criança, Cérebro
do adolescente e Disciplina sem drama.
O Dr. Siegel ajuda pais do mundo inteiro por
meio de palestras e workshops. Para saber mais, acesse: www.drdansiegel.com
Tina Payne Bryson é
psicoterapeuta de crianças e adolescentes,
diretora no setor de Educação de Filhos do
Instituto Mindsight, palestrante e especialista
em desenvolvimento infantil. Com Daniel J. Siegel, é autora dos livros Disciplina sem drama e O cérebro da criança. Ela vive na Califórnia
com o marido e os três filhos. Para conhecer mais do seu
trabalho, acesse: www.tinabryson.com
FICHA TÉCNICA
Título: O cérebro que diz sim
Autores: Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson
Tradução: Eliana Rocha
Páginas: 208
Editora Planeta
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário